A vinca (nome científico Catharanthus roseus) é uma planta muito parecida com a violeta e que pode se apresentar nas cores branca e rosa. De cultivo simples, ela costuma surgir facilmente em qualquer jardim, sem necessitar de grandes cuidados. Além da função ornamental, ela é comumente usada como componente de remédios usados em diversas doenças.
Para ter uma ideia da importância dessa planta para a indústria farmacêutica, ela pode ser usada até mesmo em medicamentos que tratam alguns casos de leucemia. A videsina e a vincristina são duas substâncias presentes na planta e que servem como matéria prima para a produção das drogas.
Características da Vinca
Conhecida popularmente também como vinca rosa, vinca de gato, boa noite, vinca-de-madagascar e lavadeira, a vinca pode chegar a medir oitenta centímetros. Elas podem se propagar por sementes e mudas, preferindo locais bem iluminados para o desenvolvimento. Embora possuam flores bem exuberante, elas não apresentam perfume.
Outra característica importante sobre as flores é que elas podem ser encontradas durante todas as estações do ano e os seus frutos não podem ser consumidos pelos seres humanos. Existem diversas espécies de vinca, mas a maior parte delas exige uma rega regular para o desenvolvimento pleno. O seu cultivo em vasos é plenamente viável e é uma planta que pode fazer toda a diferença no seu jardim.
Como é o Cultivo das Vincas
Podem ser cultivadas em diversos tipos de solo , desde que elas possuam uma drenagem adequada. Um ponto importante é não esquecer de colocar pedras no fundo do vaso para facilitar que a água escorra de forma correta.
A vinca gosta de umidade, mas não resiste ao exagero. Assim, tome muito cuidado com o encharcamento, ok? Ela pode resistir à períodos de estiagem, desde que não fique muito tempo sem o acesso a água. Uma dica é observar se a terra está seca e em seguida fazer a rega.
https://www.youtube.com/watch?v=jHtEND8RzYY
Procure colocá-la em meia sombra ou em pleno sol. O maior acesso aos raios solares pode proporcionar florações mais frequentes. Dessa forma, se a sua intenção é ter flores durante todo o ano, o ideal é plantar a vinca em sol constante.
Mas, atenção! Caso a sua planta apresente folhas amarelas, procure dosar a quantidade de sol e de água, combinado?
Como Fazer Poda e Adubação da Vinca
Não esqueça que a adubação é muito importante para o crescimento saudável dessa espécie de planta. Coloque adubo de três em três meses e siga as instruções do fabricante do esterco.
Já a poda, deve acontecer de dois em dois anos. Não esqueça de retirar folhas e folhas estragadas para evitar que a planta gaste energia à toa. Quando são cuidadas de forma correta, as vincas podem florescer durante todo o ano e apresentar diversas variações de cores. A dica mais importante para obter florações constantes é não descuidar do adubo, ok? De forma geral, a vinca não sobrevive por muitos anos.
Multiplicação da Vinca
A polinização da vinca acontece por meio de animais como as borboletas e abelhas. Entretanto, é possível também que aconteça a autopolinização. Logo após esse processo, surge uma espécie de cápsula que com o passar do tempo se abre e acaba espalhando as pequenas sementes pretas.
A multiplicação da vinca também pode acontecer por meio de mudas retiradas de uma “planta-mãe”. Elas devem ser plantadas em terreno adequado e úmido. Com o passar dos dias, as raízes começam a se formar e a planta inicia o seu desenvolvimento pleno. Lembrando que a quantidade de água nessa etapa de plantio deve ser observada, já que a vinca não gosta de encharcamento.
Mesmo sendo uma planta muito forte, podem aparecer algumas doenças como a podridão da raiz e cochonilhas. Mais uma vez ressaltamos a importância de evitar o excesso de água para manter a saúde plena na planta.
Uso Medicinal da Vinca
Diversas civilizações utilizam a vinca há muitos anos para tratamentos de saúde. É o caso do uso das flores e folhas pelos indianos e africanos. Eles objetivavam tratar problemas como caspa, febre e até mesmo hipertensão
Entretanto, alertamos sobre a importância de procurar um médico especializado para avaliar a condição de forma profissional. A vinca pode ser considerada uma planta tóxica e pode causar problemas de saúde caso não seja consumida corretamente. Outro cuidado importante é com o acesso de animais e crianças à planta, já que alguns acidentes podem acontecer e ela pode causar até mesmo alucinações.
Ficha Técnica da Vinca
Confira agora as principais informações sobre a vinca:
- Pertence à família apocynaceae. São plantas nativas da região de Madagascar.
- Suas flores apresentam cores variadas e 5 lindas pétalas delicadas. Já as folhas, possuem uma cor marcante e muito bonita.
- Possuem propagação intensa por meio de sementes.
- Pode ser considerada tóxica e deve ser mantida longe de crianças e pets.
- A vinca possui diversos nomes populares, dentre eles, Vinca de Madagáscar e boa noite.
- O cultivo em vasos é simples e a planta costuma se adaptar em diversos tipos de solo.
- Podem chegar a atingir um metro de comprimento.
- Comumente são confundidas com uma espécie chamada maria sem vergonha e que pode ser consumida.
- Usada pela indústria farmacêutica, a vinca pode ser matéria prima para medicamentos usados no tratamento de leucemia.
- Adaptam-se melhor em climas quentes e não costumam resistir ao frio intenso e geadas. Outro ponto importante é que a vinca precisa de muito sol para se desenvolver e florescer. Já o solo, deve ser mantido úmido, mas sem encharcamento.
- Podem florescer durante todas as estações e a reprodução pode acontecer tanto por sementes, quanto por estaquia.
Encerramos por aqui e esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre a vinca. Não esqueça de deixar um comentário nos contando sobre a sua experiência com o plantio desse vegetal. Aqui no Mundo Ecologia você pode encontrar as melhores atualizações sobre plantas, animais e natureza. Que tal compartilhar esse conteúdo com os seus amigos e nas suas redes sociais? Esperamos te encontrar mais vezes por aqui! Até mais!