Uma grande forma de usar as plantas é para a produção de remédios, já que todos os remédios quimicamente tratados usados pelas pessoas derivam das plantas e do ambiente natural.
Assim, mesmo que você não perceba isso diariamente, a cada vez que toma uma pílula de algum remédio comprimido, por exemplo, está fazendo uso das propriedades medicinais de uma planta. Dessa forma, as plantas são muito importantes para a saúde individual de todas as pessoas.
Contudo, há aquelas pessoas que fazem uso das plantas medicinais de maneira ainda mais próxima e intensa, fazendo com que esse tipo de planta faça parte da sua vida. O fato é muito comum entre as pessoas mais idosas, que ainda têm a crença de que ter plantas medicinais por perto é sempre positivo.
Essas pessoas não poderiam estar mais corretas, já que todo jardim pode e deve ter um local direcionado para as plantas de caráter medicinal.
Conheça o Gengibre
Dessa forma, entre as plantas medicinais como o poderoso barbatimão, por exemplo, está o gengibre. Ainda que o gengibre não seja tão poderoso na luta contra doenças e problemas de saúde como o barbatimão, essa importante e popular planta é fundamental para a vida de muitas pessoas, já que os benefícios do gengibre são muitos e, ademais, o chá de gengibre apresenta um sabor bastante agradável quando comparado a diversos outros chás.
Entre esses benefícios, é possível citar como o gengibre é capaz de ajudar a perda de peso, já que o chá oferece sensação de saciedade e, portanto, faz com que a pessoa não sinta necessidade de comer a todo momento, preservando o indivíduo de comer doses maiores que o necessário.
Além disso, o gengibre acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura no corpo, sendo recomendado que a pessoa também faça atividades físicas regulares em conjunto com o consumo do chá de gengibre, aumentando as chances de perda de peso.
Ademais, o gengibre ainda é muito importante para outros fins. Entre eles está o combate aos gases intestinais, algo que pode ser um verdadeiro problema para muitas pessoas, causando dores muito fortes na região do abdômen.
Assim, para combater os gases do intestino é recomendado que o gengibre seja consumido na forma de chá, já que assim será possível acelerar o seu efeito e, dessa forma, fazer com que as propriedades ativas da planta cheguem ao corpo de maneira mais veloz.
Fora esse fator, o gengibre ainda é capaz de atuar como antioxidante, fazendo com que as células do corpo fiquem mais fortes e mais resistentes, o que é muito positivo para a pele, para a cicatrização de feridas e para o combate a doenças em geral, por exemplo.
O efeito antioxidante do gengibre é um dos mais buscados quando se pensa em consumir a planta de alguma forma. Além disso, o gengibre ainda possui efeito contra inflamações no corpo, algo muito recomendado para quem realizou procedimentos cirúrgicos ou possui dores musculares mais fortes, por exemplo.
Cultivo do Gengibre
O cultivo do gengibre é muito indicado para que sempre se tenha um forte remédio natural em casa, algo bastante importante em qualquer situação. Dessa forma, o gengibre é de plantio e cultivo relativamente fáceis, já que não exige grandes complexidades.
Algo importante no momento de comprar o gengibre é perceber que o rizoma possui brotos verdes. Caso não tenha, é recomendado que você deixe o rizoma por uma noite na água morna, o que fará com que os brotos apareçam. Isso é importante para que o gengibre pegue com mais facilidade no solo e, assim, possa se desenvolver de maneira mais fácil e natural.
Também é importante lembrar que o gengibre cresce de forma horizontal, sendo necessário um vaso grandes para os lados.
Matéria orgânica de qualidade, um pouco de areia e um pouco de pedra são suficientes para enriquecer o solo e deixá-lo apto para o plantio do gengibre, não havendo grandes preocupações com essa parte do plantio.
Contudo, o mais importante é que não acumule água no vaso, já que o gengibre pode apodrecer na presença extrema de exagerada de água. Logo, a parte de drenagem com a areia e as pedras são muito importantes.
Colheita do Gengibre
A colheita do gengibre não é tarefa tão complicada, já que todo o processo é até bastante simples.
O mais importante mesmo é deixar que o gengibre cresça e se desenvolva antes de realizar a colheita, já que só assim será possível ter uma planta forte e saudável o suficiente para suportar a perda de algumas partes. Uma dica para saber o momento da colheita é estar atento ao caule, já que o caule amarelado é um sinal de que está na hora de começar a colheita do gengibre. Assim, se o caule estiver amarelado e a planta já possui mais de 6 meses de vida, é possível colher.
Para tal, desenterre o rizoma e corte alguns pedaços, o que não matará a planta, sendo necessário apenas deixar alguns “olhos” para que o gengibre siga o seu desenvolvimento sem morrer.
É importante usar o material apropriado de jardinagem para realizar a colheita e também o plantio do gengibre, pois isso evitará eventuais problemas que um equipamento inadequado poderão criar. Tome cuidado, também, para não machucar a pele mais fina do gengibre, já que algumas partes da planta são bastante sensíveis ao toque das pessoas.
Gengibre Contra Úlceras
Os problemas no estômago são muito prejudiciais para a saúde humana, sendo dolorosos e, ademais, bastante invasivos. Uma úlcera no estômago, por exemplo, causada pelo mau funcionamento do organismo, pode fazer com que uma pessoa chegue até mesmo a morrer.
Logo, é importante realizar o tratamento adequado contra esse tipo de problema grave. Uma forma de fazê-lo é a partir do gengibre, que possui propriedades muito positivas na luta contra úlceras e demais problemas estomacais e também relacionados à má digestão.
Ademais, o gengibre ainda é capaz de, tanto pelo poder antioxidante, quanto pelas propriedades positivas para o estômago, evitar o câncer na região. Assim, o gengibre é um forte aliado do estômago em diversos casos.
Nossa!!!! Super agradecida pela informação que acabei de ler sobre o gengibre…sou adepta a essa raiz, mas agora serei muito mais, e fiz um cultivo da raiz, e para minha surpresa nasceu..e jamais poderia imaginar que seria o gengibre, por ter colocado nome e nenhuma placa…de vdd super grata mesmo por todas as informações…bom dia