O gengibre é uma raiz que se arrasta e se espalha no subsolo nas articulações tuberosas. A parte subterrânea do caule, conhecida como rizoma, é a parte mais comumente usada como tempero e é frequentemente chamada de raiz de gengibre.
O gengibre tem sido usado na Ayurveda e na medicina homeopática e tradicional há muito tempo. Seus poderes de cura foram adotados por muitas culturas. Esta raiz medicinal possui um poderoso efeito nutricional e é carregada com minerais, incluindo potássio, manganês, cobre e magnésio. Os benefícios da água de gengibre são abundantes.
Quando se trata de perda de peso, um erro que as pessoas sempre cometem é desconsiderar o consumo de suas calorias líquidas. Você pode ter diminuído as batatas fritas e os biscoitos de engorda para economizar calorias extras, mas se você estiver bebendo compulsivamente refrigerantes e sucos açucarados durante toda essa jornada de perda de peso – talvez precise esperar mais um pouco para ver os resultados.
Se você está em uma dieta de emagrecimento, deve suplementar sua dieta com água e líquidos saudáveis, como água de coco, nimbu pani, chá, café e sopas claras.
Gengibre Facilita a Digestão e Promove Perda de Peso
É um fato bem conhecido que a digestão e a perda de peso estão intimamente interligadas. A má digestão pode levar ao ganho de peso, pois não somos capazes de absorver e assimilar adequadamente nossos nutrientes; além disso, também pode não ser capaz de eliminar eficientemente os resíduos do nosso corpo. Isso pode levar à desaceleração da taxa metabólica. Consumir água de gengibre de manhã pode fazer maravilhas para o seu metabolismo e digestão.
Beber um copo de água de gengibre todos os dias pode ajudar a fortalecer seu sistema digestivo e evitar indigestão, náusea e azia . Uma colher de chá de suco de menta , suco de limão e uma colher de sopa de mel misturada com água de gengibre podem aliviar os enjoos matinais durante a gravidez.
Altos níveis de açúcar no sangue podem induzir a fome e levar a excessos. A água de gengibre regula os níveis de açúcar no sangue e, posteriormente, controla o desejo de comer. Melhora a capacidade de absorção de gordura do corpo, o que ajuda na perda de peso.
Proporciona Alivio para os Rins
O consumo de água com gengibre e limão reduz o risco de danos nos rins e ainda reduz os efeitos do diabetes . A raiz pungente é uma rica fonte de zinco que desempenha um grande papel na secreção de insulina.
O gengibre é um ingrediente obrigatório na maioria das cozinhas indianas. De cozinhar legumes a assar, o gengibre é usado de várias maneiras. É conhecida por seu sabor distinto e propriedade redutora de inflamação. Também estimula a digestão e suprime a fome.
O gengibre também tem um efeito significativo na proporção do quadril para a cintura. Gingerols no gengibre também estabilizam os níveis de açúcar no sangue.
Água de Gengibre Limpa a Pele
Devido aos antioxidantes e vitaminas presentes no gengibre, beber água de gengibre adiciona um brilho natural à sua pele. Além disso, a presença de vitamina A e C melhora a textura do seu cabelo.
Ele limpa o sangue e tem propriedades antibacterianas que ajudam no tratamento e prevenção de doenças de pele.
Água de Gengibre Evita o Envelhecimento Precoce
A doença de Alzheimer é um distúrbio neurodegenerativo progressivo que afeta o sistema nervoso central. Está provado cientificamente que o gengibre ajuda a retardar a degradação das células cerebrais. Os pesquisadores também descobriram que os antioxidantes e compostos poderosos no gengibre combatem as respostas inflamatórias que ocorrem no cérebro.
Quando você se exercita, seus músculos são colocados em funcionamento e podem se cansar. Uma maneira de ajudar a acelerar a recuperação muscular é beber um copo de água com gengibre.
Como Fazer Água com Gengibre para Emagrecer?
Água de gengibre ou chá de gengibre é feita fervendo a raiz de gengibre fresco na água, depois resfriando e coando o líquido. Suco de limão e mel são adicionados a este líquido tenso, que é então sorvido lentamente. Beber água de gengibre regularmente pode ajudar a curar problemas renais , artrite, alergias e resfriados.
A água de gengibre ajuda na digestão e ajuda no tratamento de infecções por gripes e resfriados. De fato, tomar pequenas doses regularmente pode ajudar pessoas que sofrem de asma . Suas propriedades anti-inflamatórias podem superar antibióticos fortes.
Gengibre com Limão
Se a água com gengibre é muito chata para você, você também pode fazer esta deliciosa água de desintoxicação com gengibre e limão.
Dá ao seu corpo uma partida ideal e também aumenta o metabolismo. Basta espremer meio limão em água morna (cerca de 1 copo) e adicionar 1 polegada de gengibre ralado. Beba dois copos de bebida de desintoxicação de limão e gengibre de manhã cedo por 1 a 2 meses sem falhar e fique atento aos resultados efetivos
Características do Gengibre
O gengibre é uma erva perene nativa da China e da Índia, cujo nome científico é Zingiber officinale. Além de adicionar um sabor forte e picante à comida, o gengibre também é usado em vários remédios caseiros para tratar problemas como resfriado, gripe e indigestão. O gengibre é uma parte essencial do Ayurveda desde tempos imemoriais. Gengibre, entre outras coisas, também pode ajudar a eliminar quilos extras. Especialmente se você consumir logo de manhã.
O gengibre contém muitos óleos voláteis (sesquiterpenos) e cetonas aromáticas (gingeróis). Pensa-se que o gingerol é o constituinte mais farmacologicamente ativo do gengibre. Historicamente, o gengibre tem sido usado desde o século IV, antes de Cristo, para dores de estômago, náusea e diarreia . O gengibre também tem sido usado como carminativo , estimulante do apetite e colerético . O gengibre pode simultaneamente melhorar a motilidade gástrica e exercer efeitos antiespasmódicos.
Estudos demonstraram que os efeitos antiespasmódicos do gengibre no músculo liso visceral são provavelmente atribuíveis ao antagonismo da serotoninas locais receptores. Um estudo cruzado, randomizado, duplo-cego relatou uma redução significativa de náuseas e vômitos com o uso de gengibre em mulheres com hiperêmese gravídica.
Devido ao seu perfil de segurança, o gengibre é usado regularmente na gravidez sem efeitos fetais desfavoráveis. O gengibre tem sido usado para tratar náuseas, vômitos, enjoo e vertigem..