Home / Plantas / Clusia Planta Cerca Viva: Idéias, Fotos e Como Montar

Clusia Planta Cerca Viva: Idéias, Fotos e Como Montar

Seja para isolar sua casa dos vizinhos, reduzir o barulho da estrada ou protegê-lo do vento, a clusia pode fazer uma cerca viva ou uma fronteira perfeita.

Clusia Planta Cerca Viva: Ideias, Fotos e Como Montar

Essa cobertura pode ser facilmente cortada na altura de sua escolha. Uma vez plantado a sua clusia, basta cortar a parte superior e os lados da sua planta. O ideal é cortar os novos rebentos pela metade e, assim, sua borda será mais fornecida à base.

Clusia é um grande gênero de árvores e arbustos tropicais americanos, caracterizados por galhos que crescem horizontalmente e folhas grossas e coriáceas. São cerca de 150 espécies e, em geral, as plantas são uma excelente cobertura devido à sua espessura e baixo nível de manutenção.

Clusia Planta Cerca Viva

Um arbusto com clusia pode se tornar muito bom se você seguir estas condições de crescimento:

Luz: o sol é melhor, mas elas também podem tolerar sombra parcial.
Água: devem ser regadas regularmente durante o primeiro ano, aproximadamente, até que a planta esteja completamente assentada. Você pode reduzir o consumo de água, mas a rega regular os ajudará a crescer ainda mais; elas são tolerantes à seca.
Temperatura: calor tipicamente tropical.
Solo: o solo arenoso e bem drenado é preferível.
Fertilizante: fertilize três vezes ao ano, na primavera, verão e outono. Um fertilizante orgânico granular deve ser adequado.

A clusia tende a se espalhar bastante à medida que cresce. Deve ser podada uma vez por ano, no início da primavera, para mantê-la bem treinada. Eles podem se espalhar facilmente, por sementes ou estacas. Para propagar por estacas, basta cortar as hastes e replantá-las no solo quente e úmido para permitir que elas se enraízem. É uma planta robusta e de rápido crescimento, fácil de propagar.

Das plantas de clusia existentes, uma das mais conhecidas e divulgadas sem dúvida é a clusia rosea, muito usada em ornamentações e jardins, mas não é a única. Outras espécies do gênero também fornecerão cercas vivas perfeitas desde que recebem tratamento e manutenção adequado. Sugerimos que pesquise jardineiros especializados em sua região para melhor orientação.

Condições Favoráveis para Acelerar o Crescimento de Cercas Vivas

Ao plantar arbustos em um ambiente propício ao cultivo ( clima, solo, sol, altitude ), você não apenas oferece a eles a chance, desde o início, de se desenvolver com facilidade e rapidez, mas também oferece refúgio à vida selvagem locais para ajudar a proteger contra pragas.

Ao contrário do que se pensa, plantas já desenvolvidos (mais de 4 anos) não economiza necessariamente tempo na obtenção de uma cerca viva bonita e alta, mesmo que, desde o primeiro ano, você tenha a sensação de já estar fora de vista.

De fato, as mudas (de 1 a 2 anos) plantadas em boas condições, e mais ainda com raízes nuas, oferecem um melhor potencial de recuperação e crescimento (mais vigorosas e não são perturbadas por transplantes) e alcançam rapidamente a altura de arbustos comprados em tamanho grande e plantados ao mesmo tempo. Além disso, eles são posteriormente melhor adaptados ao ambiente e mais resistentes à agressão.

A presença de diferentes sujeitos, em suas formas, altura, desenvolvimento do sistema radicular e interesses ecológicos, permite uma melhor distribuição dos recursos (nutrientes, água) e dos raios solares, bem como a recepção de uma fauna variada, tudo contribuindo para o estabelecimento de um ecossistema equilibrado e saudável, favorável ao bom crescimento de arbustos.

Para um arbusto crescer rapidamente, ele deve ser, é claro, plantado nas regras da arte, no momento certo, lugar certo e na distância certa um do outro. Sem isso, a plantação está fadado ao fracasso. Mas isso não é suficiente, se você não tiver também um bom controle de ervas daninhas e gestão da água durante seus primeiros anos.

A Manutenção e Poda de Cerca Viva

Para ter uma cobertura saudável com uma forma perfeita, é necessário eliminar os galhos secos e podá-los pelo menos duas vezes por ano. Para cortar a folhagem das sebes como clusia, o melhor período é entre verão/outono, enquanto, para as coníferas, é entre primavera/verão. Isso evita o problema do crescimento excessivo das plantas.

Para podar uma cerca, obviamente, é preciso um pouco de habilidade e experiência manuais; caso contrário, é apropriado entrar em contato com um jardineiro. Dito isto, se você pretende continuar por sua conta e risco, precisará de luvas, óculos e possivelmente fones de ouvido úteis. E ferramentas como tesouras de lâmina serrilhada para galhos mais resistentes e manuais para galhos mais jovens e mais finos.

Se você gosta da ideia de criar uma forma perfeita ou de acordo com a sua imaginação, é melhor comprar um aparador de cerca viva elétrico. Escolha do mais silenciosamente possível, para evitar ensurdecer e importunar seus vizinhos, bem como um esticador para alcançar o topo dos mais altos. Os corta-sebes alongados são mais práticos para trabalhar a partir do solo e a distância. Tesouras manuais farão o resto.

Como dissemos, ter uma cobertura “em forma” requer manutenção periódica para libertá-la de peças mortas. O desenvolvimento excessivo tornaria o trabalho a seguir longo e complicado. Seguindo essas poucas indicações, você pode obter uma cobertura esteticamente agradável, sem muito esforço.

As plantas jovens, recém plantadas, devem ser finalizadas imediatamente e, até atingirem a altura desejada, o jato principal não deve ser modificado, enquanto as demais devem ser podadas pela metade. A parte inferior da cerca deve receber luz suficiente, caso contrário, os galhos baixos correm o risco de perder as folhas.

Depois que a cerca viva crescer, você pode esticar as cordas para ter referências à linha reta ideal. Uma sugestão: plantas como a clusia, que constituem as plantas lenhosas devem ser podadas no inverno, quando estão em repouso vegetativo. O segundo corte anual deve ocorrer no meado do verão.

Como já dissemos, a clusia rosea é a mais divulgada do gênero em várias partes do mundo. Se quiser, portanto, maiores informações a respeito dessa espécie, vai encontrar aqui memso em nosso blog mais alguns artigos pertinentes. Por exemplo:

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *