O gerânio, ou Pelargonium peltatum é um tipo de planta perene escalada e semi-suculenta. Ela atravessa outras árvores e arbustos em seu habitat natural. Por isso, saber como cultivar gerânios pendentes é uma ótima opção para quem admira essas belezuras.
Os brotos são irregulares e longos, podendo atingir uma altura de 2 metros. Esta planta se caracteriza por ter folhas no formato de hera. Algumas têm determinadas marcações zonais diversas, mas essa característica não se mostra comum.
Produzindo cachos lindos de flores, suas cores variam do lilás rosado ou malva a rosa claro e branco. Florescendo principalmente no início do verão e na primavera, são belas culturas.
Quer aprender como cultivar gerânios pendentes e suas peculiaridades? Leia o artigo até o final.
O Que É Um Gerânio?
Gerânio é uma planta florífera da família Geraniaceae. Este também inclui o gênero Erodium, bem como o gênero Pelargonium, originários da Austrália, África do Sul e da Nova Zelândia. São aproximadamente 200 espécies que possuem as mais lindas flores, entre as quais é possível encontrar o gerânio pendente.
Usos do Gerânio
A seiva das folhas tem sabor azedo. Elas são comumente usadas para o tratamento de dor de garganta. As folhas jovens e os brotos podem ser consumidos com o intuito de saciar a sede.
Para o uso, a planta pode ser triturada e usada como um antisséptico para:
- Feridas;
- Arranhões;
- Escoriações;
- Queimaduras pequenas.
As pétalas do gerânio são adstringentes, podendo ser usadas para a lavagem de peles oleosas. Também têm como uso sua coloração bonita, duradoura e de um azul acinzentado, roxo ou vermelho encantador. Isso tinge tecidos ou lãs.
Um dos pontos importantes de saber como cultivar gerânios pendentes está no seu uso em horticultura. Além disso, cultiva-se, todos os anos, para que fiquem expostas nas janelas das casas.
Algumas Características Importantes
O Pelargonium peltatum é uma planta que se espalha e rasteja. Seus híbridos são usados como cobertura do solo e em cestos pendurados. Essa espécie e suas flores são mais resistentes a doenças fúngicas.
Pode resistir ao plantio independentemente do solo pobre, da seca, da geada e até de sombras. As folhas se parecem muito com as da hera normal, exceto que são mais carnudas e quebradiças.
As variedades modernas dessa planta perene sempre aparecem anualmente. Dessa forma, é admirada por seu hábito de crescimento compacto, resistência a doenças, abundância de flores e folhagem em tons variados.
Tanto por isso, cada vez mais os amantes da espécie estão procurando formas de plantá-la com mais eficiência.
Como Cultivar Gerânios Pendentes
Para ter como cultivar gerânios pendentes é preciso, primeiramente, saber onde plantar. Existem várias opções, como potes, barris, cestos ou caixas. Como a planta pode ser usada para substituir as plantas anuais nos canteiros, este é também um ótimo lugar.
Muitos híbridos se encontram na posição de substitutos ideais para as cavidades nos muros de contenção. Além disso, são perfeitos como cobertura do solo em áreas secas, quentes e ensolaradas. As espécies aromáticas e comestíveis são ideais para se plantar ao longo de um caminho de jardim.
Quando Eles Florescem?
A maioria das variedades floresce repetidamente ao longo do ano. A floração mais prolífica ocorre na primavera e novamente no outono, quando as temperaturas são mais moderadas.
Clima Mais Adequado
Para ter como cultivar gerânios pendentes, deve-se ficar atento ao clima. Algumas espécies de pelargonium e híbridos são mais resistentes que outros e podem suportar geada e frio leves. Entretanto, nessas condições, podem ser semi-decíduas.
Se isso acontecer, uma poda leve na primavera trará de volta rapidamente as folhas e as flores. Em regiões muito frias, essas plantas precisam ser tratadas como espécies anuais do verão ou devem ser plantadas em uma área protegida.
Os climas mais adequados para os gerânios são os temperados a quentes e secos. Eles também florescem em jardins costeiros, embora nas áreas subtropicais com alta umidade e alta pluviosidade, a incidência de doenças fúngicas aumente.
O Que Eles Precisam
- Localização: Sol pleno e sombra clara, como a luz natural brilhante em uma varanda ou pátio;
- Solo: Essas plantas odeiam suas raízes molhadas, em especial, se o solo não drenar adequadamente. Nos recipientes, o solo de qualidade para vasos é suficiente. No jardim, deve ser enriquecido com composto. É possível melhorar a estrutura do solo argiloso trabalhando com adições de boa qualidade;
- Água: Os gerânios são consumidores de média a baixa água. É preciso deixar o solo secar completamente entre as regas. Em climas mais quentes, as plantas de contêineres exigem mais água do que as do jardim;
- Fertilização: A espécie se mostra do tipo bem gananciosa e, na ausência de alimentação regular, pode deixar de florescer. Deve-se alimentar as plantas do jardim durante a primavera com um fertilizante de liberação lenta, como 3: 1: 5 ou um equivalente orgânico. Depois, é preciso repetir a cada 6 a 8 semanas até o início do outono. Alimentar as plantas em vaso a cada duas semanas com fertilizante líquido é o ideal;
- Poda: As plantas mortas devem ser podadas durante a primavera e novamente no outono para remover qualquer crescimento excessivo. Essa é uma forma de ter como cultivar gerânios pendentes que são mais espessos e densos.
Como Cultivar Gerânios Pendentes Para Obter Mais Valor Das Plantas
As estacas podem ser usadas para propagar novas plantas. Primeiro, deve-se pegar várias estacas, com cerca de 15 a 20 cm de comprimento. Em seguida, é preciso remover todos os pares de folhas, com exceção do último, que fica na extremidade fina das hastes.
Por conseguinte, tem de haver o mergulho das hastes no hormônio de crescimento comercial. Assim, já é possível plantar os gerânios em vasos cheios de uma mistura de areia grossa e vermiculita ou pedaços finos de casca.
A mistura deve escorrer bem e ser mantida apenas úmida. A manutenção das estacas é à sombra, até que elas desenvolvam um bom conjunto de raízes. Nesse estágio, pode-se alimentar com um estimulante de crescimento solúvel em água para promover um crescimento rápido e exuberante.
Gostou de saber como cultivar gerânios pendentes? É mais simples do que se imagina e você pode começar agora mesmo!
Os gerânios pendentes produzem sementes?