Por ser um país de clima tropical, o Brasil possui uma infinidade de variedades em relação a sua flora. É perceptível que, em países mais frios, as variedades botânicas são reduzidas, pois o clima não oferece boas condições para o crescimento e desenvolvimento de diversas plantas. Aqui no Brasil temos uma variedade de flores tropicais que, mesmo que não sejam nativas do nosso país, foram trazidas e se desenvolveram com facilidade nesse clima agradável. Vamos conhecer uma dessas flores que se desenvolveram aqui, adeptos de climas quentes e facilmente encontradas, mesmo sem serem nativas brasileiras. Vamos aprender algumas dicas sobre como cultivar, seus significados e características. Leia mais.
Características da Flor Ixora
A ixora também é chamada popularmente de mini vermelha, elas são praticamente arbustos, seu caule é lenhoso, ou seja, ele tem um aspecto endurecido ao invés de maleável. Sua ramificação é muito densa e é considerada uma planta perene, vamos entender mais sobre o que isso significa.
Perene é o nome dado a uma característica botânica para alguns tipos de plantas de vida muito extensa. Essa diferença é caracterizada pois algumas flores ou plantas não vivem mais que dois anos, as que se mantém resistentes por mais que dois ou três anos são consideradas plantas perenes. Elas possuem ciclos que permitem que elas se renovem e mesmo que suas folhas caiam em certas estações, elas voltam a ser cheias de vida.
Portanto, as Ixoras são plantas perenes, elas podem viver mais de dois anos. Sua altura pode chegar a dois metros e meio se as condições forem favoráveis. Suas folhas são coriáceas e suas flores podem ter cores laranjadas, vermelhas, amarelas e levemente rosadas. Sua floração ocorre mais precisamente em períodos de primavera e verão, porém, dependendo das condições elas podem florescer durante o ano inteiro.
Como citamos, o Brasil se tornou um bom lugar para a vivência de plantas de clima tropical que muitas vezes nem são nativas daqui. Um exemplo é Ixora. Essas plantas foram trazidas para o Brasil por um agrônomo francês, e ainda nem são francesas, alguns dizem que são asiáticas outros dizem que vieram da Índia. Foi introduzida primeiramente no estado de Pernambuco e depois com o tempo foi se estabelecendo em outros estados brasileiros.
Elas são muito utilizadas por jardineiros, paisagistas e até projetos de arquitetos. Elas podem formar um arbusto decorativo e podem servir até de cerca viva. São ótimas coberturas para muros, portões, formam divisórias em jardins ou simples decorações. Elas são muito cotadas para esse tipo de jardinagem pois são leves e naturais. Existem três tipos diferentes de ixora, conheça alguns.
Tipos de Ixora
- Ixora Japonesa: apesar do nome, ela não tem origem no Japão, mas sim na Malásia e Indonésia. Elas produzem flores com colorações mais fortes como vermelho, vermelho alaranjado, creme e rosada. Suas pétalas são mais pontiagudas e seu tamanho pode alcançar os 80 centímetros de altura. Elas não são muito usadas em jardins, são mais colocadas em vasos e alguns canteiros, essa espécie não funciona muito com cobertura de muros ou muretas.
- Ixora chinesa: essa é a maior das espécies, pode atingir até 10 metros de altura, suas folhas são coriáceas, ou seja, tem um aspecto que lembra o couro. As pétalas das flores são maiores, e as cores podem ser mais brandas. Floração dessa espécie forma uma espécie de mini buquê, o formato também lembra um guarda-chuva.
- Ixora anã: é uma ótima espécie para bordadura e contorno de canteiros e jardins, é mais rara e pode ser encontrada sob clima muito quente. Suas cores são mais claras e seu tamanho chegar somente aos 50 centímetros, suas folhas também são coriáceas, porém suas pétalas são mais resistentes.
Essas espécies têm algumas diferenças entre si porém no geral as características são parecidas e às vezes até iguais. Todas praticamente precisam do mesmo tipo de cultivo e cuidados vamos entender agora como cultivar e cuidar dessas plantas.
Como Cuidar: Mudas e Poda
- Rega: O ideal sobre a rega dessa planta é que, no começo de sua vida, seja regada no mínimo duas vezes por semana. Porém com passar do tempo as regas podem ser mais espaçadas, somente o suficiente para ela se desenvolver com saúde. Tenha muita atenção para que o solo não fique encharcado. A dica simples para a verificação do solo é: coloque o dedo no solo e caso ele volte seco, a rega é necessária, caso ele volte úmido, não será necessária.
- Solo: a preparação do solo é muito importante para o crescimento da Ixora. Prepare uma cova funda e a primeira camada precisa ser de areia e pedras para uma boa drenagem e absorção da água. Logo, em seguida, adicione terra e uma boa quantidade de matéria orgânica, pois essa planta gosta muito. Além disso, caso seja possível altere o PH, pois ela se identifica melhor com solos ácidos.
- Iluminação: como citamos, ela gosta de locais quentes, porém não só o clima ou temperatura. Ela precisa da luz solar direta. Portanto reserve para locais bem expostos, de forma que ela pegue no mínimo 6 horas de sol por dia.
- Cuidados: a poda será necessária somente para retirar algumas folhas que já estão secas, não é sempre, ela praticamente poda sozinha. Opte por fazer essa poda somente na primavera que é a época de seu crescimento, fora isso não é necessário. É interessante que se coloque uma sustentação maior em caso de ventos fortes para que ela se mantenha firme e resistente.
Para fazer a propagação dessa flor, utilize o método de estaquia. Na época de sua floração, ou seja, na primavera, retire estacas de 15 centímetros de comprimento. Escolha os ramos mais viçosos e novos. Em seguida, faça o replantio em locais com as condições favoráveis para o crescimento e desenvolvimento dessa planta.
Significado da Ixora
Muitas plantas possuem significados, e algumas pessoas acreditam muito neles e em que elas podem realmente atrair ou repelir certas coisas. A Ixora, especificamente, significa criatividade. Em outras palavras, ela pode significar atração pelas artes, a improvisação, a engenhosidade, e o artesanato.