Conhecido como “a rainha” das frutas dos países tropicais, o Mangostão possui um sabor e aparência exclusivo. Seus nomes podem variar entre mangostin, mangustão e mangosteen.
Desde o século 18, o mangostão traz benefícios a saúde e é principalmente usado como uma fruta medicinal em vários países da Ásia. Com incontáveis nutrientes, benefícios e usos, o mangostão é essencial para o nosso bem-estar, desenvolvimento e também crescimento.
Só para fazer um pequeno resumo de todos os benefícios do mangostão, segue alguns dos principais usos do mangostão:
- Auxilia na redução do risco de câncer
- Auxilia com inflamações
- Auxilia com alergias
- Previne diabetes
- Propriedades antioxidantes, antibacteriana e antifúngica
Além disso tudo, ele ainda é usado para auxiliar no cuidado com a pele, controlar o peso corporal e aliviar sintomas como disenteria ou diarreia.
Agora, iremos aprender como se faz chá da casca do mangostão, como utilizar ele e extrair os melhores benefícios, e também quais os tipos de receitas que podemos fazer com ele.
Características Gerais
O nome científico do mangostão é Garcinia mangostana, uma árvore encontrada com abundância em locais tropicas, como em partes da Ásia e em alguns locais na África. O mangostão possui 3 partes, são elas:
Casca púrpura
Polpa branca e comestível (dividida igual as laranjas)
Sementes no interior
A casca é muito dura, mas geralmente a abertura dela é feita de forma fácil. Com sementes muito amargas, e que não podem ser ingeridas, a polpa tem um cheiro muito suave, e o seu sabor é doce.
Com alto valor nutricional, o mangostão possui baixo valor calórico, sendo de aproximadamente 63 calorias por 100 gramas, além de ser rica em carboidratos e fibras, bem como com alto nível da vitamina C.
Quando fresca, o mangostão também possui vitaminas do complexo B, como, por exemplo, niacina, tiamina e folato. Atuando como cofatores de enzimas, essas vitaminas irão auxiliar a metabolizar de forma mais eficiente os carboidratos, as gorduras e as proteínas. Na fruta é encontrado também alguns minerais, como o magnésio, manganês e o cobre.
Benefícios do Mangostão
Com muitos benefícios para a saúde, fica até difícil de citar todos. Porém, aqui está 5 motivos para você incluir o mangostão na sua alimentação diária.
- Auxilia na prevenção do câncer: com diversas pesquisas sobre a fruta foi constatado que ela auxilia na prevenção do câncer, ou até mesmo servindo como medicamento auxiliar já na doença. A fruta possui uma substância chamada xantona, e com a ação anti-inflamatória e antibacteriana dela o crescimento de células com câncer são inibidos.
- Controle da pressão arterial: Os minerais encontrados na fruta irão atuar como controlador da frequência cardíaca, e junto com o potássio, irá oferecer uma proteção contra derrames e um controle mais eficiente da pressão sanguínea.
- Pele mais saudável: com sua ação antifúngica, antibacteriana e antioxidante, o mangostão irá contribuir para minimizar os efeitos do envelhecimento da sua pele, contribuindo também na prevenção de inflamações, infecções ou alergias que podem ser provocadas por diversas bactérias.
- Alivia os problemas estomacais: quando ingerimos a casca ou o pericarpo do mangostim, os distúrbios estomacais, como por exemplo, diarreia ou disenteria, são aliviados. E, quanto as doenças mais sérias, também oferece uma proteção.
- Diabetes e problemas no coração: para quem sofre de diabetes, o mangostão é uma fruta ideal, pois ela controla o nível de açúcar no sangue. Além disso, alguns estudos também encontraram na fruta ações como proteção da saúde do coração, com os riscos de infartos podendo ser reduzidos e também de AVC. O colesterol é outro atingido pela fruta, pois é reduzido.
Como Plantar Mangostão
Na hora de procurar um lugar para plantar o mangostão, deve-se dar preferência entre plantas maiores que possam servir como sombra durante o início do desenvolvimento do mangostão, um bom exemplo é a bananeira. O espaço entre uma planta e a outra deve ser de mais ou menos 11 até 12 metros, e o solo deve ser preparado matéria orgânica e preferencialmente 30 dias antes de fazer a plantação.
Quanto ao clima, o mangostão se adapta muito bem em regiões úmidas ou quentes. No entanto, as regiões mais apropriadas são onde a chuva é distribuída de forma integral durante o ano. Se não há umidade no local disponível, o recomendado é manter o solo irrigado, para reter a umidade em casos extremos, cascas de coco ou palha são os principais utilizados.
O mangostão vai começar a sua frutificação após 10 anos, e quando isso finalmente acontece, a sua safra é gigantesca, podendo proporcionar em alguns casos cerca de 1500 frutas.
Como Fazer Chá da Casca do Mangostão
Na hora do consumo do mangostão, são necessários alguns cuidados. O pericarpo do mangostão possui cerca de 0,5 até 1,0 de espessura, e o mesmo deve ser cortado de forma transversal, e os gomos internos, você poderá usar um palito ou um garfo para retirar. Na hora do corte, o cuidado deve ser dobrado, pois a resina que fica na casca, com um sabor adstringente e forte, não entre ou caia na polpa, para não estragar o sabor.
O mangostão possui uma casca rica na substancia chamada xantona, e a casca corresponde à pelo menos 70% do peso total do fruto. Por possuir diversas substancias benéficas ao corpo, o mangostão é utilizado de diversas maneiras de forma integral, ou seja, sua casca, polpa e sementes são todos triturados.
Para fazer o chá é bem simples, você irá precisar da casca e de água. Primeiro retire a casca do fruto, espere ela secar. Enquanto isso, você pode ir preparando a água, deixando-a ferver. Quando a casca estiver totalmente seca, coloque-a na água, após alguns minutos o seu chá estará pronto, e você pode adoçar da maneira que preferir.
O chá da casca do mangostão vai proporcionar diversos benefícios, pois todos os nutrientes e substâncias que falamos aqui, estará concentrado e a forma de consumir é uma das mais gostosas.
Agora que você já sabe todos os benefícios do mangostão, não perca tempo e corra já para comprar a fruta e comece a se beneficiar dela. E caso você faça o chá, conte para a gente nos comentários como foi a experiência.
Queria saber por quanto tempo tem que deixar secar a casca do mangostão pra fazer o chá??