O gengibre é um tipo de planta herbácea, da família das Zingiberaceae, que tem sua origem na Ilha de Java, Índia e China na Ásia. Essa herbácea acabou sendo muito difundida no mundo pelas regiões tropicais.
O gengibre é popular no mundo todo, sobretudo, pelas suas diversas maneiras de uso. Ele é bastante utilizado, por exemplo, na medicina japonesa como óleos de massagem, na medicina chinesa como uma forma de combater a perda de apetite, membros frios, diarreia, vômitos e dores abdominais.
O gengibre apresenta, ainda, ação antioxidante e anti-inflamatória é recomendado para pessoas que padecem de refluxo.
Já na gastronomia o gengibre é muito utilizado em países asiáticos para temperar frango e fazer conservas. Em países anglo-saxões, a sua presença se dá na produção de biscoitos típicos de natal (conhecidos como gingerbread). Ele é muito utilizado também para fazer chás e faz parte da confecção de drinks, como o Moscow Mule.
Você utiliza também o gengibre no seu dia a dia? Que tal então saber Como conversar o gengibre por mais tempo e outras informações interessantes? Fique por aqui!
Conservando O Gengibre Na Geladeira
Por conta de todos esses fatores, seja o uso na medicina ou na gastronomia, criou-se um grande interesse em manter o gengibre em bom estado o mais tempo possível. É muito rara a utilização de uma peça inteira de gengibre de uma vez. O mais comum é necessitar de pequenos pedaços aos poucos, de acordo com a receita ou doença que se tem.
Para ter melhores condições de conservação é necessário escolher o gengibre mais fresco e começar o preparo logo após ter comprado ele. Os gengibres mais frescos possuem uma fragrância fresca e picante, e sua casca é bem lisa. Ele deve ser “pesado” e firme quando você o segurar. Não escolha os gengibres que estiverem enrugados ou um pouco moles, porque esses já não são frescos.
É importante frisar que não deve ser escolhido nenhum gengibre que esteja molhado, úmido ou que apresente mofo, porque estes já estão comprometidos e não vão durar muito.
Na geladeira, o gengibre pode ser guardado por até três semanas. Se você calcular que esse tempo não for suficiente para que use toda a peça de gengibre que tem, o melhor então é congelar o restante.
E para conservar o gengibre por mais tempo, siga as seguintes recomendações:
– Guarde o gengibre em um saco plástico vedado. Ele pode ser colocado com casca no saco, o mais importante é retirar todo o ar, pois acaba fazendo o processo de decomposição.
– Depois de colocar o gengibre no saco plástico, escolha a gaveta de vegetais da geladeira para armazená-lo. Assim, ele vai continuar crocante e fresco por várias semanas.
– Se você já tiver descascado o gengibre e então decidir colocá-lo na geladeira, faça o mesmo processo, porém saiba que ele não vai durar tanto tempo como seria com a casca.
– Ainda no armazenamento na geladeira para conservar por mais tempo o gengibre, você pode optar por deixar o gengibre com casca e colocar em volta dele, envolvendo-o, um papel toalha para evitar que ele fique exposto ao ar ou com partes descobertas, e em seguida guardar o gengibre num saco de papel, novamente tirando todo o ar do saco e guardando ele na gaveta de frutas.
Este outro método para armazenamento na geladeira é o que demanda menos apetrechos, mas é o mais rápido e fácil. Ele serve para quem vai utilizar em pouco tempo o gengibre. Coloque o que sobrou do gengibre em um saco de papel e guarde-o na gaveta de verduras.
Uma solução mais elaborada para conservar o gengibre é guardar ele fresco e descascado em uma jarra ou qualquer recipiente que esteja lacrado, submergindo-o em uma aguardente ou então num líquido ácido. Podem ser utilizados diversos tipos de líquidos para essa solução, como por exemplo:
- Vodka;
- Saquê;
- Vinagre de arroz;
- Xerez seco;
- Vinho de arroz;
- Suco de limão fresco
Observação: vale saber que o ingrediente mais utilizado é a vodka ou então o xerez e que a vodka apresenta os melhores e mais duradouros resultados, mas, pode alterar pouco o sabor do gengibre.
Como Conservar O Gengibre No Congelador
Quem escolhe armazenar o gengibre no congelador geralmente não faz um uso frequente da planta. O método mais eficiente para esse armazenamento de conversação é o que usa papel filme. Aprenda:
– Enrole o gengibre ainda com a casca em um pedaço de plástico filme PVC, cobrindo-o completamente (indicado dar 2 voltas).
– Após isso, você deve colocar ele dentro de um saco plástico de armazenamento que tenha a opção de ser lacrado, tirando sempre o ar extra. Desta forma você terá o gengibre fresco por meses.
Características Gerais Do Gengibre
O gengibre é uma planta pode atingir até 1 metro de altura, tendo folhas verdes escuras que nascem a partir de seu caule de grande espessura, duro e subterrâneo – o rizoma. O gengibre possui flores, que tem a característica de serem tubulares, de cor amarelo claro e com formato de espigas retas.
Classificação Científica Do Gengibre
A classificação cientifica oficial do gengibre é:
- Reino: Plantae
- Divisão: Magnoliophyta
- Classe: Liliopsida
- Ordem: Zingiberales
- Família: Zingiberaceae
- Género: Zingiber
- Espécie: Z. officinale
- Nome Binominal: Zingiber officinale
Curiosidades Sobre O Gengibre
Agora que você conhecer 2 formas eficientes de Como conservar o gengibre mais tempo, confira algumas curiosidades bem interessantes!
- Outra forma de chamar o gengibre no Brasil é “mangarataia”.
- Como já fora citado, o gengibre é uma planta herbácea. É comum que as pessoas o confundam com uma raiz, devido ao seu aspecto.
- Sabe de onde vem o toque picante do gengibre? Vem de um agente que a planta tem chamado de “gingerol”. Além de conferir o sabor peculiar dessa planta, essa substância tem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, que podem proteger o nosso organismo de diversas bactérias e fungos.
- O gengibre ajuda na perda de peso. Isso porque ele tem funções de acelerar o metabolismo, o que estimula a queima de calorias.
- No Brasil, aponta-se que o gengibre chegou durante no século XVI, por meio dos colonizadores europeus.
- Um dos estados que é considerado o maior produtor de gengibre no Brasil é o Espírito Santo.
Atenção! O gengibre tem diversas propriedades, mas algumas pessoas devem consultar m profissional antes de consumir a planta, em especial, em excesso. O gengibre pode ser contra indicado, por exemplo, para pessoas que usam medicamentos anticoagulantes, pois há riscos de hemorragia. Pessoas que têm pressão alta devem consumir o gengibre com orientações médicas (o mesmo vale para gestantes).