Uma das estações do ano mais delicadas para se cuidar de plantas é, sem dúvida, o inverno, pois nem todas se dão em em climas muito frios. Portanto, são necessários cuidados especiais, como acontece com o gerânio, por exemplo. A seguir, vamos mostrar como tratar essa planta nessa época do ano (e em outras épocas também). Vamos lá.
Cuidados Básicos Com O Gerânio Em Épocas Mais Frias
Os gerânios são flores bem populares, mas, ao mesmo, são também bastante frágeis, com muitas não resistindo a climas mais frios, especialmente, se a região tiver geadas fortes. Porém, nessa época do ano, existem três formas de cuidar bem de gerânios, e evitar que morram. A primeira delas é através do método de corte.
Esse primeiro método consiste em cortar, em forma de estaca, de 10 a 15 cm de gerânios que estão prestes a cair. Pegue, então, o caule que estiver mais saudável e retire as folhas 2 cm acima do corte. Em seguida, basta mergulhar essa haste em um pó de hormônio, pois assim a raiz crescerá mais rápido.
O próximo passo é colocar essa pequena estaca em um solo bem drenado, que pode ser em vaso, colocando essa haste uns 2 cm de profundidade. Ela precisará levar luz do sol indireta, e entre 2 ou 6 semanas, as estacas terão enraizado. O importa destacar que essas estacas precisarão ficar dentro de casa. Após o término do inverno, podem ser colocadas do lado de fora.
O segundo método para cuidar e até para salvar gerânios no inverno é caso você tenha essa planta em vasos. Neste caso, é preciso transferir todos para dentro de casa enquanto durar todo o inverno, na área mais quente dela. Fora isso, faz-se necessário podar cerca de 1/3 dos gerânios. Não se preocupe, pois na próxima temporada, eles irão crescer saudáveis de novo.
Por fim, temos o método das raízes nuas, que consiste em cavar a terra em que os gerânios estão, e de maneira suave sacudir o solo sobre as raízes. Em seguida, basta pendurar a planta de cabeça para baixo em um local fresco e seco. É preciso também colocar as raízes dentro d’água por cerca de 2 horas, para mantê-las úmidas. Quando a primavera chegar, é só podar a planta, e cultivá-la ao ar livre, em solo ou em vasos.
Outros Cuidados Com O Gerânio
Tirando essas precauções que se deve ter na época do inverno, e que são essenciais para o bem desenvolvimento dessa planta, você também tem que se ater aos cuidados do dia a dia, independente da estação do ano em que esteja.
Com exceção do inverno, onde precisam ficar em locais fechados (mas com algum luz do sol indireta), o gerânio é uma planta de lugares abertos, por isso, é fundamental que sejam cultivadas do lado de fora das casas, sejam em vasos, canteiros ou mesmo em floreiras. Caso o plantio seja feito diretamente no solo, o mais recomendável é que seja imediatamente após o inverno.
O solo para o cultivo de gerânio, inclusive, precisa conter terra de jardim e composto vegetal, pois somente assim a planta terá os nutrientes que precisa. Esse solo também precisa ter boa capacidade de drenagem, visto que o gerânio não gosta de terra excessivamente úmida.
E, por falar nesse assuntos, as regas precisam ser regulares. Nas estações do outono, e principalmente, do inverno, é preciso esperar a terra secar completamente para regar a planta de novo. Evite, inclusive, molhar as folhas e as flores do gerânio. O mais indicado é usar um pulverizador para manter o ambiente levemente úmido.
Com relação à adubação, faz-se necessário que esse processo seja feito com frequência para garantir que a planta tenha os compostos naturais para o seu desenvolvimento e para a prevenção de pragas e doenças em geral. O ideal para ela são adubos químicos com baixo teor de azoto, e que podem ser encontrados com facilidade em qualquer loja de jardinagem por aí. Basta seguir as instruções, e aplicar o produto de tempos em tempos.
Prevenção À Pragas E Doenças
Assim como acontece com qualquer outra planta, o gerânio está suscetível a ser atacado por pragas e doenças de alguns tipos, e para evitar isso, alguns cuidados (além da adubação) se fazem necessários. Alguns dos problemas que podem acometer a planta nesse sentido são: gorgulho da raiz da videira, mosca do gerânio, pulgões, mosca branca, cochonilhas, nemátodos, botritis, Oidio, Alternariose, Antracnose e Pythium spp.
Ao perceber que as flores ou folhas estão com algum desses problemas (algo que pode ser facilmente verificado a olho nu, como manchas escuras, por exemplo), o indicado é usar medicamentos próprios para cada a espécie de gerânio que você possua, e que também podem ser comprados em lojas de jardinagem.
Terra que seja mal tratada ou simplesmente suja são alguns dos fatores que podem levar essa planta a adoecer ou a atrair essas pragas. Água de má qualidade ou mesmo excesso de umidade também são fatores que ajudam no aparecimento desses problemas. Cabe ficar atento a isso.
Dicas Finais
O gerânio é um tipo de planta que precisa ser cultivada a pleno sol e em vasos ou solos devidamente preparados, e que tenham um bom escoamento de água. O composto orgânico que pode compôr o solo pode ser esterco ou mesmo húmus de minhoca. O importante é que nunca sejam todos esses compostos juntos, pois poderá prejudicar o seu gerânio.
As regas precisam ser feitas umas 2 ou 3 vezes por semana, não mais do que isso. Vai depender do clima do sua região e do local específico onde a planta esteja (por exemplo: se o vaso onde ela está é de barro, e no local ainda venta bastante, é sinal de que ela irá desidratar mais rápido, e, portanto, precisa de algumas regas a mais).
Se o ambiente onde a planta estiver for bem iluminado, o seu gerânio irá florir praticamente o ano inteiro. Interessante ainda notar que na Europa ele não serve apenas para fins decorativos, sendo também a base de uma deliciosa geleia, muito semelhante a que é feita à base de rosas, além de ser usado para a fabricação de vinagres e cremes adstringentes.