Você conhece a belíssima coração sangrento? Suas flores chama atenção de qualquer pessoa e você pode cultivá-la na sua casa!
Veja abaixo as principais características da planta e dicas de como cultivá-la!
Conheça a Flor Coração Sangrento
As flores de coração sangrento são muito bonitas e especiais. Elas podem ser cultivadas com facilidade em diferentes ambientes.
São plantas perenes, herbáceas e seus ramos são eretos. De modo que crescem aproximadamente até os 50 centímetros.
Suas flores são belíssimas, elas saem na primavera e possuem um formato diferente, semelhante a um coração, mas varia de acordo com a espécie, pois algumas são mais arredondadas, outras menores e além disso sua coloração pode variar, podem ser rosas, vermelhas ou roxas.
São hermafroditas e as flores são dispostas em ramos de até 15 flores individuais. São muito bonitas e contrastam com as folhas verdes vivas, de coloração verde escura e arredondadas, que dão um show visual.
Os ramos são semi lenhosos e alongados, podendo ser considerada uma trepadeira, já que vai muito bem em paredes, muros e inclusive em outras árvores. Ela acomoda-se e se desenvolve de maneira eficaz em cima e apoiada em diferentes locais, mas você também pode conduzi-la, posicionando suas hastes em determinados ambientes..
Ela é oriunda da região norte da África, do Mediterrâneo e da parte Leste da Ásia. Ela sobrevive a temperaturas quentes, em clima tropical, subtropical e temperado.
Pode ser cultivada em qualquer ambiente que receba iluminação solar. Deste modo, foi amplamente difundida por diversas regiões do mundo, sendo muito cultivada, exclusivamente para fins ornamentais.
A coração sangrento é uma planta híbrida, oriunda da mistura da lágrima-de-cristo e do clerodendro vermelho. Sendo assim, ela é classificada dentro do gênero Clerodendron e está na família Lamiaceae, onde estão diferentes plantas com características semelhantes oriundas da África e da Ásia. Ela recebe o nome científico de Clerodendron x speciosum.
Ficou interessado em plantar a Coração Sangrento? Confira abaixo as principais dicas para um cultivo eficaz, que mantenha a qualidade de vida da planta e sua saúde por um bom tempo.
Deixe o seu jardim mais bonito plantando a Coração Sangrento seguindo os passos abaixo!
Como Plantar a Coração Sangrento
Uma dúvida muito comum é como plantar uma flor. Sobretudo quando não conhecemos as características ou mesmo as preferências dela.
Por isso é fundamental você conhecer a planta que deseja cultivar. Se ela prefere sol ou sombra, muita ou pouca rega, o pH da terra, o espaço ideal.
Vamos dar dicas abaixo para você plantar a coração sangrento e enfeitar o seu jardim.
Sementes ou Mudas
Primeiramente, para você iniciar um cultivo, é preciso se atentar as sementes ou as mudas. Qual você prefere? QUal o melhor para o ambiente que você irá cultivá-la?
Você pode encontrar em feiras, mercados, lojas agrícolas e até na internet, tantos as mudas, quanto às sementes.
Se adquirir sementes, será preciso germina-las, por isso, muitas vezes as mudas levam vantagem e são a preferência dos cultivadores.
Leve a semente à terra e espere terminar, pode demorar de 1 a 3 semanas e depois basta tranaplant-ala para o local desejado e fixo.
Se adquirir muda pode levar diretamente ao local escolhido, lembre-se que elas adoram iluminação solar, então é preciso se atentar ao próximo item!
Espaço Ideal
Para escolher o espaço ideal você precisa saber qual lugar da sua casa recebe quantidades significativas de sol, como também de sombra.
Pois ela é uma planta que necessita de cuidados específicos e deve ser cultivada em meia sombra. Então escolha um local específico e evite ficar mudando a planta de lugar.
Iluminação Solar
Como foi dito acima, ela adora iluminação solar, porém, não deve ficar exposta totalmente. Ela também necessita de sombra.
E para isso, você pode escolher um local adequado, que forneça iluminação, como também sombra.
Terra
A terra deve ser bem drenada para evitar o acúmulo de água quando você regá-la. Além disso, uma terra rica em nutrientes e matéria orgânica favorece muito o desenvolvimento da planta.
Você pode utilizar adubos, fertilizantes e matéria orgânica, como cascas de frutas, cascas de ovos para acelerar e “turbinar” a saúde e o desenvolvimento da sua planta.
Água
A água é fundamental para todo ser vivo, porém, não abuse. Ela gosta de água e você deve regá-la de 3 a 5 vezes na semana.
Atente para não encharcar e deixar a terra muito úmida, assim, você estará afogando a planta.
Fornecendo terra, água, espaço ideal e iluminação solar adequada sua planta crescerá e irá florescer com lindas e atraentes flores para enfeitar e embelezar ainda mais o seu jardim e a sua casa. A floração acontece sobretudo na primavera e no verão.
A seguir você pode conferir como podar e como tirar mudas da planta. Pois se já possui uma em seu jardim, você pode reproduzi-la de maneira muito eficaz.
Como Podar e Tirar Mudas da Planta
Muitas pessoas já possuem a coração sangrento no jardim e é possível reproduzi-las através de suas mudas. Para tirar as mudas, siga os passos abaixo:
- Primeiramente, pegue um exemplar da planta e corte a haste em sua extremidade.
- Raspe com uma faca, até que seja possível enxergar a parte interna da planta, suas ramificações.
- Coloque na água e espere alguns dias, você notará que a parte interna da planta se desenvolveu em contato com a água, pois ela fornece os nutrientes necessários e “amolece” o caule para que as raízes se desenvolvam.
- Quando ela estiver completamente desenvolvida, pode tirar da água e levar para a terra.
Assim que se faz mudas de flores como a coração sangrento. Você pode fazer quantas quiser, basta repetir essa ação várias vezes e multiplicar a sua planta.
Agora se deseja pode-lá, pode conferir as seguintes dicas:
- Realize a poda da planta sempre que notar galhos secos e folhas doentes, eles sugam energia que poderiam estar indo para outras partes da planta, enfraquecendo-a.
- As podas estimulam a planta ao formato de arbusto, ficam mais densas, já que se adaptam muito bem como tal.
- Procure por-lá após a florescência, e não se esqueça de fazer com frequência, pois isso estimula o crescimento e desenvolvimento da planta.
Essas foram as dicas para você plantar a coração sangrento na sua casa!
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário abaixo!