A cinerária é uma das mais belas flores que você pode cultivar no seu jardim. Com aparência exuberante, ela chama atenção de qualquer um.
Porém, é uma planta muito sensível, que não suporta temperaturas extremas, tanto o frio, quanto o calor.
Então se elas não receberem os devidos cuidados podem murchar, ficar amareladas ou até morrer.
E não é isso o que os cultivadores e cultivadoras desejam, querem que a planta fique vivíssima, sempre, com incríveis e atrativas flores.
Confira a seguir o que você precisa fazer para cuidar de maneira eficaz da sua planta cineraria e evitar que ela sofra com decorrentes doenças.
O Que Fazer Quando a Cineraria Está Murcha, Amarelada Ou Morrendo?
A cinerária é uma flor muito sensível, então é preciso ficar muito atento aos devidos cuidados. Pois ela necessita e merece atenção especial.
Ela se destaca quando plantada em um jardim com outras flores. São atrativas, uma excelente opção para você cultivar na sua casa.
Porém, as decorrentes doenças e fragilidade da planta desanima qualquer pessoa que deseja cultivá-la.
Sendo assim, o tratamento e as ações com a planta devem ser realizados com atenção.
Seguindo as dicas abaixo, você pode evitar que a sua cineraria fique amarelada, murche ou contraia diferentes doenças.
Evite o Sol
Isso mesmo! Para a sobrevivência da cinerária é fundamental que ela esteja em ambiente de meia sombra.
Ela precisa sim de iluminação solar como toda planta, porém, não suporta longas horas, ainda mais quando falamos dos horários mais quentes do dia (entre as 11h e às 17).
Acomode-a (seja em vaso ou diretamente no jardim) em um ambiente que ela receba o sol da manhã apenas e depois, ao longo do dia, a sombra deve predominar sobre a planta.
Essa talvez seja a principal causa de morte das cinerárias. Pois muitas são plantadas em jardins que recebem sol o dia todo, e quando não são regadas com frequência, secam e morrem.
Então lembre-se, evite o sol extremo, o ambiente com meia-sombra é o ideal para preservar e aumentar a saúde da sua cineraria.
Remova Galhos E Folhas Secas
A remoção dos galhos e das folhas secas é fundamental para a saúde da planta, já que assim você estará estimulando o crescimento de novos brotos.
Além de deixar a planta com aspecto piorado, os galhos e folha secas absorvem energia que poderiam estar sendo utilizadas em brotos saudáveis.
Com isso você estimulará o aparecimento de brotos e sua planta agradecerá, retribuindo com belíssimas flores.
Atenção Com a Água
A água é um fator determinante na saúde planta, tanto o excesso, quanto a falta dela traz consequências graves.
Evite encharcar a terra. Regue com um regador e não molhe as folhas, pois isso favorece para que ela murchem.
Molhe a terra e espere que sua planta absorva, se notar que está secando muito rápido, pode colocar um pouco mais.
O ideal é que deixe a terra apenas úmida, sem exageros, e sempre que tiver dúvida se ela está ou não encharcado, coloque a ponta do dedo na terra e observe.
Abaixo você pode conferir as principais características e fotos da cineraria, uma planta muito bela, com aspecto visual incrível e ideal para fins ornamentais.
Conheça as Características Da Cineraria
https://www.youtube.com/watch?v=Yu37KFfrkv0
A cinerária encanta qualquer pessoa. Sua lindas e pequenas flores bicolores e suas folhas em formato de coração, dispostas uma ao lado da outra, impressionam pela rara beleza.
Suas flores podem ter diferentes colorações, podem ser azuis, vermelhas, roxas, rosas, brancas ou ainda de outras cores, fato é que elas são pequeninas e o conjunto delas, faz com que o jardim fique ainda mais belo.
É uma planta herbácea, perene, seu caule é pequeno, com cerca de 0,50 centímetros, além disso, ele é todo ramificado.
Além do formato de coração, as folhas são serrilhadas nas extremidades, elas apresentam coloração predominantemente verde-escura e estão localizadas no caule.
Suas flores aparecem entre o período de fim do inverno até o início do verão, ou seja, o outono e a primavera são ideais para elas florescem.
Ela também é conhecida como, pericallis híbrida, cinerária marítima, cinerária dos floristas ou apenas por cinerária, é uma planta oriunda das Ilhas Canárias, que ficam próximas ao continente africano, porém pertencem a Espanha.
Ou seja, a planta foi amplamente difundida tanto pelo continente europeu (regiões mais frias e ideais para o cultivo da planta), quanto para algumas regiões do continente africano e muitos outros cantos do mundo.
Aqui no Brasil ela é amplamente cultivada, de Norte a Sul. Porém, como é uma planta que gosta de climas sub-tropicais, é mais encontrada nas regiões Sul e Sudeste.
Cientificamente ela recebe o nome de Senecio Cruentus e está presente na família Asteraceae, a mesma das margaridas, do girassol.
Essas que são flores com alto valor econômico e utilizadas sobretudo para fins ornamentais, na composição de jardins e no embelezamento de ambientes.
A família também é conhecida como Compositae, uma característica de suas flores, que são compostas, sobrepostas umas às outras.
Como Cuidar Da Cineraria: Dicas
Que tal ter uma bela cineraria enfeitando a sua casa? Veja as dicas a seguir para encontrar o ambiente ideal para cultivar ela linda e exuberante flor!
Terra Rica
Uma terra rica é significado de um solo fértil, com grandes quantidades de matéria orgânica. Você deve fornecer isso para a sua planta se deseja que ela se desenvolva e dê flores.
Terra com nutrientes faz toda a diferença na saúde da planta. Dê preferência para terras mais drenadas, menos compactas, que a água flua e escorra até a raíz da planta.
Uma outra dica sobre o solo é deixá-lo úmido, sempre, evite encharcar ou mesmo que fique muito tempo seco.
Adubo
Você também pode fazer uso de adubos se deseja aumentar a saúde da sua planta. Procure pelo adubo NPK 4-14-8 e aplique-o.
Em pouco tempo já será possível notar a diferença de uma planta com as quantidades certas de nutrientes e as que têm carência e ficam fracas ou morrem.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário!