Quando falamos de jardim na maioria dos casos, pensamos em vegetação. E sabemos que o cultivo de plantas leva tempo. Para lhe dar idéias, aqui estão 10 dicas para o paisagismo adequado da Clusia do seu jardim. Acreditamos que essas dicas serão de grande ajuda para você cultivar a sua Clusia. No entanto, caso você precise de ajuda adicional, sugerimos que entre em contato com um especialista, para que ele possa atender melhor às suas preocupações.
Dica 1: Análise do Solo
Antes de pensar em jardinar o seu jardim, é aconselhável fazer uma análise do seu solo, para determinar suas especificidades e características. Isso ajudará você a saber quais tipos de vegetação você pode adotar e, por equivalência, que tipo de plantas você precisará cultivar. A aparência de Clusia é uma reminiscência da borracha (Ficus elastica) que tem sido amplamente utilizada em interiores desde a década de 1960. Mas suas folhas são largas e arredondadas no final e mais afiladas em direção ao pecíolo , o que faz uma grande diferença na forma das folhas.
Dica 2: Desenhe um Plano
Depois de determinar a qualidade do seu solo, você pode planejar. Desenhe um plano do seu jardim. É graças a este que você saberá como organizar seu trabalho. Além disso, ele ajudará você a aproveitar ao máximo o seu jardim, para que você não perca nenhum centímetro. Você deve ter em mente que um jardim não pode ser improvisado. É essencial estudar todas as possibilidades para obter o melhor potencial. Naturalmente, a planta se torna um grande arbusto ou uma árvore de 20 a 30 m de altura. Mas muitas vezes começa empurrando a epífita, ou seja, para germinar na cavidade dos galhos de outra árvore, então suas raízes descem para o chão e, por fim, enraízam e produzem um broto que começa no chão.
Cultivado em vaso para o prazer de nosso interior, o clusier (Clusia) desenvolve-se de 1,50 a 2 m de altura , às vezes mais quando cresce em estufa. Suas hastes são delgadas e múltiplas, bem alinhadas com folhas da base. Essas hastes acabam por formar pequenos troncos que são despidos conforme o crescimento do arbusto. Esse crescimento é bastante lento nas condições de cultivo oferecidas aos vasos de plantas.
Dica 3: Faça Escolhas das Plantas
A escolha das plantas em seu jardim será condicionada pelo estudo preliminar que você fez em seu solo. Será então de acordo com a estação do ano fazer uma lista de plantas compatíveis com o seu tipo de solo. Escolha dentre eles aqueles que combinam com você e comece a jardinagem. Com sua folhagem ampla, brilhante e coriácea, o arbusto oferece um porto bastante majestoso, é ideal na sala de estar quando você deseja uma atmosfera exótica ou compõe um jardim interno com várias plantas verdes. Como se trata de ambientes tropicais quentes e úmidos, precisa de uma atmosfera úmida durante todo o ano, com uma temperatura nunca abaixo de 15 ° C.
O aglomerado (Clusia) produz belas flores em seu habitat natural. Nos nossos interiores, também pode florescer quando as condições de cultivo se adaptam bem. Essas flores, rosa ou amarelas, dão cápsulas contendo sementes que podem ser colhidas e semeadas na esperança de germiná-las. Mas, na maioria dos casos, nossas casas e apartamentos não fornecem umidade do ar suficiente para que essas plantas floresçam . O cultivo em estufa é mais adequado.
Dica 4: Pense em Fazer Corredores
Os caminhos são importantes para um belo jardim. Isso ajudará você a traçar o caminho para atravessar o seu jardim sem danificar necessariamente suas plantas. O vaso será colocado em um local muito iluminado, mas sem sol direto, porque o aglomerado prefere crescer em uma exposição semi-sombreada ou sob um sol fraco.
Nota: Esse tipo de arbusto interno ainda deve ter um bom brilho, mesmo que as indicações de crescimento geralmente indiquem “sombra parcial”. Como uma sala interna já corresponde à semi-sombra, um canto escuro ou uma sala ao norte e ao térreo dará as condições da sombra.
Dica 5: Água
Muitas vezes usado em jardins japoneses, um ponto de água, traz ao seu jardim um toque de relaxamento. Para o layout, recomendamos que você pense em uma base de PVC, cor escura. Para decorá-lo, prefira plantas pequenas e, por que não, esculturas de pedra.
