As flores perfumadas e duradouras do cravo são absolutamente maravilhosas para arranjos florais cortados ou secos. Eles são um dos favoritos dos floristas em todos os lugares, e você pode crescer o seu próprio!
Quando e Onde Plantar
Cravos podem ser cultivados em qualquer lugar e tipos de recipientes (preferencia pelos de materiais de barro), atraindo abelhas, pássaros e borboletas. Suas grandes flores duplas não deixarão de fazer você sorrir!
Adquira suas plantas de cravo no final do inverno ou início da primavera. Mantê-los em uma estufa fresca e ensolarada ou um local protegido ao ar livre, onde as temperaturas atingem 18 a 21 graus Celsius durante o dia e caem a no máximo 10 graus celsius à noite.
Etapas de Plantio em Vasos
Procure transplantar os cravos em vasos grandes o suficiente para conter várias plantas cada. Confira se esses recipientes tenham buracos para drenagem e preencha-os com um solo de envasamento de rápida drenagem. Para plantar um vaso de 25 centímetros, cavar quatro buracos espaçados uniformemente no solo em torno de sua borda e um buraco no meio.Retire cinco anões ou pequenos cravos de seus vasos de berçário e coloque-os nesses buracos. Ao embalar o solo ao redor das raízes, posicione as plantas de forma que suas coroas de raízes permaneçam ligeiramente acima do nível do solo.
Evite podar as plantas até que tenham nove a 10 pares de folhas por haste. Em seguida, corte cada haste nas quatro plantas exteriores aos três ou quatro pares de folhas, removendo os seis pares superiores, o que forçará as plantas a se ramificarem e produzirem mais brotos.
Deixe o meio sem plantas para proporcionar altura extra no centro do vaso. Faça a imersão de suas tesouras em uma mistura de 9 partes de água para 1 parte de lixívia entre cortes a fim de esterilizar.
Enfie a parte alongada do bico do regador sob as folhas das plantas enquanto rega, evitando o excesso de umidade, que causaria problemas com fungos. Não exagere na água, molhando até escorrer dos buracos de drenagem do recipiente. Volte a regar somente quando a superfície do solo estiver seca.
Os cravos não sobrevivem em excesso de umidade. Evite exagerar ao molhar a planta. Uma boa idéia é fazer o plantio em recipientes de barro, pois costumam drenar o excesso de água com mair rapidez.
A fertilização pode ser feita semanalmente com uma medida 20-20-20 limitando-se a metade desse potencial, ou seja, usando cerca de 1/2 colher para cada litro d’água. Mantenha essa medida de fertilização durante o outono, e pare no inverno.
Quando as flores na ponta de um caule se esvaem, morda aquele caule de volta para o primeiro lado, atire sob aquelas flores, para manter mais flores chegando. A perenidade de cravos é bem curta em seu ciclo, mas pode iniciar novos brotos a partir dos velhos.
Transferir do Vaso Para o Jardim
Cravos são perenes herbáceas valorizadas pela facilidade de cultivo e flores grandes e vistosas. As flores da planta são amplamente utilizadas em arranjos de flores cortadas e buquês devido à sua gama de cores, aroma e tamanho perfumados.Cada flor de cravo atinge até oito centímetros de diâmetro. Jardineiros normalmente crescem cravos no chão, embora possam se adaptar a recipientes com os devidos cuidados. Caso queira transferir seu cravo dos vasos para um jardim no chão, aqui vão algumas dicas.
O plantio pode ocorrer quase a qualquer momento. A melhor estação, no entanto, permanece no outono; se não, escolha a primavera (recuperação da vegetação). É claro que deve ser plantado fora do período de frio extremo. Se o tempo não for favorável, armazene seu cravo ao ar livre, mas protegido do vento.
Antes de transferir pra o buraco, coloque o seu torrão do vaso de molho por uma boa hora em uma bacia cheia de água. Faça um buraco com cerca de 2 vezes o diâmetro do recipiente. O fundo e os lados da terra serão soltos. A terra extraída é lançada para o lado. Misture em um bom composto ou um fertilizante natural adequado.
Então você tem que tirar o arbusto do pote. Incline o recipiente e puxe o cravo pela base do tronco. Após imersão em água, normalmente deve sair facilmente. Se as raízes saírem dos buracos no fundo do pote de plástico, corte-as. Note que a presença deles não é um bom sinal … Se o recipiente aderiu muito à planta, não hesite em usar os meios necessários para cortar ou quebrar o recipiente, sem danificar a planta.
Inspecione o fundo da bola de raiz. Se as raízes formam um “pão” (estão enroladas e retesadas sobre si mesmas), procure dar alguns golpes de tesoura de poda para ventilar e permitir que as raízes extrair e liberar.
Quanto ao plantio, utilize o auxílio de uma vara colocada no buraco para posicionar a bola de raiz no nível certo. Cubra tudo ao redor da terra. Molhe bem com o pé e regue generosamente. Para tornar as regas mais eficazes, forme uma pequena borda ao redor do buraco de plantio: isso concentrará a água na área útil.
Cuidados Relevantes em Vasos ou no Solo
Falar detalhadamente sobre isso demandaria quase um novo artigo. Então, vamos resumir em pequenos tópicos os tipos de cuidados que nunca são demais, mesmo no caso dos cravos. Geralmente é simples cuidar deles e eles estarão em grande forma se você lhes der os tratamentos certos.
Dê muita luz às suas plantas. Procure saber qual a quantidade ideal de sol que cada planta específica precisa. Regue suas plantas regularmente. A maioria das plantas precisarão de rega duas ou três vezes por semana. Use seu dedo para medir a umidade do solo. Fertilize suas plantas depois de algumas semanas, especialmente as plantas de interior, a cada duas ou três semanas.
Limpe a poeira de suas plantas e mantenha-as longe de aberturas de ventilação como aquecedores ou condicionadores de ar. Os cuidados mencionados até aqui são principalmente para as plantas em vasos armazenadas nos interiores de seu domicílio.
No caso de plantas ao ar livre, os cuidados são basicamente os mesmos do anterior, com algumas considerações adicionais. Por exemplo, a rega nesses casos depende do clima e do terreno onde suas plantas são plantadas. Em regra, também podem ser regadas duas ou três vezes por semana.
Remova frequentemente as ervas daninhas do seu jardim pois elas roubam nutrientes do espaço e do solo que, de outra forma, beneficiariam as plantas em seu jardim.
Cubra seu jardim com palha depois de alguns meses. Palha é um composto orgânico para ser colocado no topo do solo do seu jardim para evitar que as ervas cresçam e capturem a umidade. Tenha cuidado para não cobrir a base de seus cravos com palha porque isso limitará seu crescimento.
Cortar as plantas mortas ou doentes. E descarte esses galhos ou folhas se estiverem realmente doentes pois não servirão mais nem como cobertura. Podem contaminar as plantas próximas.
Você deve cortar flores mortas em uma planta. Isso estimulará um novo crescimento e removerá a flor polida e moribunda.
Plantas externas obtêm mais nutrientes do ambiente circundante do que plantas de interior, o que significa que precisam de muito menos fertilizantes. Basta fertilizar, portanto, uma vês por mês.