A babosa é uma das plantas mais renomadas, tanto por seu alto valor nutricional quanto por suas aplicações medicinais e cosméticas. Seus extratos naturais são utilizados há séculos para melhorar a saúde do corpo e a aparência do rosto e do cabelo.
Isto é devido ao seu conteúdo abundante em água, antioxidantes e minerais essenciais que, uma vez absorvidos, diminuem os efeitos negativos dos radicais livres. Não é de surpreender que, há décadas, a babosa tenha sido utilizado pela indústria cosmética que utiliza seus compostos ativos, capazes de melhorar a ação e os efeitos dos produtos que usamos todos os dias para higiene pessoal e beleza.
No entanto, muitas pessoas preferem o consumo natural, pois somente então todas as suas propriedades podem ser exploradas ao máximo. Para atender a questão sugerida em nosso, artigo, selecionamos algumas das receitas mais comuns usadas por pessoas em todo o mundo para tornar os fios dos cabelos mais grossos e resistentes através da babosa.
Babosa Para Cabelos Mais Fortes: Adicione Óleo De Coco
A combinação das propriedades hidratantes e regeneradoras do gel de babosa com as dos ácidos graxos presentes no óleo de coco nos oferece um tratamento revitalizante para cabelos secos e danificados. Este pacote fornece antioxidantes, vitaminas e minerais, que nutrem o couro cabeludo em profundidade e removem as células mortas, promovendo o crescimento saudável do cabelo.
Ingredientes: três colheres de sopa de gel de babosa (cerca de 45 g) e duas colheres de sopa de óleo de coco (cerca de 30 g).
Preparação e método de uso: despeje o gel de babosa em um recipiente e misture com o óleo de coco até obter uma mistura homogênea. Divida o cabelo em mechas e aplique o creme obtido em todo o comprimento, começando da raiz até as pontas. Cubra com uma touca de banho e deixe por uma hora. Enxágue e lave o cabelo como de costume. Repita esta operação pelo menos duas vezes por semana.
Tratamento À Base De Babosa E Mel
Este tratamento de babosa para cabelos mais fortes também contém mel, que possui compostos antibacterianos e antifúngicos que reduzem infecções por caspa e couro cabeludo. Isso, combinado com os nutrientes do gel de babosa, ajuda a manter o cabelo macio e hidratado e a parar a perda excessiva de cabelo. É também um dos melhores envolvimentos para restaurar a vitalidade dos cabelos oleosos, pois regula a produção natural de sebo sem alterar a atividade das glândulas sebáceas.
Ingredientes: três colheres de sopa de gel de babosa (cerca de 45 g) e três colheres de sopa de mel (cerca de 75 g).
Preparação e método de uso: misture o gel de babosa com o mel e distribua-o sobre os cabelos com uma leve massagem. Aplique por todo o comprimento, deixe por vinte minutos e depois enxágue. Repita a operação duas ou três vezes por semana.
Tratamento À Base De Babosa E Suco De Limão
O tratamento desenvolvido com gel de babosa e suco de limão é um dos envoltórios mais eficazes para regular alterações no pH do couro cabeludo. Na verdade, ambos os ingredientes são capazes de eliminar fungos e bactérias, fortalecendo também as raízes do cabelo para promover um crescimento forte e saudável.
Ingredientes: três colheres de sopa de gel de babosa (cerca de 45 g) e duas colheres de sopa de suco de limão (cerca de 20 ml).
Preparação e método de uso: despeje o gel de babosa e o suco de limão em um recipiente e misture cuidadosamente até obter uma mistura homogênea. Aplique o creme obtido em todo o comprimento do cabelo, começando pelas raízes até as pontas, insistindo também no couro cabeludo. Deixe por meia hora ou quarenta minutos. Enxágue e lave o cabelo como de costume. Repita isso pelo menos duas vezes por semana.
Tratamento À Base De Babosa E Ovo
As proteínas do ovo, combinadas com as propriedades hidratantes do gel de babosa, são um excelente tratamento revitalizante para aqueles que sofrem de perda excessiva de cabelo. Através dos folículos capilares, o cabelo absorve as propriedades desse envoltório e é nutrido em profundidade. É também um tratamento capaz de regular a produção de excesso de sebo e, portanto, restaurar o brilho e a maciez naturais do cabelo.
Ingredientes: quatro colheres de sopa de gel de babosa (cerca de 45 g) e um ovo.
Preparação e método de uso: bata um ovo e misture com o gel de babosa até obter uma mistura homogênea. Aplique o creme obtido em todo o comprimento do cabelo, começando pelas raízes até as pontas, e deixe por uma hora. Enxágue como de costume e repita a operação pelo menos três vezes por semana.
Tratamento À Base De Babosa E Argila Verde
A combinação de gel de babosa com argila verde e uma gota de azeite resulta em uma máscara esfoliante, ideal para remover células mortas que se acumulam nos cabelos. Sua aplicação ajuda a melhorar a oxigenação dos folículos capilares e retarda a perda de cabelo, estimulando o crescimento. Este pacote de babosa para cabelos mais fortes também é excelente para regular a produção excessiva de sebo e impedir a formação de caspa.
Ingredientes: seis colheres de sopa de gel de babosa (cerca de 90 g), uma colher de barro verde (cerca de 10 g) e uma colher de sopa de azeite (cerca de 16 g).
Preparação e método de uso: despeje todos os ingredientes em um recipiente e misture cuidadosamente até obter uma mistura homogênea. Aplique o creme obtido em todo o comprimento do cabelo usando uma leve massagem circular e deixe por uma hora. Enxague com água em abundância e repita a operação uma vez por semana.
É Perigoso Ficar Com Babosa No Cabelo Por Muito Tempo?
Como vimos, o gel de babosa é muito útil para os cabelos e para o corpo. Você pode usá-lo como soro capilar, misturado com outros ingredientes ou puro. Você pode aplicar gel de babosa durante a noite e depois lavá-lo pela manhã. Não há nenhum efeito colateral significativo se manter o cabelo cheio de gel de babosa por um longo tempo.
Uma hora é suficiente, mas não há nada errado se o tempo exceder. Há mesmo quem sempre use babosa misturada a outros óleos e deixe por toda a noite. Alegam que isso confere ao cabelo uma textura sedosa e brilhante, dependendo da mistura que resolveu utilizar. Além dessas já sugeridas acima, podemos sugerir também uma última pra a noite toda:
Ingredientes: duas colheres de sopa de gel de babosa (cerca de 30 g), uma colher de sopa de azeite (cerca de 16 g), uma colher de sopa de óleo de amêndoa (cerca de 15 g), meia colher de sopa de óleo de mamona (cerca de 8 g)
Preparação e método de uso: misture todos os ingredientes (use mais óleo para cabelos compridos) e aplique a mistura no couro cabeludo e no cabelo com uma mensagem. Cubra sua cabeça com um pano. Lave o cabelo como de costume no dia seguinte pela manhã.
Nota importante: existem sempre contra indicações do uso de óleos e produtos semelhantes em pessoas suscetíveis ou com alergias. Consulte sempre seu dermatologista antes de fazer uso de quais quer produtos para a pele ou cabelo.