A babosa é uma planta bastante versátil. Ela cresce naturalmente em locais com climas quentes, como o nordeste brasileiro, porém pode ser facilmente cultivada no jardim, quintal, pátio e até em vasos.
Cultivar uma ou mais plantas de babosa em casa é bastante fácil e muito vantajoso, visto que a planta não é apenas ornamental, mas sim dotada de dezenas de propriedades benéficas para a saúde.
Origem da Babosa
A babosa é uma planta original do continente africano. Ela pertence à família das Liliaceae. Existem catalogados cerca de 300 tipos diferentes de babosa, sendo que o mais comum dentre eles é o conhecido também como aloe vera.
Esses diferentes tipos de babosa podem ser encontrados atualmente ao redor de todo o planeta e são usados para diversos fins, sendo que os mais comuns são fins agrícolas, ornamentais, medicinais e cosméticos.
Os usos medicinais e cosmetológicos da babosa são os mais difundidos ao redor do mundo e ela é usada para isso desde tempos muito antigos. Por isso a babosa possui a alcunha de planta da beleza e da saúde.
Muitos atribuem, por exemplo, o segredo de beleza da rainha mais famosa do Egito, Cleópatra, ao uso da babosa. Diz-se também que as tropas de Alexandre, o Grande, um dos maiores conquistadores e estrategistas militares do mundo antigo faziam uso da aloe vera como medicamento.
Características da Babosa
A babosa é uma planta herbácea, sendo assim, uma de suas principais características externas é que ela não é dotada de um tronco lenhoso acima no nível do solo. Deste modo, a parte visível da babosa é composta basicamente por suas folhas, que são dotadas de espinhos.
As folhas da aloe vera possuem uma consistência ao mesmo tempo dura e quebradiça e podem atingir até meio metro de comprimento. Já a planta, em si, pode chegar a medir até um mero de altura.
A babosa, além de herbácea, é uma planta suculenta, ou seja, quando suas folhas são cortadas, exsudam uma espécie de gel, um líquido viscoso e pegajoso, de coloração amarelada ou esverdeada e que possui um sabor acentuadamente amargo.
Como Cuidar De Uma Planta Babosa Em Vaso
A babosa é uma planta que cresce melhor em localidades que possuem um clima quente, porém também é possível mantê-la em localidades mais frias, desde que a planta tenha acesso à luz natural.
O solo para o cultivo da babosa pode ser arenoso, porém não argiloso, já que a argila, quando molhada acaba ficando compacta e pode afogar a raiz da planta. O solo precisa ainda ser bem drenado e fofo. Uma boa combinação é metade de terra orgânica adubada e metade de areia (que não pode ser muito grossa).
As folhas da babosa também não devem estar em contato direto com a terra, pois podem apodrecer. Esse cuidado deve ser tomado principalmente com novas mudas e plantas recém transplantadas de vasos. Uma dica é cobrir a terra com seixos ou pedriscos para evitar o contado.
O ideal é escolher um vaso grande, que garanta espaço suficiente para a raiz da babosa crescer sem maiores problemas. É preciso certificar-se de que o vaso não vá reter água, pois isso causaria o apodrecimento das raízes.
Trata-se de uma planta não precisa de grande quantidade de água. Por isso, a babosa só deve ser regada quando o solo estiver totalmente seco. Para certificar-se de que o solo não está úmido, deve-se inserir um dedo na terra.
Caso ele saia limpo é porque a terra está seca e a planta deve ser regada. Em caso de sair sujo, não se deve regar a babosa, pois a sujeira é indicativa de que o solo ainda possui água. Normalmente o processo de rega é feito apenas uma vez por semana.
Caso queira multiplicar a babosa, pode-se usar a filhação, técnica de separação dos brotos laterais. Os novos brotos devem ser plantados a uma boa distância um do outro, para que tenham espaço para crescer.
Também é possível plantar a babosa em um vaso de menor tamanho, assim sendo, por ter pouco espaço para se desenvolver, a planta gerará novas plantinhas, que devem ser transplantadas para outros vasos.
A babosa é uma planta de sol pleno e pode receber até oito horas diárias de luz natural. A planta não suporta temperaturas muito baixas, ficando em estado de dormência quando faz muito frio. Em temperaturas abaixo dos 4 ºC a planta morre.
Propriedades da Babosa
A babosa é uma planta repleta de vitaminas, minerais e diversas outras substâncias benéficas ao organismo humano. Ela possui, entre outros, vitaminas A, do complexo B (B1, B2, B3 e B6) e C, lignina, cálcio, ferro, manganês, magnésio, potássio, selênio, zinco, sódio, cromo, cobre, cloro, ácido fólico e colina.
É uma planta com uma quantidade imensa de componentes, possuindo nada menos que 150 princípios ativos, 75 nutrientes, 20 minerais, 18 aminoácidos, 15 enzimas e 12 vitaminas.
Por isso suas folhas são utilizadas desde a antiguidade pela medicina tradicional, popular e natural devido a essas inúmeras propriedades. Atualmente, muitos estudos e pesquisas são conduzidos a fim de provar cientificamente os benefícios da aloe vera.
Ela é uma das plantas mais usadas em tratamentos de cosmetologia e para tratamentos de saúde. A babosa pode ser encontrada como ingrediente de diversos medicamentos naturais, pomadas, produtos para o cabelo, cremes e loções.
Seus derivados, como o gel de babosa, por exemplo, possuem eficácia comprovada cientificamente contra queimaduras, ferimentos e doenças de pele. Já o consumo de seu suco é desintoxicante e auxilia o sistema imunológico e o trato gastrointestinal.
A babosa é ainda muito utilizada para tratamentos de cabelo, como os para combater a caspa e a queda de cabelo. Ela pode ser usada ainda apenas para manter os cabelos brilhantes e sedosos e está presente na fórmula de diversos produtos como shampoos, condicionadores, cremes de tratamento e para pentear.
É também muito usada para cuidar da pele, pois atua como um hidratante natural, cicatrizante e calmante contra irritações cutâneas devido às suas propriedades revigorantes, regeneradoras e desintoxicantes.