Com certeza, você já deve ter ouvido muito por aí que a babosa é um excelente produto natural, e que serve para um monte de coisas diferentes, em especial, quando nos referimos à boa saúde dos cabelos. E é evidente que essa questão passa também pelo combate a um problema sério que muitas pessoas têm: a caspa.
Então, vamos saber como usar corretamente a babosa para combater isso?
Originária do norte da África, essa folha é bastante conhecida no mundo por suas propriedades tanto estéticas, quanto terapêuticas. No cabelo, por exemplo, os benefícios da babosa têm a ver com a questão da regeneração dessa parte do corpo, trabalhando assim como um antioxidante natural. Dessa forma, há toda uma hidratação do tecido capilar, fazendo com que as cutículas dos fios danificados se fechem.
Pra quem está com o cabelo muito ressecado, ou simplesmente danificado, essa hidratação é uma excelente opção. Esse ressecamento ou danificação dos fios capilares são oriundos tanto da falta de cuidados, quanto do uso excessivo de química. Por isso mesmo uma boa hidratação com babosa proporciona uma limpeza completa dos fios, evitando a queda, auxiliando no crescimento, deixando os fios mais fortes, e garantindo o não aparecimento de caspas.
Fora que a babosa em si é bastante rica nas seguintes vitaminas: A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13. Mas, não somente: a folha também possui cerca de 18 aminoácidos que, entre outras coisas, ajudam bastante na restauração capilar.
O Uso de Shampoo de Babosa
Uma das grandes vantagens da babosa, especialmente para o cabelo, é que se trata de uma planta que pode ser usada de diversas formas, o que facilita bastante a sua utilização. E essas formas variadas podem ser por máscara de hidratação, pura, como condicionador ou simplesmente na forma de shampoo.
O shampoo de babosa, por sinal, é bastante famoso para aqueles que querem acelerar o crescimento de seu cabelo. Não entanto, é bom salientar que esse produto não garante um crescimento tão acelerado assim, contudo, se tem uma coisa que ele trabalha muito bem é na regeneração dos fios, na hidratação do tecido capilar, no fortalecimento dos fios e também na limpeza das bactérias do couro cabeludo, o que acaba prevenindo coisas como a caspa.
E, Como Passar a Babosa no Cabelo? – Passo a Passo
O primeiro dos procedimentos para colocar a babosa no cabelo é retirar o gel da babosa que fica localizado nas folhas. A depender do tamanho do seu cabelo, por exemplo, o ideal é usar de duas a três folhas para aqueles que sejam muito compridos.
Você vai abrir as folhas da babosa usando uma faca, e retirar o gel que mencionamos anteriormente com uma colher. A partir do momento em que está com esse produto, você pode usá-lo de duas maneiras distintas. Uma delas é aplicando o gel puro em todo o comprimento do seu cabelo, ou simplesmente misturado ele com duas colheres de máscara de hidratação que seja de sua preferência.
Após a aplicação do gel nos fios capilares, o mais recomendado é deixar agir por um período de até 40 minutos, e depois enxaguar o cabelo. Finalize colocando um condicionador como faz costumeiramente no seu cabelo.
Claro, existem outras formas de misturar o gel da babosa com outros produtos, mas, o uso desse produto de forma pura é o mais indicado para deixar o cabelo saudável como realmente a babosa é capaz de proporcionar. Ainda assim, daremos uma dica a mais de como usar o gel da babosa para eliminar a caspa.
Mistura, primeiramente, 2 colheres de sopa do gel dessa folha com 1 colher de sopa de mel e mais 2 colheres de sopa de iogurte natural. É preciso usar essa mistura para massagear o couro cabeludo por um período de até uns 15 minutos mais ou menos. Depois, repouse por mais 30 minutos, e por fim, lave o seu cabelo com um shampoo anti-caspa. Fazendo essa máscara apenas 1 vez por semana é mais do que suficiente para acabar de vez com o problema das caspas.
Outras Formas de Usar a Babosa Para Outras Finalidades
Como já deu pra notar, a babosa não serve apenas para tratar a questão da caspa, como também pára outras finalidades, e uma delas é no tratamento da queda de cabelo. Nesse caso, você vai pegar 2 colheres de sopa do gel da babosa, com mais 2 colheres de sopa de óleo de coco, misturar bem, e aplicar em todo o couro cabeludo. Deixe atuar por cerca de uns 15 minutos, e depois basta remover com água fria e shampoo. O processo deve ser repetido 1 vez por semana.
Se a questão for hidratar o cabelo e estimular o seu crescimento, você vai pegar 2 claras de ovo e mistura com 2 ou 3 colheres de sopa de gel de babosa, e aplicar no cabelo. Importante que a aplicação atinja as raízes também. Espere por um período de 5 minutos, e depois é só remover tudo com água fria e shampoo.
Ah, e você sabia que o gel da babosa também pode ajudar no tratamento de sua pele? Pois bem, nesse caso, um ótimo uso para esse produto é no combate às tão incômodas rugas. Pra auxiliar nisso, você vai aplicar com os dedos uma pequena porção do gel nos locais que estiverem com rugas, como no canto dos olhos e ao redor dos lábios. Depois da massagem, deixe atuar por uns 10 minutos, e é só remover tudo com água fria e sabão neutro.
Como única precaução ao uso de babosa, seja para combater a caspa, seja para qualquer outra finalidade, é preciso confirmar se a babosa usada é a do tipo Barbadensis miller. Essa espécie é a única recomendada para uso humano, visto que todas as demais são tóxicas e podem fazer mal, mesmo que não ingeridas.
Dicas dadas, agora é usar a babosa como bem quiser, não precisando ser necessariamente contra a caspa, mas, se for, é importante saber que a folha dessa planta de fato é excelente para tratar bem os cabelos. E, o melhor: de maneira 100% natural.