Plantas são sempre sinônimo de bem-estar. Os ambientes em que elas estão sempre são mais agradáveis e bonitos. Mesmo com espaços pequenos é possui cultivar plantar e se beneficiar da alegria e do colorido que elas trazem. Mas se você está planejando montar um jardim, saiba que as plantas trepadeiras são uma excelente opção para cercas vivas. Hoje iremos falar sobre a congéia, uma planta dessa categoria que pode garantir um charme a mais para o seu jardim.
Como Cultivar a Congéia
Congea tomentosa é o nome científico para uma planta conhecida como congéia ou congea. Teve sua origem na Ásia, em especial, na Tailândia e Malásia.Pode atingir mais de cinco metros de altura e em condições adequadas pode apresentar flores durante todo o ano. Mesmo tendo um ciclo de vida perene a floração costuma aparecer com mais frequência no início da primavera.
São pequenas e brancas, mas podem mudar de cor conforme o passar do tempo, adquirindo uma coloração mais arroxeada ou acinzentada. Possuem folhas em forma oval com uma cor mais clara e adaptam-se muito tem em climas tropicais. A congéia precisa de solo fértil e com muito material orgânico para se desenvolver. Caso você esteja pensando em cultivá-la deve fique atento para a necessidade de irrigação e a forma correta de realizá-la.
Essa planta pode ser reproduzida por meio de mudas ou sementes e não costuma se adaptar bem em climas com temperaturas muito baixas.O plantio não tem nenhum mistério e deve ser respeitado um espaço de pelo menos um metro entre uma muda e outra. Escolha um local que recebe raios do sol durante todo o dia e faça um buraco para acomodar a congéia. Feche a cova com material orgânico e procure fixar bem a muda para que ela cresça saudável. Prontinho!
Poda da Congéia
Com nascimento das primeiras folhagens você deve ficar atento para as podas da planta. Elas serão muito importantes para que a congéia cresça efetivamente e com galhos fortalecidos. Para fazer um corte correto faça uma medida de pelo menos vinte centímetros da base da árvore.
Nos primeiros dias é indicado que o vegetal seja regado todos os dias já que a planta precisa de muita umidade para se desenvolver. Com o passar dos dias e consolidação da muda você poderá fazer regas mais espaçadas.
Utilizações Mais Frequentes da Congéia
As cogéias são amplamente utilizadas para arranjos de decoração. As suas flores delicadas são uma excelente pedida para quem busca discrição e bom gosto, já que as florações mudam de cor com o passar dos dias. Assim, se você quer uma composição diferente e muito elegante as congéias são uma boa opção.
São amplamente utilizadas em cercas vivas, pérgolas e caramanchões As plantas costuma florescer melhor no final do inverno e apresentam flores densas e chamativas. Tome muito cuidado com a chegada dos meses mais frios do ano, pois o clima pode fazer a sua planta perder toda a vivacidade. Caso você more em regiões muito frias é aconselhável que a congéia seja protegida em estufas até o fim do período a fim de evitar o contato com ventos e geadas.
Congéia no seu Jardim
As trepadeiras como a congéia são plantas muito fáceis de serem cultivadas, por esse motivo são muito encontradas nos mais diversos tipos de decoração. A manutenção da congéia é simples e não exige grandes esforços.
Existem dois tipos de trepadeiras: as trepadeiras herbáceas, que são amplamente utilizadas na decoração de interiores e as trepadeiras lenhosas, que possuem um caule mais grosso e são conhecidas popularmente como cipó. A congéia pode ser considerada uma trepadeira semi-herbáceas.
Após o desenvolvimento da planta é aconselhável que a manutenção das regas aconteça em dias alternado. A luz solar é um fator determinante para o crescimento saudável das trepadeiras. Não esqueça também que a qualidade do solo é determinante para que a planta apresente suas primeiras flores.
Por fim, vale relembrar que as podas deixam a sua planta mais bonita esteticamente e auxiliam no controle do crescimento, proporcionando uma planta mais uniforme e saudável. Afinal, é preciso descartar aqueles galhos doentes, secos e que estão apenas fazendo a congéia perder energia à toa. Portanto, poda neles!
Outro ponto interessante é observar a presença de pragas e insetos que possam deteriorar a planta. Em caso de alguma infecção detectada, procure evitar o uso de inseticidas industrializados. Em uma rápida busca pela internet você consegue encontrar ótimas receitas de pesticidas naturais e que não agridem a árvore.
Mas acima de tudo, tenha muita paciência! Esse tipo de planta costuma demorar um pouco para vingar e florescer. Com calma e determinação você poderá aproveitar as cores e a beleza inconfundível da congéia no seu jardim! Pode ter certeza que vai valer muito a pena!
Classificação Científica
E aí? Já conhecia a congéia? Para encerrar nosso artigo confira a sistematização das principais características dessa planta. Depois é só colocar a “mão na massa” e iniciar o cultivo da congéia no seu jardim ou ambiente interno.
Confira a classificação cientifica da congéia:
Nome Científico: Congea tomentosa
Conhecida Popularmente como: Congéia, Congea
Verbenaceae é a Família que ela pertence
Teve origem em países asiáticos como: Burma, Tailândia e Malásia. Hoje é encontrada em várias partes do mundo adaptando-se muito bem ao clima do Brasil.
Possui ciclo de vida perene, mas costuma florescer logo após o fim do inverno.
Então é isso! Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais! Aproveite e deixe um comentário nos contando sobre a sua experiência com a congéia.
Olá…
A Congeia pode ser plantada em caso grande?