Presenças constantes em jardins com todas as suas variações, o leucanthemum ou margarida é uma planta simples, mas com uma admirável floração. Ela enfeita edificações, canteiros e outras áreas ornamentais ajardinadas durante todo o verão, além de merecer um destaque também em ambientes internos ou na sua varanda.
Flores em Abundância
A margarida, pelo seu nome científico leucanthemum, é uma planta frequentemente perene, por vezes anual, crescendo espontaneamente nas terras desertas, encostas rochosas ou prados húmidos. Faz parte da família compositae (asteraceae).
O gênero leucanthemum inclui 26 espécies e muitos cultivares, incluindo híbridos de leucanthemum x superbum, um perene robusto formando um aglomerado denso com folhas verdes escuras. Esta espécie, mais conhecida como “grande margarida”, floresce na primavera/verão, produzindo flores brancas de 10 a 15 cm de diâmetro com um remate amarelo.
Existem variedades cujas cabeças florais são levemente curvadas, com duplicidade emplumadas, compondo assim cenários encantadores onde forem posicionadas no jardim, ainda mais se misturar as flores padrões brancas com as outras variações coloridas!
Usos de Leucanthemum
Esta planta de crescimento muito fácil também é muito resistente e pode ser considerada na maioria dos jardins, onde quer que seja necessária uma floração longa com manutenção mínima. Outra vantagem: o leucanthemum se mantém muito bem em flores cortadas e pode, assim, entrar na composição de lindos buquês de verão.
A margarida também fica bem em um terraço ou varanda, mas às vezes é difícil manter-se de um ano para outro nessas condições. Se você possui um pedaço de jardim, prefira uma plantação no solo! Planta margaridas preferencialmente no outono ou na primavera, se você vive em uma área fria. Margaridas gostam de sol pleno, mas tolera meia sombra nas áreas mais quentes.
Leucanthemum x Superbum
A grande margarida (leucanthemum x superbum, sinonímia crisantemum maximum) é uma planta de origem hortícola, e também é uma planta perene muito resistente que vem em muitas cultivares com flores simples, duplas ou até mesmo com pétalas torcidas.
A planta forma um tufo de hastes verticais com belas folhas dentadas verde-escuras brilhantes. De junho a outubro, cabeças solitárias de 10 cm de diâmetro aparecem com pétalas brancas que cercam um coração amarelo. A planta pode atingir quase 1 metro de altura se as condições de crescimento se adequarem a ela.
Outras variedades farão maravilhas em bordas mistas ou maciços com sálvia, delfínio ou rosas. A margarida grande também é ideal em flores cortadas para compor lindos buquês de campo.
Condições de Cultura
Plante margaridas compradas em mudas na primavera ou no outono. Escolha um local ensolarado para garantir a floração ideal para suas plantas. O solo deve ser trabalhado para ser bem drenado, profundo e fértil. Em solo pesado, adicione algumas pás de compostagem e um pouco de areia do rio para clarear.
Instale vários pés para criar um tufo grande para um bom efeito de massa. A estaca pode ser necessária para apoiar o florescimento das variedades maiores. A rega deve ser muito regular no tempo quente. Certifique-se de que o solo nunca seque completamente entre duas regas. Para manter um solo frio, você pode usar o mulching.
Remova as flores desbotadas com tesouras de podar como e quando induzir o aparecimento de novos botões de flores. No final do verão, é possível dobrar o tufo a 30 cm do chão.
A divisão de tufos é o método mais simples e eficaz para multiplicar a planta. Faça isso no final do verão ou início do outono, removendo as plântulas da periferia do tufo com algumas raízes e folhas, em seguida, replantar imediatamente em outra parte do jardim.
Espécies e Variedades de Leucanthemum
Leucanthemum Atratum: perene, almofadado, plantio de tapetes. Flores brancas com um coração amarelo. 20 cm de altura para espalhar 30 cm.
Leucanthemum Paludosum: perene muitas vezes cultivado como anual, folhagem verde acinzentada. Flores brancas com coração amarelo. 20 cm de altura por 20 cm de espalhamento.
Leucanthemum x Superbum: perene com formação tipo floco. Folhas de um verde escuro bem intenso. Flores brancas. 90 cm de altura para espalhar 60 cm.
Leucanthemum Vulgare: perene rizomatoso. Flores brancas, coração amarelo. De 30 a 90 cm de altura por 60 cm de espalhamento.
Cultivo e Manutenção de Leucanthemum
O pH do solo é irrelevante, mas o substrato deve ser sempre muito bem drenado porque a umidade residual nas raízes, especialmente no inverno, pode ser fatal. Adicione algum composto a solos pesados ou pobres porque a margarida aprecia solos férteis.
Solo argiloso impede a drenagem da água; então, sinta-se livre para deixar um leito de cascalho no buraco e misture areia de tamanho médio como as encontradas geralmente nos rios. Para uma plantação em vaso, faça uma mistura de 50% de solo de jardim e 50% de solo bom e adicione uma porção triturada de chifre.
Regue regularmente após o plantio para que o solo nunca seque completamente. Uma vez que a planta está bem estabelecida, não precisa de rega, exceto durante os períodos de seca no verão. Em vasos, deixe a mistura secar por 3 cm na superfície antes de regar novamente. No inverno, regue a cada 10 dias.
Adicione um fertilizante orgânico orgânico na primavera, em seguida, no verão, ao pé do seu leucanthemum. Em vasos, adicione uma dose de fertilizante líquido para plantas com flores a cada 15 dias para a água no final do inverno e durante a primavera.
Remova flores desbotadas para induzir o aparecimento de novos botões florais. Feche o tufo após a floração se a planta for velha. Importe as espécies mais altas, especialmente em áreas com muito vento. Margaridas são resistentes a -20° Celsius em solo bem drenado.