Saber como cuidar da onze-horas é importante para que se tenha um jardim bonito e florido. Essa planta é anual, pequena e carnuda, pertencente ao gênero Portulaca. Este compreende de 40 a 100 espécies que fazem parte da família Portulacaceae.
Se você deseja conhecer mais sobre essa espécie e como tratar dela com carinho, não deixe de ler o artigo até o fim!
Saiba Mais Sobre a Onze-Horas
Esta linda flor anual, rastejante e que se espalha, floresce lindamente com cores variadas e brilhantes. Estas variam do vermelho ao rosa e incluem amarelo, branco e laranja.
Fácil de cuidar, a onze-horas requer apenas muito pouca água e até resiste a secas e períodos sem cuidados. Será perfeita para seus jardins de pedra, paredes de pedra e também em caixas, arranjos de vasos e plantas suspensas. Muito vulnerável a baixas temperaturas, ela não sobreviverá abaixo de 5° C.
As flores onze-horas são flores sem cheiro, semelhantes a rosas, em tons bem coloridos e com variações em tons pasteis. As pétalas podem ser simples, duplas ou semi-duplas.
O mais engraçado e peculiar, é que, geralmente, essa planta fecha em dias chuvosos e nublados. Interessante, não?
Se você deseja saber mais à respeito de como cuidar da onze-horas, fique atento nas informações contidas no artigo abaixo. Confira!
Como Cuidar da Onze-Horas
Cuidados Gerais
As plantas onze-horas toleram muitos tipos de solo, mas preferem solos arenosos e bem drenados. Simplesmente elas adoram a luz do sol. Essas plantas são excelentes para tolerância a altas temperaturas e secas, e se propagam muito bem nessas condições.
A onze-horas é linda, mas pode ser um problema! Alguns métodos de controle podem ser necessários para impedir que as plantas se tornem invasoras para áreas onde não são desejadas. Essas adições maravilhosas se espalham facilmente e muito bem.
Algumas espécies não requerem atenção quando crescem e florescem. No entanto, você deve removê-las do jardim antes que a onze-horas tenha chance de espalhar suas sementes, pois elas podem tomar conta do jardim.
Você não precisa regar frequentemente para ter um cuidado adequado com a sua flor. A folhagem cilíndrica das plantas retém muito bem a umidade, portanto, não é necessário molhar regularmente. Quando for necessário, faça apenas uma rega leve, pois sua zona radicular é muito rasa.
Mais Alguns Cuidados
Para ter como cuidar da onze-horas, as semente e outras partes da flor devem ser semeadas na superfície do solo. Tal ação precisa ser feita após a última temporada de inverno.
Idealmente, a onze-horas deve ser cultivada em uma parte ensolarada do jardim, com diversos exemplares prosperando ainda mais em áreas quentes. O solo em que a planta crescerá deverá ser arenoso e pobre, com um pH de 5,5 a 7.
Se você resolver cultivar e quiser aprender a como cuidar da onze-horas, faça isso inicialmente em ambientes fechados. Faça isso com cerca de um mês e meio de antecedência.
Primeiro você precisa absorver as sementes da flor colocando-as no solo em um saco plástico. Em seguida, coloque na geladeira por cerca de 15 dias. Uma vez terminado esse tempo, coloque as sementes no solo, com bastante iluminação para germinar entre 21 e 30º C. Normalmente, leva cerca de uma a três semanas para que as sementes de onze-horas germinem. Depois de pronto, transfira para o jardim a uma distância de 15 a 60 cm, dependendo do tamanho das espécies.
Plantando da Forma Certa
O plantio da onze-horas é realizado preferencialmente na primavera. Deve-se manter uma distância de 15 cm entre as bases de cada caule. Essa flor exige que o sol seja fornecido corretamente, ou seja, todos os dias e em uma boa quantidade.
A adição de um pouco de fertilizante para plantas ajudará a sua maravilhosa plantinha a florescer. Se você quiser testemunhar o florescimento na primavera, comece a semear em um local protegido no final do inverno.
Se for transplantar para o chão, não faça isso na época de frio, pois a flor pode não resistir.
Remova as flores murchas regularmente, a fim de aumentar o porte das flores. Para ter como cuidar da onze-horas, a rega regular é a mais recomendada, caso esteja plantada em vasos, caixas de jardim e locais suspensos.
A Propagação das Plantas Onze-Horas
Em climas mais quentes, suas plantas podem se reproduzir e crescer sozinhas como flores anuais, ano após ano.
Além da propagação por sementes, para você dar início ao cultivo e para aprender como cuidar da onze-horas, basta ter algumas estacas. Começar a trabalhar com essas maravilhas é muito fácil. Apare as hastes irregulares e coloque-as sobre uma mistura de envasamento bem levemente úmida e bem drenada.
Use uma mistura para suculenta, para cacto ou uma mistura caseira, usando terra comum e areia grossa. Deixe o solo ficar quase seco antes de regá-lo novamente (e isso tem que ser pouco). Dentro de uma semana a 10 dias, as estacas produzem raízes e começam a crescer dentro de um mês.
Pragas ou Doenças Referentes à Onze-Horas
Não tem como cuidar da onze-horas sem ficar preocupado com as pragas e doenças que podem acometer a planta. Quando mantida em um ambiente bem ventilado, com solo bem drenado e muito sol, essa maravilha tem poucos ou nenhum problema. Se a planta for mantida muito úmida ou sofrer com o frio, poderá atrair pulgões.
O excesso de água e solos pouco drenados causam podridão nas raízes e nas coroas. Certifique-se de usar um solo com drenagem acentuada. O plantio de onze-horas em um canteiro ligeiramente elevado pode melhorar a drenagem e ajudar a evitar problemas com fungos.
Se você tiver alguma infestação de insetos, mosquitos e pulgões, use um repelente ou inseticida conforme necessário. Incentive os insetos predadores, como joaninhas e similares, para ajudar a manter essas pragas sob controle.
Devido ao baixo crescimento dessas plantas, lesmas e caracóis podem ser problemáticos. Isto é especialmente verdade se você tende a exagerar na água. Assim, solo seco e ventilação adequada desencorajam esses serezinhos tão incômodos que amam a umidade.
Se você tiver algum problema com eles, retire-os manualmente e use iscas de ou meios naturais de controle.
Aprendeu como cuidar da onze-horas? Não é tão difícil quanto parece. Levando em consideração as dicas dadas acima, você terá um jardim bem florido e cheio de vida.
Minha pergunta é se cada ano deve ser arrancada ou é suficiente que seja podada ou mais deixar que cresça naturalmente?