O significado da flor ciclame é ambivalente, porque no passado diferentes características foram atribuídas a esta flor. E, de fato, portanto, a importância do ciclame de acordo com os grandes nomes da literatura está ligada à ambivalência positiva/negativa da flor.
Não se sabe ao certo o significado que a magia, a arte e o costume de bons desejos deram aos ciclames tímidos e perfumados tinham até a função de representar Cristo e a fé enraizada no eterno. O nome do gênero (ciclâmen) deriva da palavra grega kyklos (círculo); talvez em referência às raízes tuberosas redondas, mas provavelmente também ao esplêndido e perfeito círculo filiforme no centro da própria flor, tão semelhante ao círculo de uma auréola.
Este tipo de plantas é conhecido desde os tempos antigos. Nos seus escritos, Plínio indica-o com vários nomes vulgares: “Rapo”, “Tubero” e “Umbilico della terra”. Os gregos primeiro o chamaram de Icthoyethoron (era usado como ingrediente para matar peixes). Nos tempos modernos, foi o botânico francês Joseph Pitton de Tournefort quem introduziu pela primeira vez o termo ciclâmen, uma introdução posteriormente confirmada pelo botânico e naturalista sueco Carl von Linné em 1735.
Mas voltando a Plínio, que enfatiza a importância do ciclame como um amuleto, portanto dotado de uma função médico-mágica, atestando a ampla tradição de plantar ciclame perto das casas para destruir más ações e faturas. Segundo o filósofo grego Theophrastus, ele também ajudou as mulheres a superar os problemas de infertilidade. No século XIX, o ciclâmen era amado, como todas as flores espontâneas, como um presente da natureza e do amor.
Brueghel, o Velho usou uma raiz de ciclame e uma minúscula cabeça de flores e folhas para representar em chave alegórica, e em contraste com as flores poderosas e vistosas, mas efêmeras que aparecem no vaso, a ressurreição de Cristo (o ciclâmen, de fato, floresce novamente), com sua simplicidade, seu perfume celestial e sua forma maravilhosa, apesar de uma pequena “pintura” que parece incapaz de competir com outras flores. Isso também representa o símbolo de uma fé silenciosa do homem honesto, profundo, enraizado, que floresce para sempre.
A Ambivalência Simbólica da Flor Ciclame
Plínio, o Velho, reconheceu as propriedades venenosas das raízes, mas ao mesmo tempo considerou que não poderia absorver mais energia negativa e, por esse motivo, considerou-o um amuleto muito poderoso contra a má sorte. Teofrasto, por outro lado, o menciona em mais de uma de suas obras como um poderoso afrodisíaco, capaz de favorecer a concepção. Essa crença provavelmente nasceu do aparecimento da corola que lembra um pouco o útero ou talvez do fato de que a flor, uma vez perdidas as pétalas, se espalha pelo chão para espalhar suas sementes das quais as novas plantas nascerão.
Finalmente, Leo Kaiti argumentou em seus tratados que os ciclames aumentam o prestígio de uma pessoa. O simbolismo da flor ciclame nos fala sobre o ciclame como a flor sagrada da deusa do submundo, Hécate. Por esse motivo, na Grécia antiga, mas também na Roma do império, a flor tinha uma aura negra e pensava-se que, pisoteada por uma mulher grávida, poderia causar aborto.
Na Grécia dos clássicos, no entanto, a flor também era considerada o símbolo do universo e seu infinito: o nome, de fato, deriva do termo kyklos, que é equivalente ao círculo italiano, precisamente a forma geométrica associada ao conceito de infinito. Aqueles nascidos na terceira década de Sagitário, portanto, foram aconselhados a tomar a essência do ciclame, que influenciou sua personalidade, aumentando seu prestígio.
O Significado Diferente dos Cíclames Coloridos
Na flor ciclame, o significado também depende muito da cor das pétalas. Por exemplo, o ciclame rosa está intimamente relacionado ao conceito de amor puro e é a flor perfeita para dar a uma mãe que acabou de dar à luz. O vermelho, por outro lado, nunca deve ser dado à namorada, porque simboliza um amor difícil, no qual não se nutre confiança nos outros. O ciclame branco representa a ternura, a doçura e a simplicidade da vida.
A fúcsia é a flor do erotismo e sensualidade, capaz segundo os antigos de despertar os desejos e prazeres mais ocultos. O ciclame púrpura, em todas as gradações de cores, é considerado a flor dos jovens e, para isso, deve ser dado àqueles que têm um estilo de vida jovem, despreocupado e alegre, desprovido de pensamentos. O duplo significado do ciclame, se por um lado pode criar dúvidas, por outro, pode tranquilizar aqueles que querem doar esta planta a um amigo.
Aqueles que conhecem bem o significado das flores, na verdade, podem decidir doar um cíclame a um casal de cônjuges jovens ou a um amigo azarado, talvez cuidando de anexar um ingresso com o significado da planta em si, para não causar mal-entendidos. E se, em vez disso, eu estou iniciando ou devo interromper um relacionamento, mais uma vez o ciclame pode ser usado como um símbolo de desapego. Porque o que importa é que esta planta, graças às diferentes cores e à beleza particular, sempre será uma bem apreciada depois, independentemente do verdadeiro significado que você deseja dar!
Flor Ciclame para Presentear
Entre as flores para dar, o ciclame está entre uma das mais amadas: mas cuidado com o significado antes de dá-la a alguém. Uma flor com pétalas coloridas e fácil de cuidar: os ciclames parecem ser as flores perfeitas para dar de presente, mas você precisa ter certeza de que as presenteou para a pessoa certa. O ciclame é uma flor com origens muito antigas às quais, ao longo do tempo, foram atribuídos muitos significados como já dissemos, às vezes até contraditórios.
As raízes do ciclame contêm uma pequena quantidade de veneno perigoso para os homens: por esse motivo, está associada à desconfiança e desânimo. No entanto, no passado, acreditava-se que aqueles que a plantavam não podiam mais ser atingidos por possíveis feitiços malignos: em suma, funcionava como um verdadeiro amuleto contra o infortúnio! Finalmente, a forma particular de suas pétalas fez com que ela fosse identificada como um símbolo de fertilidade.
A flor ciclame pode, portanto, ser dado como um desejo para a chegada de um bebê ou como uma planta de sorte para aqueles que parecem um pouco azarados. Melhor, no entanto, evitar dar a sua namorada: seu valor negativo associado a uma história de amor indica a hesitação e a falta de segurança no relacionamento que você está enfrentando.