O mamoeiro é nativo das regiões tropicais da América Central, incluindo o México. É considerado mais como uma erva do que como uma árvore porque seu tronco é mais ou menos oco. É cultivada por seus frutos ricos em vitaminas e papaína e suas folhas que têm propriedades medicinais.
Classificação Botânica do Mamão
reinar Plantae
divisão Magnoliophyta
classe Magnoliopsida
ordem Violales
família Caricaceae
tipo Carica
A papaia é uma planta dioica, mas atualmente existem muitas variedades introduzidas. Dependendo da estrutura e textura do solo, as raízes podem ser pivotantes ou superficiais, especialmente em solos úmidos. O tronco é único e mais ou menos oco, não comporta ramos laterais, apenas as jovens mudas são de consistência firme.
Cicatrizes triangulares indicam a posição das folhas caídas. O tronco é macio e a seiva é um látex. O tronco termina com uma coroa de folhas. As folhas estão no final de longos pecíolos, vazios na base. Eles têm 07 a 9 lobos. O pecíolo é fixado no meio dos membros (folhas com pá).
Normalmente, o mamão é uma árvore dioica (planta cujas flores masculinas e femininas estão em pés diferentes). As flores masculinas aparecem no final das longas panículas nas axilas das folhas. Eles têm 10 estames. As flores femininas são pecíolos curtos isolados ou em grupos de 2 ou 3. Eles são maiores e suas pétalas carnudas ondulam em direção à base da flor. Eles estão sempre no topo do tronco e localizados nas axilas das folhas.
O fruto é ovoide ou arredondado, verde a amarelo alaranjado quando maduro. Ele parece um melão. A seção da fruta mostra uma cavidade central preenchida com pequenas sementes pretas redondas rodeadas por mucilagem. A carne é suculenta, perfumada e mais ou menos doce dependendo da variedade. A fruta pode pesar de 300 g a vários quilos.
Como a reprodução é feita semeando, é difícil saber se teremos plantas femininas ou masculinas ou bissexuais, mas será necessário levar em conta que:
1.Quando a floração feminina é fertilizada por plantas masculinas, a descendência é 50% masculina e 50% feminina.
2.Quando as plantas femininas são fertilizadas pelo pólen de plantas com flores bissexuais, seus descendentes são 50% bissexuais e 50% femininos.
3.Quando as plantas floridas bissexuais (hermafroditas) são autofecundadas, seus descendentes são 66% bissexuais e 33% femininos.
Questões Fitossanitárias – Classificações Inferiores
As papaias são muito sensíveis à antracnose, que causa a podridão dos frutos. Os sintomas surgem na forma de pontos deprimidos cobertos com almofadas de esporos de várias cores (branco, cinza, rosa). A polpa torna-se macia e tem um sabor amargo. Mealybugs pode infestar folhas, frutos e troncos na estação seca. O tronco e as raízes também são de fungos do gênero phytophtora e pythium.
Ataque por phytophtora: as frutas são cobertas com um feltro micelial branco, mumificam e caem. As raízes e os pescoços são afetados por podridão negra que causam cancros no tronco. Neste ponto, a morte das papaias é inevitável.
Ataque pelo pythium: as folhas ficam amarelas, as novas folhas são pequenas com um pecíolo curto, as frutas são pequenas e não amadurecem. A seguir, lista de pragas e doenças prováveis:
Antracnose e chocolate, Colletotrichum gloeosporioides (frutas, pecíolos)
Phytophthora, Phytophthora palmivora (fruto, caule, raízes)
Oídio, Oidium caricae (folhas) Mancha
preta, Cercospora papayae (fruta)
Amortecimento, Pythium, Phytophthora, Rhizoctonia (mudas)
Podridão húmida, Phomopsis sp. (frutas)
Podridão seca, Mycosphaerella sp. (fruto)
aquoso podridão de frutos, Rhizopus stolonifer
podridão peduncular, Botryodiplodia theobromae, Mycosphaerella sp., Rhizopus stolonifer, Phomopsis sp. (fruto maduro)
Vírus da mancha do anel da papaia (anteriormente referido como mosaico da papaia)
Nemátodos reniformes, Nemátodos da
raiz de nódoa de Rotylenchulus reniformis , Meloidogyne spp.
Plantação e Cultura
Mamão requer um clima quente, com uma temperatura média de 25 ° C. Pode crescer nos trópicos até uma altitude de 1650 m. Requer pleno sol, mas não suporta ventos fortes. O mamão prefere chuvas na faixa de 1500 a 2000 mm bem distribuídas ao longo do ano. Muita umidade promove a presença de pythium que destrói o tronco.
O mamão prefere solos leves, úmidos e bem drenados. Esta planta é muito exigente e muito sensível à ingestão de estrume e composto. Pode adaptar-se bem a solos mais pesados, desde que seja rico em matéria orgânica. Não aguenta ficar submerso por mais de 48 horas.
O mamão se reproduz semeando. As plantas de mamão são instaladas em cumeeiras de 1 m de largura e 40 a 50 cm de altura. Os furos têm uma dimensão de 50cm x 50cm x 50cm. As plantas estão separadas por 2 m entre plantas e entre linhas de plantio.
Para manter as características da variedade e evitar a fertilização cruzada, todas as flores são ensacadas assim que aparecem. A primeira colheita ocorre cerca de 10 meses após o plantio e pode dar boa parte do ano. Sua produção é interessante apenas por três anos.
Potencial do Cultivo Brasileiro
O Brasil ocupa a 16 ª entre os maiores exportadores de frutas do mundo (calculado com base em dados da FAO, a Food das Nações Unidas para a Agricultura e). Os Estados Unidos e o Equador, por exemplo, registram recorde de vendas quatro vezes maior que os do Brasil. Isto é baseado em informações coletadas em exportação de fruta nacional chave, tais como manga, melão, limão e lima, uvas, mamão, melancia, bananas e maçãs.
Segundo a HF Brasil, o país ainda tem a oportunidade de se tornar mais competitivo e aumentar sua posição na lista. “O Brasil tem alta produção para algumas variedades nacionais de frutas. Além disso, as frutas brasileiras são de boa qualidade, devido ao clima e à boa gestão. Finalmente, eles são oferecidos a preços atrativos. No entanto, também há desafios para os exportadores, como infraestrutura fraca, falta de promoção de frutas em geral e falta de acordos bilaterais que limitem sua competitividade.”
A análise de alguns frutos leva à conclusão de que o Brasil está fazendo um bom trabalho com manga, melão e mamão. No entanto, no caso das bananas e maçãs, o nível de consumo internacional permanece baixo. A HF Brasil deu uma visão geral na revista da análise das oito frutas mais exportadas pelo Brasil, a saber: mamão, manga, melão, limão, melancia, uva, maçã e banana.