Eu desconheço alguém que não fica encantando com a beleza das flores, principalmente com esta variedade impressionante que existe em nosso país, fico pensando como ainda podem existir pessoas que possuem a capacidade de destruir a natureza. Enfim, hoje eu lhe trouxe uma das espécies mais impressionantes dessa nossa flora maravilhosa!
Algumas Coisinhas Sobre a Brinco de Princesa
Pelo nome já dá para notar que se trata de uma flor com uma beleza incomparável, saiba que você ainda pode achá-la por aí com outros nomes como, por exemplo: lágrima, agrado, brinquinho e fúcsia.
Apesar dos muitos impactos que nós seres humanos causamos a natureza, está flor possui tal beleza graças a algumas alterações científicas. Pelo menos aqui nossas atitudes não foram com o intuito de destruir e sim de criar novas possibilidades.
De Onde Ela Vem?
A Brinco de Princesa é originária lá das Cordilheiras dos Andes, longe não? Mas para nossa alegria ela pode ser vista aqui no Brasil em lugares como: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e também na Serra do Mar.
Lembrando que as alterações genéticas foram feitas a partir das espécies existentes nas Cordilheiras dos Andes.
Um Símbolo Brasileiro
No Rio Grande do Sul a Brinco de Princesa é considerada um símbolo bastante representativo do Estado pelo fato de possuir alta resistência quanto ao clima frio do lugar.
Características da Flor
Ela possui uma variedade de cores com tons bastante vivos, alguns deles são: Salmão, violeta, laranja, lavanda, azul, vermelho e escarlate. Particularmente a que mais me chamou a atenção foram as com pétalas roxas e violetas.
Saiba que este tipo de planta possui alta capacidade de produzir alterações em si mesma, sendo assim, você pode encontrar espécies com ramos eretos, ou então, caídos e para te deixar ainda mais impressionado (a), pode haver combinações dessas duas características em uma única flor.
A Brinco de Princesa possui um tamanho notável de 1 a 2 metros, sendo que as suas pétalas podem ser pequenas ou grandes e ficam apontadas para baixo, é incrível como ela pode se apresentar de tantas formas as quais nem podemos mensurar.
A parte a qual sustenta a flor é bem cumprida e possui o nome de pedúnculos, mas como eu quero facilitar a sua vida e também a sua compreensão, falo sempre em português claro. Rsrsrsrs!
O Período da Brinco de Princesa
Já mencionei que está planta possui variações imensuráveis não foi?! Então, saiba que ela pode ser vista em qualquer estação, porém, especulações apontam que é mais provável vê-las no verão e também na primavera, tudo vai depender do ambiente o qual ela está.
Como Cultivar e Regar Esta Planta
Eu já percebi que quanto mais bonita e delicada é a flor, mais ela precisa de cuidados especiais para manter a sua beleza ao longo de toda a sua vida, lembre-se de que as mudanças de estações e também de clima interferem diretamente na saúde das plantas, e com a Brinco de Princesa não é diferente.
Eu separei para você algumas dicas de como manter sua Brinco de Princesa longe de qualquer dano causado pelo tempo, eu sugiro que siga cada passo fielmente sempre atento(a) aos detalhes.
Primeiramente, saiba que esta espécie possui uma certa sensibilidade a luz, sendo assim, não a coloque em contato direto com ela, procure deixá-la em locais onde a incidência de sombras é sempre constante.
Nas áreas em que o clima é tropical, subtropical e mediterrâneo você vai ter bastante sorte com elas, pois nestes lugares a planta se desenvolve com uma facilidade incrível, é claro que é preciso observar alguns cuidados.
O solo em que a Brinco de Princesa vai ser plantada deve ser sólido e rico em nutrientes, ela é bem exigente quanto a isso. Outro ponto importante é que a terra precisa possuir boa drenagem, aquelas que permanecem sempre encharcadas não são nada boas para o plantio dessa flor.
Fique atento(a) nos períodos de calor hein: devido ao alto impacto do sol você sempre precisará regar o solo constantemente, mas sem deixá-lo exageradamente úmido.
Nas estações mais frias como no inverno é necessário que você realize umas adubagens para manter a planta forte para a chegada do período de florescimento.
Como Fazer Mudas
https://www.youtube.com/watch?v=Q7eJ8w5NOOs
Se você quiser multiplicar o seu Brinco de Princesa poderá fazer isso através de ramos ou sementes, isso não é nenhuma novidade visto que a maioria das plantas são reproduzidas assim.
Não pense que a reprodução é tão fácil, ela precisa ser realizada exatamente no final da primavera e no início do outono.
Se você prefere fazer a multiplicação da flor através dos ramos, saiba que eles devem ser retirados enquanto jovens e com um tamanho de 8 a 10cm.
Caso opte por fazer o processo através das sementes é necessário lavá-las para retirar toda a poupa e depois colocá-las em um vaso ou sementeira, não se esqueça de que precisa furar o vasinho para ocorrer a drenagem da água que você usará para regar a planta.
Onde Colocá-la?
A Brinco de Princesa é uma flor que não se encaixa bem em ambientes fechados, caso queira fazer um evento em salões ou em qualquer outro local isolado, ela não servirá muito bem para isso.
Este tipo de flor é adequado para locais abertos, como campos, sítios e outros ambientes em céu aberto.
Unindo o Útil ao Agradável
Se você é do tipo de pessoa que além de gostar de flores adora admirar a beleza dos pássaros, então saiba que a Brinco de Princesa é a sua melhor opção, por serem repletas de néctar, passarinhos como o lindo Beija Flor estarão sempre voando de um lado para o outro no seu quintal.
Como ponto negativo, você precisa saber que ao cultivar uma planta que possui uma alta quantidade de néctar, elas podem atrair muitas abelhas e te dar um pouquinho de trabalho.
Espero que esta matéria tenha sido muito útil a você, saiba que em breve estarei disponibilizando outros conteúdos tão legais quanto este.
Obrigado e até a próxima!