Home / Plantas / Como Cuidar de Mini Cactos e Suculentas?

Como Cuidar de Mini Cactos e Suculentas?

Os espinhos dos cactos são produzidos a partir de estruturas especializadas chamadas aréolas, um tipo de ramo altamente reduzido. Aréolas são uma característica de identificação dos cactos. Assim como os espinhos, as aréolas dão origem a flores, geralmente tubulares e multipetais. Muitos cactos têm estações de crescimento curtas e dormências longas e são capazes de reagir rapidamente a qualquer chuva, ajudada por um sistema radicular extenso, mas relativamente raso, que absorve rapidamente qualquer água que chegue à superfície do solo. As hastes dos cactos costumam ter nervuras ou estrias, o que lhes permite expandir e contrair facilmente para rápida absorção de água após a chuva, seguida por longos períodos de seca. Como outras plantas suculentas, a maioria dos cactos emprega um mecanismo especial chamado “metabolismo do ácido crassuláceo “(CAM) como parte da fotossíntese.

A transpiração, durante a qual o dióxido de carbono entra na planta e a água escapa, não ocorre durante o dia ao mesmo tempo que a fotossíntese, mas ocorre à noite. A planta armazena o carbono O dióxido de carbono é absorvido como ácido málico, retendo-o até a luz do dia retornar e só depois sendo usado na fotossíntese.Como a transpiração ocorre durante as horas noturnas mais frias e úmidas, a perda de água é significativamente reduzida.

Características

Muitos cactos menores têm hastes em forma de globo, combinando o maior volume possível para armazenamento de água, com a menor área de superfície possível para perda de água por transpiração. O cacto autônomo mais alto é Pachycereus pringlei, com uma altura máxima registrada de 19,2 m (63 pés), e o menor é Blossfeldia liliputiana, com apenas 1 cm de diâmetro na maturidade.

Diz-se que um saguaro adulto (Carnegiea gigantea) é capaz de absorver até 200 galões dos EUA (760 l; 170 imp gal) de água durante uma tempestade. Algumas espécies diferem significativamente na aparência da maioria da família. Pelo menos superficialmente, as plantas se assemelham a outras árvores e arbustos que crescem ao seu redor. Eles têm folhas persistentes e, quando mais velhos, caules cobertos de casca. Seus auréolos os identificam como cactos e, apesar de sua aparência, eles também têm muitas adaptações para a conservação da água. Pereskia é considerada próxima das espécies ancestrais das quais todos os cactos evoluíram. Nas regiões tropicais, outros cactos crescem como alpinistas e epífitas (plantas que crescem nas árvores). Suas hastes são normalmente achatadas, quase parecidas com folhas, com menos ou até sem espinhos, como o conhecido cacto de Natal ou cacto de ação de graças (no gênero Schlumbergera) Os cactos têm uma variedade de usos: muitas espécies são usadas como plantas ornamentais, outras são cultivadas para forragem ou forragem e outras para alimentação (principalmente seus frutos). Cochonilha é o produto de um inseto que vive em alguns cactos. Muitas plantas suculentas no Velho e no Novo Mundo – como algumas Euphorbiaceae (euforbias) – têm uma semelhança impressionante com os cactos e podem ser incorretamente chamadas de “cactos” em uso comum.

As 1.500 a 1.800 espécies de cactos se enquadram principalmente em um dos dois grupos de “cactos centrais”: opuntias (subfamília Opuntioideae ) e “cactoids” (subfamília Cactoideae). A maioria dos membros desses dois grupos é facilmente reconhecível como cactos. Eles têm caules suculentos carnudos que são os principais órgãos da fotossíntese. Eles têm folhas ausentes, pequenas ou transitórias. Eles têm flores com ovários que ficam abaixo das sépalas e pétalas, muitas vezes profundamente afundadas em um receptáculo carnoso (a parte do caule da qual as partes das flores crescem). Todos os cactos têm aréolas- brotos curtos altamente especializados com entrenós extremamente curtos que produzem espinhos, brotos normais e flores.

Cuidado Mini Cactos e Suculentas

Etapa 1

Você provavelmente comprou o mini cacto em uma panela de propagação. A primeira coisa que você deve fazer é transplantá-lo para um vaso mais interessante, talvez de cimento , metal ou lama. O novo pote não deve ser muito grande. Uma polegada maior na circunferência é mais do que boa. Verifique se há pelo menos um orifício de drenagem na parte inferior para evitar que o excesso de água se acumule ao redor das raízes. Regularmente mini cactos crescem bem em vasos de 2 a 4 polegadas.

