Home / Plantas / Como Cuidar da Quaresmeira, Fazer Mudas e Podar?

Como Cuidar da Quaresmeira, Fazer Mudas e Podar?

Hoje vamos falar um pouco sobre a quaresmeira, então se você gosta dessa planta fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

O nome científico dessa planta é Tibouchina granulosa, popularmente conhecida também como flor de quaresma. Faz parte da família Melastomataceae, é uma planta originária do nosso país, floresce o ano inteiro e é uma árvore de pequeno porte, podendo chegar a média, pode alcançar entre 8 e 12 m de altura, o topo dessa árvore é bem encorpada.

A expectativa de vida dessa planta é de 60 a 70 anos, o seu tronco mede cerca de 30 a 40 cm de diâmetro.

A sua folhagem tem o formado de uma lança, de forma estreita, coloração verde escura, recoberta por uma fina camada de pelos, textura similar ao couro, suas nervuras seguem o sentido longitudinal bem aparente.

As suas flores possuem 5 pétalas, elas tem cerca de 5 cm de diâmetro, o órgão masculino dessa flor é longo, suas pétalas têm a cor roxa, existe uma variação de cor de rosa chamada Kathleen. Elas aparecem apenas duas vezes ao ano, no período de fevereiro a abril, e também de agosto até outubro, sempre cercada por beija-flores.

O nome dessa flor foi escolhido com base no período em que ela floresce, justamente na quaresma.

Quando Podar a Quaresmeira?

Quaresmeira
Quaresmeira

A poda desta espécie é recomendada, especialmente para fazer uma limpeza, dessa forma devem ser removidos os galhos doentes ou ressecados. A poda também tem como função controlar o crescimento da planta.

Como Fazer Muda de Quaresmeira?

É bem fácil fazer uma muda dessa planta, visto que ela tem raízes flutuantes o que facilita bastante.

Precisamos de um solo bem drenado e rico em matéria orgânica.

Faça uma poda retirando um ramo da quaresmeira, escolha uma que venha com as raízes flutuantes.

Faço o plantio dessa raiz, cuide para deixar pelo menos 10cm abaixo da terra, em seguida já pode regar. Siga com essa régua por cerca de 10 a 15 dias, depois você não precisa mais se preocupar com régua diária, pois ela é uma planta de pouca manutenção.

Você pode plantar em vasos, desde que sejam grandes, ela vai crescer menos. O ideal é plantá-la direto no solo com uma espaço de pelo menos 3 m2 para que ela se desenvolva bem.

Como Cuidar da Quaresmeira?

Apesar de ser uma planta nativa do Brasil e de pouca manutenção, é importante se atentar a alguns cuidados. Siga com calma cada etapa, começando pela semente, preparando as mudas até o plantio.

É uma planta de clima tropical, subtropical e equatorial. Pode tolerar o frio subtropical.

Essa planta precisa estar exposta em sol pleno.

Por se tratar de uma espécie rústica o solo não faz muita diferença, mas ela ficará mais bonita em solo fértil, bem drenado, e com muita matéria orgânica. Com relação a régua, deve ser regular, o solo deve permanecer úmido levemente.

É importante fertilizar essa planta, com adubo orgânico junto com farinha de ossos, especialmente no período entre a primavera e o verão. Uma dica importante, é necessário regar a planta sempre antes de fertilizar.

Como Propagar a Quaresmeira?

https://www.youtube.com/watch?v=BaTlOPwoZ0M
Quaresmeira

Ela pode se propagar com sementes, mas nesse caso a chance de gerar uma planta é mais baixa,  outra opção é através da estaquia com seus galhos.

Sol e Quaresmeira

Com relação a melhor iluminação para essa espécie, ela precisa de sol o dia todo. É necessário que esteja exposta ao sol por no mínimo 6 horas diárias, só assim vai realizar a fotossíntese da melhor forma. Sendo assim ela vai crescer mais rápido e florescerá mais bonita e nos períodos esperados.

Quando falamos de sol pleno, é luz direta, ela não pode receber nenhum tipo de sombra. Por esse motivo, o ideal é que seja cultivada ao ar livre. Falta de luz solar pode deixar as folhas quebradiças e mais finas, além de atrasar o crescimento, fique atento.

Solo Ideal

Essa planta pode até nascer de forma espontânea, por isso o solo não deve ser uma grande preocupação. Mas alguns cuidados não serão demais, como um solo fértil e bem drenado para evitar o aparecimento das raízes, a profundidade também é bacana para que possa se expandir confortavelmente.

Um solo fértil é um solo enriquecido com nutrientes adubado com materiais orgânicos. Para se certificar que seu solo é fértil note que ela é mais escura, e nascem brotos de forma espontaneamente.

Você pode encontrar em lojas especializadas, ou até mesmo ser feito em casa usando a compostagem. Caso você não saiba, a compostagem é feita através de decomposição de algumas coisas como borra de café, cascas de alimentos, restos de salada sem tempero.

Água e Quaresmeira

Com relação a régua dessa planta, ela deve ser mais regular no primeiro ano de vida da planta, especialmente quando ainda é apenas uma muda. Nesse processo ela deve ser quase que diária, cuidando para não deixar o solo muito seco. Conforme vai crescendo e ficando mais forte, precisa de pouca água.

Quando ela já está bem desenvolvida, você pode molhar apenas de 15 em 15 dias. Quando a quaresmeira é adulta, ela consegue guardar mais água, assim se mantém sozinha. Nesse período, o cuidado maior é para não deixar o solo encharcado.

Umidade e Temperatura da Quaresmeira

Como dissemos, é uma planta de clima tropical e também subtropical. Por esse motivo ela fica bem entre 16º a 32º, essa é uma média desse tipo de clima. Em climas mais baixos ela pode até tolerar um friozinho, mas sem chances de sobreviver em temperaturas abaixo de 0º.

Antes de escolher essa espécie, verifique o clima de sua região, se for muito frio ou excessivamente quente pode ser um problema. Por se tratar de uma árvore, ela está diretamente exposta às mudanças climáticas.

Não se preocupe muito com a umidade. A dica padrão é regue mais em épocas de mais calor, e no período mais frio diminui a quantidade.

Fertilizantes

Anote na agenda para fertilizar no período correto que ocorre do fim do inverno até o final da primavera. Bem no começo da floração.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *