Há quem possua o paladar mais doce, sempre preferindo alimentos mais suaves. Outros, são bem ao contrário: Gostam de temperos mais apimentados, com uma leve — ou extrema — picância. Para você que é adepto ao segundo grupo, bem-vindo a este artigo!
As pimentas, desde muito tempo, são um dos temperos favoritos dos cozinheiros. Seja pelo gosto ardente ou por potencializar os ingredientes em que ela é misturada, não podemos deixar de lado o poder dessa pequenininha e poderosa ferramenta.
Veja neste texto como você pode fazer uma conserva delas, para que seus pratos fiquem ainda mais saborosos!
Como Deve Ser Feita Uma Conserva De Pimenta?
Você pode encontrar essas conservas em algum supermercado perto de você, porém, o ideal é que você faça em casa. Não se importe qual é o tipo que você possui, dá certo com todas as espécies!
Modo de Preparo:
- Primeiro, lave as pimentas. Escolha bem: Não deixe dentro do pote nenhuma que tenha alguma mancha ou odor estranho! Outro cuidado que você deve ter é não colocar as folhas ou as partes mais verdes da pimenta;
- Seque-a e, logo após isso, corte em pequenos pedaços. Se possível, tente cortá-los em tamanhos iguais;
- Depois de cortados, coloque dentro do pote que a conserva ficará. Uma boa dica é colocar em um utensílio escuro, pois desta maneira ele conservará melhor o óleo. Muitos usam os vidros de azeite, e, neste caso, é a maior recomendação!
- Use um azeite extra virgem para cobrir completamente todas as pimentas que estão dentro do vidro.
- Na conserva de pimenta, apenas o azeite já é suficiente! Mas, você pode colocar alguns temperos, caso desejar;
- Para finalizar, feche o vidro e deixe de 4 a 5 meses. Quanto maior o tempo, melhor será o gosto!
Agora que você já aprendeu a fazer a conserva de pimentas, vejam quais são os benefícios para sua saúde com a ingestão regular deste ingrediente!
Propriedades da Pimenta
Cada uma possui, aproximadamente:
- Calorias – 40
- Proteína – 2 g
- Carboidratos totais – 8,8 g
- Açúcar – 5,3 g
- Fibra Dietética – 1,5 g
- Gordura – 0,4 g
- Saturado – 0,04 g
- monoinsaturado – 0,02 g
- Polinsaturados – 0,24g
- Omega-3 – 0,01 g
- Niacina – 1,244 mg
- Ácido pantotênico – 0,201 mg
- Piridoxina – 0,506 mg
- Riboflavina – 0,086 mg
- Tiamina – 0,72 mg
- Vitamina A – 952 mg
- Vitamina C – 143,7 mg
- Vitamina E – 0,69 mg
- Vitamina K- 14 mcg
- Potássio – 322 mg
- Cálcio – 14 mg
- Cobre – 0,129 mg
- Ferro- 1,03 mg
- Magnésio- 23 mg
- Manganês – 0,187 mg
- Fósforo – 43 mg
- Selênio – 0,5 mcg
- Zinco – 0,26 mg
Melhora O Funcionamento Cognitivo
Você precisa de quantidades adequadas de oxigênio e ferro para alcançar e manter um bom desempenho cognitivo. Apimentar suas refeições com pimenta todos os dias pode diminuir sua chance de obter distúrbios cognitivos, como demência e doença de Alzheimer, quando você atingir a idade avançada.
Contribui Para a Formação De Glóbulos Vermelhos
Anemia e fadiga são causadas por deficiência de ferro. As pimentas contêm cobre e ferro. Estes minerais são vitais para a formação de novas células sanguíneas.
Pimenta também é rica em ácido fólico. O ácido fólico ajuda na produção de glóbulos vermelhos e combate a anemia. Ele também desempenha um papel vital na rápida divisão celular e crescimento na gravidez.
As mulheres grávidas nunca devem sofrer de deficiência de ácido fólico; caso contrário, pode levar a certos defeitos congênitos em recém-nascidos.
Reduz a Pressão Arterial E Previne Doenças Cardiovasculares
Pimentas contêm potássio. O potássio é um mineral que desempenha diferentes funções no organismo.
Uma ingestão adequada de potássio combinada com folato pode reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas. O potássio relaxa os vasos sanguíneos; criando assim fluxo sanguíneo ideal.
As pimentas também são uma excelente fonte de riboflavina e niacina. A niacina aumenta os níveis de colesterol bom de uma pessoa, reduzindo também o risco de doenças cardiovasculares.
A deficiência de niacina só pode levar a uma doença chamada Pelagra. Pelagra é caracterizada por insônia, demência e diarreia. Apimentar suas refeições com pimenta é o primeiro passo que você pode tomar na prevenção da aterosclerose.
Atua Como Alívio Natural Da Dor
A capsaicina tópica é usada para aliviar a dor causada por osteoartrite e neuropatia diabética. Funcionam por dessensibilizar os receptores sensoriais e também possui efeitos anti-inflamatórios.
Apimentar suas refeições com pimenta é um excelente primeiro passo na prevenção da aterosclerose.
Limpa a Congestão Nasal
A capsaicina, presente na pimenta, não só alivia a dor, mas também alivia o congestionamento. Seu calor ardente estimula as secreções que ajudam a limpar o muco do nariz entupido. A capsaicina possui propriedades antibacterianas que combatem as infecções sinusais crônicas, graças à sua capacidade de induzir vasoconstrição nos vasos sanguíneos da cavidade nasal.
Alivia Doenças Intestinais E Distúrbios
Elas são frequentemente utilizadas como conservantes de alimentos por causa de suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. A capsaicina pode matar bactérias como o H. pylori e curar doenças intestinais inflamatórias.
Aumenta a Imunidade
A cor vermelha brilhante da pimenta indica seu alto teor de pró-vitamina A ou beta-caroteno. Você pode atingir cerca de 6% do valor diário recomendado de vitamina C, com apenas duas colheres de chá de pimenta vermelha. A vitamina A é vital para manter um trato respiratório saudável, trato intestinal e trato urinário.
A vitamina A também é conhecida como a vitamina anti-infecção e serve como a primeira linha de defesa contra infecções.
Mantém os Olhos Saudáveis
Precisamos de vitamina A para manter nossos olhos saudáveis o tempo todo. Incluindo as pimentas em nossa dieta regular, aproximadamente uma colher de sopa por dia, pode definitivamente melhorar sua visão. Também previne a cegueira noturna, assim como a degeneração macular.
Inibe o Câncer
A Associação Americana para Pesquisa do Câncer afirmou que a capsaicina tem o poder de matar leucemia e células cancerígenas. Assim como a cúrcuma, uma especiaria usada para fazer caril, os pimentões podem inibir o crescimento de tumores e o câncer.
O Medical News Today citou que a capsaicina pode realmente ter a capacidade de parar o câncer de mama. No entanto, mais estudos ainda são necessários e ainda não são declarados como um meio para tratar completamente o câncer.