A espada de São Jorge se trata de uma planta que tem origem africana. Possui amplo significado religioso, como no Candomblé – Ogum. Também é considerado um santo para o Catolicismo Romano: São Jorge da Capadócia.
Essa curiosa planta é utilizada por muitos arquitetos e decoradores de interior para projetos paisagísticos, tanto dentro quanto fora das casas, porque não requer muitos cuidados e dá um toque de cor ao ambiente, que por muitas vezes só tem cores frias.
Ainda, a espada de São Jorge também é conhecida como uma planta que tira o mau-olhado, gerando proteção para a casa. É por isso que muitas pessoas a deixam perto da entrada de residências.
Essa espécie suporta variadas condições climáticas, como solos áridos, calor tropical e clima frio. A temperatura ideal para seu cultivo é de 13 º C a 24 º C.
Que tal saber mais sobre a espada de São Jorge? Como cuidar da espada de São Jorge, fazer mudas e podar?
Acompanhe-nos e saiba tudo isso e muito mais!
Como Cuidar da Espada de São Jorge?
Vamos a alguns detalhes bem importantes para cuidar adequadamente da espada de São Jorge. Essa planta tem algumas peculiaridades de cultivo e cuidados em relação a muitas outras. Preste atenção, então!
1 – Iluminação: luminosidade adequada para o plantio da espada de São Jorge é a de meia-sombra, porém a planta suporta também o contato direto com a luz solar.
2 – Regas: a planta demanda baixa manutenção, precisando de regas apenas a cada 20 dias.
Atenção: o substrato da planta já deve estar úmido na hora da rega. O excesso de água gera o apodrecimento das raízes. Antes de regar novamente sua planta, utilize seu tato para checar se a terra está seca.
3 – Adubação: as adubações com a motivação de realizar a reposição dos nutrientes, podem ser feitas até duas vezes ao ano, ao dissolver uma colher de sopa do granulado de adubo NPK 10-10-10 em 2 litros de água.
4 – Local: os vasos são os locais mais indicados para o plantio da espada de São Jorge. Ainda, os recipientes de cerâmica são os melhores, porque eles retêm a umidade e, assim, garante que a terra ficará fresca por mais tempo, e possibilita as regas espaçadas. É importante se certificar que ele tenha furos de drenagem no fundo.
Como Fazer Mudas de Espada de São Jorge
A melhor época par fazer mudas da espada de São Jorge e plantá-las é entre os meses de maio, junho e julho. Vale saber que há 2 formas mais usuais de fazer mudas e realizar o plantio delas. Vamos aprender?
1 ª forma: consiste em separar uma touceira (a parte da planta que fica no solo), que contenha pelo menos uma folha e um rizoma, que é o caule subterrâneo, que possui as substâncias nutritivas da planta e vai possibilitar o crescimento da nova muda.
Além disso, siga as dicas abaixo:
- A muda da espada de São Jorge deve ser plantada em um vaso, que deve ser forrado com argila expandida e coberto com uma manta bidim, o que concretiza uma combinação ideal de irrigação e drenagem.
- Para evitar que o composto orgânico que será colocado para auxiliar no crescimento mofe, preencha 1/3 do recipiente com areia peneirada.
- O próximo passo é adicionar um pouco de composto orgânico, que pode ser húmus de minhoca, ou compostagem de fundo de rio, e após isso, compactar a mistura levemente com as mãos.
- Para finalmente plantar a muda, coloque a terra na lateral do vaso, coloque a muda no centro e preencha o vaso nas laterais até ela ficar firme.
- As laterais do vaso podem ser preenchidas com um material chamado casca de pinus, que auxilia a manter a umidade e é utilizado como matéria orgânica.
2 ª forma: a segunda forma de fazer mudas de espada de São Jorge é cortando pedaços de sua folha em 10 cm de comprimento e enterrar eles na areia úmida. Uma boa solução para manter a areia úmida é cobri-la com um saco plástico.
Depois disso, em pouco tempo você já pode esperar que raízes apareçam.
Além disso, existe, ainda, outra possibilidade de plantar e fazer muda da espada de São Jorge e essa é inusitada: cultive a planta dentro da água. Aos poucos, a planta irá soltar mudas, que podem ser retiradas e plantadas onde você quiser.
Como Podar a Espada de São Jorge?
Eis um cuidado muito importe! Ao contrário de muitas espécies de planta, a espada de São Jorge não necessita (e nem deve) ser podada com freqüência. Isso porque a poda pode inibir o crescimento da planta.
A espada de São Jorge já apresenta um crescimento reativamente lente. Podar com freqüência, então, pode desestimular ainda mais esse crescimento e até lesionar a planta, que pode até acabar morrendo.
Assim, faça podas apenas para remover folhas envelhecidas. Evite cortes, pode remover partes danificadas com mãos mesmo, cuidadosamente.
De Olho Nas Pragas
A espada de São Jorge está sujeita a atrair algumas pragas específicas. Por isso é bom ficar atento aos primeiros sinais de ataque, além, é claro, de prevenir que tais pragas atinjam a planta.
As principais pragas que atacam e danificam a espada de São Jorge são os ácaros Tetranychidae e o inseto Cochonilha-farinhenta. Esses agressores passam a habitar partes da planta e se alimentarem dela.
Sempre confira se há algo de anormal com a sua planta, como manchas, farelos, etc. Ainda, é possível prevenir o ataque essas pratas á espada de São Jorge, borrifando álcool na planta, de 1 a 2 vezes na semana.
Ainda, a cada 15 dias, você pode lavar as folhas com água morna e passar um pano delicadamente.
Características Gerais da Espada de São Jorge
A Espada de São Jorge tem as seguintes características: ela é uma espécie herbácea, que não possui caule.
Já as suas folhas têm consistência suculenta e são largas e achatadas, crescendo direto do rizoma (que é uma espécie de caule que cresce de forma horizontal e pode ser subterrâneo ou aéreo). Ela pode chegar até a um metro de altura.
As suas flores podem ter coloração branco-amarelada e são muito perfumadas e pequenas, geralmente aparecendo no verão. Mas a maior beleza dessa planta são as suas folhas, de tons verdes e com manchas transversais em verde escuro e as bordas amarelas.
Classificação Cientifica da Espada de São Jorge
- Reino: Plantae
- Divisão: Magnoliophyta
- Classe: Liliopsida
- Ordem: Asparagales
- Família: Ruscaceae
- Género: Sansevieria
- Espécie: S. trifasciata
- Nome binomial: Sansevieria trifasciata
Curiosidades Sobre a Espada de São Jorge
Depois de saber Como cuidar da espada de São Jorge, fazer mudas e podar, fique por dentro de algumas curiosidades sobre essa planta tão e popular:
- A espada de São Jorge possui outros nomes populares curiosos, como: língua-de-sogra e rabo-de-lagarto.
- Atenção quando for cultivar a espada de São Jorge em casa. A planta pode ser um risco para animais domésticos, se as folhas forem consumidas pelos pets. Elas apresentam certo grau de toxidade aos animais, como dificuldades respiratórias e musculares. Assim, coloque a espada de São Jorge fora do alcance dos animais.
- Você sabia que a espada de São Jorge devolve ao ambiente, altas quantidades de oxigênio? Isso é ótimo para purificar o ar que respiramos!