Os cogumelos comestíveis já não são uma verdadeira novidade no mundo da culinária, sobretudo para aquelas pessoas que gostam de experimentar coisas novas e estão sempre à procura de alimentos diferenciados.
Contudo, o certo é que cada vez mais pessoas se unem ao grupo daqueles que adoram esse tipo de alimento, já que os cogumelos possuem muitos efeitos positivos para o corpo e podem até mesmo substituir alguns alimentos que causam prejuízos ao nosso organismo. Isso porque, além de ser natural e completamente de acordo com a vida na natureza, o cogumelo comestível possui propriedades muito bem aceitas pelo corpo humano.
Uma delas, por exemplo, é a fartura de proteínas encontrada nesse tipo de comida, o que faz com que muitas pessoas que não comem carne por alguns motivos façam a escolha pelo cogumelo comestível.
Assim, os cogumelos originários da Ásia rapidamente tomaram o mundo e hoje já estão disponíveis em quase todas as partes do planeta. Atualmente, para se ter noção do quanto os cogumelos se tornaram especiais para muitas pessoas e bastante populares por todo o planeta, existem cerca de 12 mil espécies diferentes já catalogadas.
Dentre essas, cerca de 2 mil espécies são comestíveis e podem compor a alimentação humana sem causar prejuízos ao corpo e ao organismo. Pelo contrário, os benefícios dos cogumelos são inúmeros e é muito positivo que se consuma cogumelos com frequência.
Os Benefícios dos Cogumelos
Entre os benefícios dos cogumelos, é possível citar o fato de os cogumelos conterem pouquíssimas calorias e, portanto, servirem muito bem para quem deseja perder peso de maneira natural. Isso porque, por possuir poucas calorias e ser rico em proteínas, o cogumelo pode servir muito bem como um substituto da carne de origem animal, por exemplo.
Dessa forma, a sua alimentação permanece rica em proteínas, que são fundamentais para realizar todas as reações do organismo, e você ainda mantém uma dieta menos calórica.
Ademais, além do fator calórico, os cogumelos são muito bons para a saúde por conter poucos carboidratos em comparação com a maioria dos alimentos que consumimos no dia-a-dia.
O que acontece com os carboidratos é que eles são positivos para o corpo, mas não se ingeridos em grandes quantidades, como a maioria das pessoas fazem. Pois, se consumidos em grandes quantidades e de maneira contínua, os carboidratos fazem com que a pessoa perca energia e, em alguns casos, possa até mesmo acumular mais glicose no sangue do que o normal.
Como efeito de ambos, o que se tem são pessoas menos dispostas no dia-a-dia e, naturalmente, mais propensas a engordar e a ter uma rotina pouco atrelada aos esportes. Além disso, o cogumelo comestível em geral possui forte ação antioxidante, o que tornas as células do seu corpo mais rígidas e impede que a pele fique feia e frágil, por exemplo.
Assim, entre outras coisas a ação antioxidante serve para curar as feridas de maneira mais veloz, fazendo com que a pessoa se torne mais forte e menos propensa a diversos problemas de saúde.
Por fim, os cogumelos ainda são importantes como fonte de vitamina B12, que ajuda manter o metabolismo e o sistema nervoso em bom funcionamento ao longo do dia.
Contudo, você certamente já se perguntou como fazer para guardar os cogumelos frescos sem que eles apodreçam. Por mais que a missão possa parecer complicada para quem não possui muita intimidade com os cogumelos, existem diversas maneiras de realizar o armazenamento dos cogumelos frescos e todas são muito eficazes. Portanto, se você quer aprender a guardar os cogumelos da forma correta, preste atenção.
Veja abaixo mais informações sobre o correto armazenamento dos cogumelos frescos.
Como Conservar os Cogumelos Frescos Congelando-os?
Uma maneira muito comum de conservar os cogumelos frescos quando não se pretende utilizá-los logo de cara é o congelamento. A verdade é que quem trabalha com culinária e alimentos sabe que o congelamento é um aliado extremamente forte para manter a comida em bom estado. Portanto, é bastante positivo também que se congele os cogumelos frescos.
Antes de congelar os cogumelos, é importante que você os lave bem e os limpe já da forma que quer, pois isso tornará mais fácil o seu trabalho quando for necessário descongelar o alimento.
Como Conservar os Cogumelos Frescos Cozinhando-os?
Uma forma de guardar os cogumelos é cozinhar cada um deles e depois mantê-los armazenados para o uso futuro. Por mais que não pareça, cozinhar os cogumelos é uma forma eficaz de evitar que eles apodreçam e sejam perdidos com o efeito do tempo.
Antes de cozinhar os cogumelos, deixe-os por 5 minutos em uma mistura com uma colher de chá de suco de limão, um pouco de água e meia colher de chá de ácido cítrico. A solução serve para impedir que o cogumelo mude de cor.
Em seguida, basta que você cozinhe os cogumelos inteiros por cerca de 5 minutos. O tempo é o suficiente para os armazenar em seguida. Depois, deixe que os cogumelos esfriem e os guarde muito bem para evitar futuros problemas.
O que acontece nesses casos é o que o cogumelo perde água para o meio, fazendo com que ele se torne mais resistente.
Como Conservar os Cogumelos Frescos Desidratando-os?
Cozinhar os cogumelos é bastante útil para guardá-los em seguida, mas o melhor método nesse sentido, logo após o congelamento, é a desidratação. Isso ocorre porque, sem água, o cogumelo levará mais tempo para apodrecer e, assim, se tornará menos propício ao efeito do tempo.
A tática é parecida com o uso do sal na carne, já que isso também a conserva por mais tempo e impede o efeito do apodrecimento.
Para desidratar o cogumelo, basta deixá-lo no sol até que ele fique completamente seco. Porém, isso pode ser um problema se você tiver animais de estimação ou muitos insetos por perto. Logo, o ideal é que você deixe o cogumelo no varal de roupas para secar, pois assim estará em um local alto.
Outra forma eficaz de secar os cogumelos é usar o próprio forno da sua casa para isso, já que assim os cogumelos serão desidratados de forma mais rápida. Porém, tenha cuidado para não queimar o alimento.