Etapa 2

Obter substrato para cactos e suculentas. O solo de envasamento regular contém muita umidade para um cacto.

Suculentas
Suculentas

Etapa 3

Deslize o mini cacto para fora da panela de propagação. Use luvas para proteger as mãos dos espinhos . Se o cacto em miniatura não deslizar facilmente pelas raízes, aperte-o suavemente para soltar o solo ou quebrar a panela.

Etapa 4

Coloque o mini cacto na panela nova. Adicione mais solo sob as raízes, se necessário, até que o cacto assente apenas na panela. Encha ao redor da raiz e pressione suavemente a terra com as pontas dos dedos.

Etapa 5

Não regue após o transplante . As raízes dos cactos são melhor estabelecidas em terra seca. Não regue por um período de uma a duas semanas após o plantio.

  • Dica: estes mini cactos geralmente produzem flores coloridas e adquirem formas interessantes. Com os devidos cuidados, eles podem crescer em ambientes fechados, acrescentando interesse e cor ao ambiente.

História e Etimologia

A palavra “cacto” deriva, em latim, do grego antigo κάκτος , kaktos , um nome originalmente usado por Theophrastus para uma planta espinhosa cuja identidade não é certa.

Cactos e Suculentas

Cactos e Suculentas
Cactos e Suculentas

Todas as plantas de cactos são suculentas, mas nem todas as plantas suculentas são de cactos. Uma planta suculenta vem de várias famílias botânicas e é definida ou classificada por sua capacidade de armazenamento de umidade.

Características Físicas

Os cactos são plantas perenes suculentas . Os cactos geralmente têm caules grossos de clorofila, herbácea ou lenhosa . Os cactos podem ser distinguidos de outras plantas suculentas pela presença de areolas , pequenas estruturas semelhantes a almofadas com tricomas (pelos de plantas) e, em quase todas as espécies, espinhos ou cerdas farpadas (glochids).

Cacto Flor

Os cactos são todas plantas com flores, mas algumas têm flores mais proeminentes e há algumas, como Mammillaria , Gymnocalycium e Parodia , que florescerão facilmente com impressionantes displays coloridos.

Vida Útil

Na natureza, os cactos podem viver centenas de anos. Dentro de casa, eles podem sobreviver por 10 anos ou mais. Vários cactos desenvolvem plântulas no nível do solo que, como compensação, reproduzem a espécie vegetativamente. O peiote, de Lophophora williamsii , tem sido usado cerimonialmente desde os tempos pré-colombianos por suas propriedades alucinógenas , e muitas espécies de cactos são de importância local na medicina tradicional.

Família

Os cactos das áreas desérticas, como Mammillaria e Echinocactus, são roliços e espinhosos, enquanto os que originalmente cresceram em áreas de selva são lisos ou finos e sem espinhos, como os Rhipsalis e Schlumbergera. Existem até cactos com folhas. A Pereskia, quando crescida, parece um pouco com uma laranjeira ou toranja.

Cacto Flor
Cacto Flor

Usos

Os cactos são amplamente cultivados como plantas ornamentais. Além disso, várias espécies, especialmente peras espinhosas e colas ( Opuntia e Cylindopuntia , respectivamente), são cultivadas como alimento. Na América do Sul , espécies de Opuntia , Cereus e outras são usadas como cercas vivas, e madeira de cactos colunares é usada como combustível em algumas regiões desérticas

Cacto Comestível E Cacto Venenoso

O suco e as pastilhas da pera espinhosa (menos os espinhos, é claro) é um alimento favorito para as pessoas que vivem no México e em outros países da América Central e do Sul, mas há outra versão da história. Alguns dizem que a água dos cactos o deixará doente, beber o suco com o estômago vazio freqüentemente causa diarréia e isso desidratará ainda mais você e comer a carne pode causar paralisia.

Cuidados Com O Seu Cacto

A maioria dos cactos gosta de várias pequenas refeições, melhor do que uma grande alimentação. Nunca traga o cacto para casa e coloque-o no sol brilhante, pois o sol queima como as pessoas. O cacto em vasos exige mais cuidado na rega do que no solo.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *