As plantas ornamentais são de estilos muito diferentes, podendo ser usadas para uma série de funções. Logo, dentro desse estilo há muitas possibilidades e formas de uso para as plantas em questão. Há, por exemplo, aquelas que são ótimas para servir de ponto focal, por serem coloridas e muito floridas.
Assim, essas são as plantas que as pessoas verão logo ao entrar no seu jardim, pois o seu brilho chamará a tenção de todos e fará com que seja simplesmente impossível não olhar para elas. Todo jardim ou parque precisa de uma planta assim, que servirá para levar o jardim adiante em termos de beleza.
Por conseguinte, muitas vezes as rosas, por exemplo, são utilizadas como ponto focal de jardins, já que possuem muitas cores, são perfumadas ao extremo e encaixam bem em praticamente qualquer ambiente. Portanto, o ponto focal é parte central do seu jardim.
Além disso, porém, há aquelas plantas complementares, aquelas que não chamarão tanto a atenção e apenas preencher espaços para dar a luz do brilho às outras.
Essas plantas podem recobrir o solo para evitar que a terra fique à mostra, podem estar presentes para indicar caminhos no chão e levar ao ponto focal ou podem simplesmente compor o arranjo ao lado do ponto de foco, servindo para levar os olhares ás plantas principais. De toda forma, o certo é que esse tipo de planta possui uma função chave em qualquer ornamentação, pois sem os complementos não seria possível destacar tanto as flores mais belas.
Assim, em um jardim que tenha apenas flores coloridas e bonitas, é possível que o excesso de informação faça com que deixe de ser tão interessante desfrutar daquela visão. De qualquer maneira, é importante entender como as plantas ornamentais pode ser utilizadas.
Um exemplo de planta usada como ponto focal, portanto, é a jasmim-dos-açores, um tipo de jasmim muito interessante, que mantém a cor branca característica e dá destaque a todo e qualquer jardim. Contudo, a jasmim-dos-açores também pode ser usada como cerca viva ou para o preenchimento de muretas.
Conheça a Bela Jasmim-dos-Açores
A jasmim-dos-açores é uma planta trepadeira, ou seja, que faz uso de outras bases ou até mesmo de outras plantas para crescer e se desenvolver com maestria.
Dessa forma, o uso da jasmim-dos-açores como cerca viva é muito indicado, pois essa planta dá brilho às divisórias e transforma cercas sem muita graça em verdadeiras obras de arte da natureza. Esse tipo de planta possui origem em Portugal, na Ilha da Madeira. Assim, com o clima litorâneo do local, a planta encontra no país todo o necessário para crescer e se desenvolver muito bem.
Contudo, pelo fato de as pessoas devastarem os ambientes naturais em que há presença da jasmim-dos-açores, recentemente a planta tem sido cada vez mais rara em Portugal, havendo poucas unidades da planta em todo o país. Um detalhe interessante sobre a jasmim-dos-açores é que a flor rapidamente se torna cheia, com muitos detalhes interessantes e um emaranhado de flores em pouco tempo.
Características da Jasmim-dos-Açores
A jasmim-dos-açores é uma planta trepadeira, o que torna mais complicado realizar a sua medição da foma correta. Contudo, em geral esse tipo de planta possui de 1,7 a 2,5 metros de altura. A planta costuma gostar do sol, mas não de sua incidência direta sobre ela. Dessa maneira, a jasmim-dos-açores pode ser criada à meia sombra, logo abaixo de árvores maiores e sem o contato direto com o sol.
Em algumas épocas do ano, como o inverno, quando o sol é mais fraco e menos frequente, pode ser interessante deixar a planta sob sol pleno, mas sempre analisando o quanto ela pode sofrer. Um detalhe interessante é que o ciclo de vida da jasmim-dos-açores é perene, embora a planta dê muito mais flores no fim do inverno e início da primavera, um período em que está muito fértil e costuma crescer de forma abundante.
As flores da planta, nessa época do ano, costumam ser muito atrativas para as borboletas e para outros animais, que fazem uso da planta para se alimentar. Por fim, a jasmim-dos-açores gosta de muitos climas e pode se dar bem em diferentes cenários, embora o mais comum seja que a planta prefira climas litorâneos e amenos.
Uso da Jasmim-dos-Açores no Paisagismo
A jasmim-dos-açores é muito usada para o paisagismo, até mesmo por conta das suas flores brancas tão belas e atraentes. Assim, a planta encaixa muito bem para compor divisórias e cercas, servindo para preencher espaços vazios e dar vida a essas partes das casas. Um fato que torna a jasmim-dos-açores tão interessante para isso é que as suas flores crescem apenas de forma contínua no fim do inverno, mas a planta permanecer forte e resistente ao longo de todo o ano.
Dessa maneira, a jasmim-dos-açores é uma ótima opção para que, deseja ter uma cerca viva em sua casa e ainda não sabe qual flor escolher. Além disso, a planta ainda pode servir muito bem para a composição de jardins, podendo se agrupar a árvores para ganhar ainda mais destaque.
Ou, então, ser colocada como ponto focal de uma ornamentação organizada, o que serve muito bem para quem deseja ter algo diferente no jardim. Assim, a jasmim-dos-açores serve para muitos tipos de jardins, como o italiano, o francês e o tropical. Logo, se você possui e deseja possuir um jardim, ter a jasmim-dos-açores é ótima opção.
Cuidados Com a Jasmim-dos-Açores
A jasmim-dos-açores encaixa muito bem em muitos climas, servindo para uma série de locais e ambientes. Dessa forma, a planta encaixa bem em muitos países de todo o mundo. Porém, é necessário que alguns cuidados sejam tomados para evitar problemas. No caso, adubar a planta no início da primavera é uma alternativa bastante interessante, por exemplo.
Ademais, no primeiro ano de plantio a planta deve receber água de forma frequente, o que será diminuído com o tempo. Outro ponto muito importante a levar em consideração é que a planta deve ter um solo de boa drenagem, evitando o acúmulo de água sobre o solo.