O clusier gosta de calor, não suporta temperaturas abaixo de 15 ° C. Mas não o coloque perto do radiador , pois ele também precisa de muita umidade, e o ar está sempre muito seco ao redor do radiador. A companhia de outras plantas verdes e arbustos será um bom ambiente, o que manterá uma atmosfera úmida um pouco mais do que o resto da sala.
O clusier (Clusia) não gosta de ser perturbado e seu crescimento é relativamente lento. Como resultado, o envasamento ocorre a cada 3 anos.
Escolha um vaso de tamanho suficiente em relação à altura do arbusto: pelo menos 30 cm para uma planta com 80 cm de altura . Esta precaução permite dar espaço às raízes, uma quantidade suficiente de solo e estabilizar a planta que desenvolve uma folhagem bastante volumosa.
Dica 6: Terraço
Instalar um terraço no seu jardim sempre trará um toque nobre e decorativo. Existem vários tipos de materiais, e cada um tem uma característica específica. Por exemplo, um deck de madeira dá um tom quente e nobre ao seu jardim. Atenção: toda a planta Clusia é tóxica, a seiva pode irritar a pele, flores, sementes ou folhas ingeridas causam vômito. Não deixe que as crianças pequenas toquem, por exemplo, retire as folhas do fundo para que as crianças não sejam tentadas. Plante em um bom solo de envasamento para o qual você adiciona um pouco de areia grossa ou vermiculita (15 a 20%) para garantir uma melhor drenagem.
Dica 7: Acessórios
Para embelezar o seu jardim, pense em acessórios coloridos. Cadeiras em musgo rosa, vasos de flores brancas, cuidem de fazer um arranjo criterioso das cores do seu jardim, nós garantimos, este será ainda mais bonito. As estacas são bastante difíceis de serem bem-sucedidas , como em muitos arbustos dos trópicos, porque as condições de calor e umidade que podemos oferecer estão muito distantes daquelas que têm em seu ambiente doméstico. Se você tomar estacas no final do verão, elas deverão ser espremidas (para manter a umidade máxima) em um calor de fundo em uma estufa. Aqueles que gostam de estufa com o equipamento necessário podem tentar.
Dica 8: Pense nas Cercas
A idéia de cercas é uma idéia brilhante. Não se trata de fazer uma partição que o sufoque e o interrompa, pelo contrário. A idéia da cerca é principalmente decorativa. Este pode ter várias funções: para delimitar seu jardim ou seus contornos, o design retorna totalmente para você. Se a planta for capaz de florescer e formar sementes, também poderá ser colhida para semeadura no final do verão em baldes individuais colocados em uma sala a 22°C.
Dica 9: Pense No Seu Jardim e Na Sua Flor
Geralmente, o gramado é o destaque do seu jardim. Recomenda-se, então, fornecer um layout bem adaptado para que possa dar um resultado geral interessante a toda a sua estrutura. Regue regularmente com água não calcária, de maio a outubro, aproximadamente duas vezes por semana. O monte não deve secar, mas a água também não deve estagnar no pires. Muita umidade danifica a planta tanto quanto um substrato muito seco. Molhe separando a quantidade de água em duas doses em intervalos de 5 minutos, para que o substrato tenha tempo para inflar e reter água suficiente. Na baixa temporada e no inverno, diminua a frequência de rega uma vez por semana, se a temperatura não subir acima de 22 ° C em casa.
Dica 10: Uma Pérgola
Coloque uma pérgola no fundo do seu jardim sempre traz uma conotação naturalmente quente. Geralmente é vestido com um conjunto de lianas e flores dá um ar de romance. Ter uma pérgola no fundo do seu jardim trará um toque estético, muito incomum. Verifique se a planta recebe a rega e a luz de que precisa. O cuidado regular ajuda a manter uma planta saudável que não será atacada por pragas, porque é primariamente plantas enfraquecidas por más condições de crescimento que são presas de parasitas.
Pulverize a folhagem todos os dias em clima quente, a cada 3 dias no inverno, quando o aquecedor estiver ligado. Limpe as folhas com uma esponja ou pano úmido todos os meses para remover a poeira e permitir a respiração adequada do tecido vegetal. Realize esta limpeza com cuidado, para não puxar as folhas ou danificá-las.