O áster é um gênero que inclui 250 espécies diferentes, com tamanhos, hábitos de crescimento, forma, flores e resistência a condições climáticas extremamente variáveis, dependendo da espécie. Existem espécies perenes e espécies anuais. As flores são semelhantes às margaridas com coração amarelo ou laranja, podem ser isoladas ou múltiplas nos eixos terminais.
Como Cuidar da Flor Áster em Vaso, Podar e Fazer Mudas
O cultivo de da flor áster é bastante simples, mas é necessária uma atenção especial. São plantas muito rústicas que vivem indiferentemente ao sol e à sombra parcial. Eles crescem em qualquer tipo de solo, desde que sejam bem fertilizados e drenados.
Elas se adaptam a diferentes ambientes, multiplicam-se rapidamente e, portanto, devem ser divididos assim que as hastes engrossam demais, tendendo a não produzir mais uma floração luxuriante. Em dias muito quentes é necessário regar abundantemente, evitando molhar as folhas.
Embora sejam mais adequados para criar em bordas com outras variedades de plantas perenes, podemos cultivar flor áster em vasos também. Panelas grandes devem ser usadas para ter uma vegetação espessa. Um bom solo fertilizado deve ser usado e a planta deve ser colocada ao sol. As estrelas podem ser cortadas, especialmente as variedades médias e altas. Variedades anãs se adaptam bem ao cultivo em vasos.
A flor áster forma verdadeiros arbustos compostos por longos caules que começam a crescer na primavera, depois de passar o inverno no subsolo. A flor áster é muito resistente a qualquer tipo de temperatura (tolerância às temperaturas de inverno até -15°/-20°C), mas a temperatura ideal é aquela compreendida entre 17 e 24°C.
A flor áster é uma planta de locais ensolarados, onde floresce por longos períodos. Se o solo estiver sempre úmido (mas sempre prestando atenção à drenagem), ele poderá tolerar até a sombra parcial. A flor áster não é podada, mas no final do outono, após a floração, as hastes são cortadas a cerca de 15 cm do solo.
A muda da flor áster pode ser feita semeando, na primavera ou dividindo os tufos no outono. A reprodução por semeadura ocorre na primavera. Quando as plantas atingem uma altura de cerca de 10 cm, são transplantadas para recipientes individuais, com a planta em pleno terreno na primavera seguinte. No entanto, os resultados são muito variáveis. A muda por divisão dos topetes é realizada após a floração.
A Floração de Planta Áster
Áster têm uma floração extremamente abundante, que dura muito tempo. Nesse período, as flores áster são facilmente encontrados no jardim em todas as cores, variando de branco, rosa, fúcsia, azul, lilás, violeta profundo com flores simples ou muitas pétalas.
Dependendo da espécie, a flor floresce durante a temporada de verão até o início do outono. Para ter uma boa floração a cada três ou quatro anos, é necessário dividir a planta. A operação ocorre no final do outono, após o final da floração ou na primavera, usando uma faca afiada.
Os jatos, escolhidos entre os mais vigorosos, devem ser plantados imediatamente ao lado da antiga, mas sempre deve ser respeitada uma distância aproximada de meio metro. Se, por outro lado, não estiver dividida, a estrela deve ser podada drasticamente, sempre no final do outono, adicionando ao solo um fertilizante granular de liberação lenta.
Quase todas as estrelas têm um desenvolvimento rizomatoso perene adequado para o cultivo no solo, com raízes resistentes ao calor e frios, e são perfeitos como plantas de fronteira vistosas; Você pode optar por cultivar essas plantas em combinações de cores sem a intervenção de espécies diferentes ou combiná-las com outros gêneros.
As plantas de flor áster são plantas extremamente robustas, na borda da erva daninha, são plantas estoloníferas: propagam-se (através de estolões ou caules subterrâneos) em toda a área que dispõem, abrindo espaço poderosamente.
A flor áster é um gênero que inclui 250 espécies diferentes, com tamanhos, hábitos de crescimento, forma, flores e resistência a condições climáticas extremamente variáveis, dependendo da espécie. Existem espécies perenes e espécies anuais. As flores são semelhantes às margaridas com coração amarelo ou laranja, podem ser isoladas ou múltiplas nos eixos terminais. Exemplos:
Aster Novi-Belgii
Esta espécie é difundida na área de Nova York e nos vastos territórios que se estendem entre a Terra Nova e a Geórgia, e prospera tanto em áreas próximas aos centros habitados quanto em campos abertos, desde que o solo seja úmido e, possivelmente, não muito distante da costa do mar.
Sua altura é de cerca de 120 cm, com flores de várias cores também na natureza: geralmente são de cor azul-violeta, mas podem tornar-se azul profundo, roxo escuro, rosa ou até branco. Suas numerosas cultivares têm cabeças muito maiores que as do tipo de espécie (até 5 ou 6 cm), mesmo com uma fileira dupla de flores de raios multicoloridas e abundantes, enquanto a altura da planta pode ser baixa (40 a 50 cm) ou até gigantesco (150 cm).
Aster Novae-Angliae
Esta espécie é amplamente distribuída no território da Nova Inglaterra, atingindo o norte até Quebec e o sul até o Novo México. É amante de espaços abertos e ensolarados ou vivendo à beira da floresta, desde que o solo esteja sempre bastante úmido.
Sua altura chega a 180 cm, com flores roxas geralmente escuras, que às vezes se tornam vermelho-púrpura, rosa escuro e raramente brancas. O tipo de espécie nunca é oferecido no mercado, enquanto suas inúmeras cultivares, entre 90 e 180 cm de altura, são capazes de satisfazer todas as necessidades.
Aster Amellus
É uma espécie difundida nas colinas e montanhas francesas e alemãs, suíças, caucasianas e outras euro-asiáticas. Geralmente não vive acima de 1400 m de altitude e prefere solos calcários, bem drenados e férteis, onde forma tufos compactos de caules floridos cuja altura mede cerca de 20 a 50 cm.
Suas “flores” têm cerca de 2-3 cm de largura e são muito vistosas devido ao contraste entre o disco central amarelo e a “corola” externa de uma bela violeta azul, que, no entanto, sempre na natureza, às vezes se transforma em roxo ou rosado. As cultivares são ainda maiores, mais bonitas e produzem folhas que podem medir até 90 cm, com flores multicoloridas de 5 a 6 cm de diâmetro.