Arroz é uma gramínea anual amplamente cultivada com foco na sua semente e utilizada para a alimentação humana. É uma das culturas alimentares mais importantes do mundo e um alimento básico para uma grande parte da população humana mundial, especialmente no leste e sudeste da Ásia, tornando-se o cereal mais consumido no mundo.
Caracterização Botânica do Arroz
Oryza sativa é uma planta semiaquática cujo crescimento, tanto na fase de plântula quanto na idade adulta, é bem investigado. Uma semente de arroz produz mais de 3.000 grãos. É o cereal mais produtivo e pode crescer em muitos tipos de ambientes e solos. É cultivada em cinco ecossistemas onde a fonte de abastecimento de água e o grau de inundação são os principais determinantes ambientais.
Oryza situa-se dentro da tribo Oryzeae, que é caracterizada morfologicamente por suas espiguetas de flor única, cujas glumas são quase completamente suprimidas. Em Oryza , dois lema estéril simulam glumas. A tribo Oryzeae está dentro da subfamília Bambusoideae, um grupo de tribos Poaceae com certas características da anatomia foliar interna em comum.
As características mais distintivas da folha desta subfamília são as células do braço e as células fusóides encontradas em suas folhas. Os Bambusoideae são da família Poaceae, já que todos eles possuem sistemas de raízes fibrosas, caules cilíndricos, folhas de revestimento com lâminas de vênus paralelas e inflorescências com espiguetas.
O arroz é cultivado sob diferentes condições e sistemas de produção, mas submerso na água é o método mais comumente usado em todo o mundo. O arroz é a única cultura de cereais que pode crescer por longos períodos em água parada. 57% do arroz é cultivado em terras irrigadas, 25% em terras baixas de sequeiro, 10% nas terras altas, 6% em águas profundas e 2% em zonas úmidas de maré.
O arroz irrigado é um campo de biodiversidade aquática, que abriga peixes, plantas, anfíbios, répteis, moluscos e crustáceos, muitos dos quais podem ser usados como meio de incorporar proteínas às dietas de pessoas pobres e desnutridas em países de baixa renda média que cultivam arroz.
A História do Cultivo de Arroz
A mais antiga evidência arqueológica de uso de arroz por seres humanos que foi encontrada no meio e baixo vale do rio Yangzi na China é datada de 11.000 – 12.000 anos antes de Cristo.
Existem dois tipos distintos de arroz domesticado, Oryza sativa ou arroz asiático e Oryza glaberrima , arroz africano, ambos com histórias de domesticação únicas. Oryza sativa é dividida em dois grupos distintos: indica e japonesa , que foram distinguidos já em registros da dinastia Han chinesa nos anos 100.
A antiguidade da divergência entre as espécies da Índia e do Japão foi estimado em mais de 100.000 anos atrás. Esta data precede a domesticação (aproximadamente 8.000 anos atrás ou antes), apoiando a domesticação independente das duas espécies.
O Genoma do Arroz
O arroz é o cereal que foi selecionado para ser sequenciado como uma prioridade: Tem o menor genoma de todos os cereais: 430 milhões de nucleotídeos ( 40 vezes menor que o genoma do trigo); O genoma do arroz da Índia contém 466 milhões de pares de bases. Isso é quase quatro vezes maior que o genoma de Arabidopsis thaliana (uma cobaia vegetal para estudos genéticos da família das mostardas) .
O arroz tem um número relativamente grande de genes: algo entre 43.000 e 63.000 genes. A estirpe indica tem genes relativamente curtos que têm em média cerca de 4.500 pares de bases de comprimento. O gene humano médio é de cerca de 72.000 pares de bases de comprimento.
Classificação Botânica do Arroz
Na classificação científica moderna, a Família Poaceae tem cerca de 800 gêneros com mais de 10.000 espécies. A família Poaceae possui 12 subfamílias em que a subfamília Bambusoideae é uma delas com 91 gêneros. Subfamília Bambusoideae tem 13 tribos e divididos em dois grupos: o Oryzodae ( 12 tribos) e o Bambusodae (1 tribo). O Oryzodae tem 12 tribos, como segue: 1 e 2 – Tribo Oryzodae: Este grupo também é separado em subfamília Oryzaceae (13 gêneros [Chikusichloa , Hydrochloa , hygroryza , Leersia , Luziola , Maltebrunia , Oryza , porteresia , potamophila , Prosphytochloa , rhynchoryza , Zizania , Zizaniopsis];
3 – 4- Tribe Anomochloeae: Esta tribo também é separada para formar a subfamília Anomochlooideae. (1 gêneros);
5 – Tribos Diarrheneae (1 gêneros);
6 – Tribo Ehrharteae (1 gêneros);
7 – Tribo Olyreae (20 gêneros);
8 – Tribo Phaenospermatae (1 genero);
9 – Tribo Phareae (4 gêneros);
10 – Tribo Phyllorhachideae (2 gêneros);
11 – Tribe Streptochaeteae (1 gêneros);
12 – Tribe Streptogyneae (1 gêneros).
O Gênero Oryza é um gênero de sete a vinte espécies (dependendo de muitos sistemas diferentes) de arrozes ou gramíneas na tribo Oryzeae, dentro da subfamília Bambusoideae, nativa das regiões tropicais e subtropicais da Ásia, norte da Austrália e África. São gramíneas altas e úmidas, crescendo a 1 a 2 m de altura; o gênero inclui espécies anuais e perenes .
Uma espécie, o arroz asiático ( O. sativa ), fornece 20% do grão global e é uma cultura alimentar de grande importância global. As muitas espécies mencionadas acima são divididas em dois subgrupos dentro do gênero (arroz selvagem e plantio).
Importância Econômica do Arroz
O arroz é fundamental para a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo. Possivelmente, o mais antigo grão domesticado, o arroz é o alimento básico para 3,5 bilhões de pessoas e o cultivo de arroz é o maior uso único de terra para a produção de alimentos, cobrindo 9% da terra arável da Terra. O arroz fornece 21% da energia humana per capita global e 15% do capital por proteína. As calorias do arroz são particularmente importantes, especialmente entre os pobres, onde é responsável por 50-80% da ingestão calórica diária.
Como esperado, a Ásia responde por mais de 90% da produção mundial de arroz, com China, Índia e Indonésia produzindo mais. Apenas 6 a 7% da safra mundial de arroz é comercializada no mercado mundial. 85% do arroz que é produzido no mundo é usado para consumo humano direto. O arroz também pode ser encontrado em cereais, salgadinhos, bebidas, farinha, óleo, xarope e cerimônias religiosas, para citar alguns outros usos.
Assim como o arroz pode ser cultivado em muitos ambientes diferentes, ele tem muitas características, tornando uma variedade mais popular em uma região do mundo do que outra. O arroz pode ter um tamanho de grão curto, médio ou longo. Também pode ser ceroso (pegajoso) ou não ceroso. Algumas variedades de arroz são consideradas aromáticas. O arroz também vem em muitas cores diferentes, incluindo marrom, vermelho, roxo e preto.