A Cliclame é uma planta pertencente ao gênero botânico da família Myrsinaceae e é considerada venenosa. O Seu nome científico é Cyclamen persicum, sendo a planta conhecida popularmente, no Brasil, como Ciclame. Além disso, também é chamada de Ciclame de Alepo, Ciclâmem e Ciclame da Pérsia.
Acredita-se que esse gênero botânico seja nativo da região mediterrânea, em especial das Ilhas GregasIsso se explica pela espécie ter vindo das Ilhas Gregas e a região do Mar Mediterrâneo, como em Israel, Turquia, Síria e outros países.
Quer saber mais sobre essa planta? Então, nos acompanhe e fique por dentro se a Ciclame é venenosa. Para que ela serve? Quais os seus benefícios e muito mais! Não perca!
Ciclame É Venenosa?
Sim, a Ciclame é considerada uma planta venenosa para o consumo humano, em especial, a da espécie Cyclamen persicum. No entanto, se cultivada como arbusto decorativo, não apresenta perigos.
Caso seja consumida pelo ser humano, a Ciclame pode provocar náuseas, dores de cabeça e vômitos. Se a quantidade ingerida for muito grande e a pessoa não buscar atendimento médico, pode até vir a causar, em alguns casos mais graves, paralisia muscular. Animais de estimação podem sofrer efeitos danosos também ao ingerirem a planta.
Características da Ciclame
A maioria das espécies de Ciclame são pequeninas. Os seus arbustos não ultrapassam, em geral, os 30 cm de altura. São plantas cultivadas em vasos ou que nascem em áreas de vegetação com climas quentes, por isso, muitas espécies se adaptam bem no Brasil.
A florada da Ciclame ocorre, em especial, durante a Primavera e o Verão. Suas flores possuem têm pétalas do tipo invertidas e podem apresentar tonalidades suaves de cor-de-rosa, vermelho, alaranjado, lilás, etc. As folhas tem formatos variados (lisas ou encrespadas) e, em geral, apresentam coloração acinzentada ou verde-escura.
O perfume das flores é suave e levemente adocicado.
Para Que Serve?
A Ciclame é, basicamente, uma flor decorativa. Mas também pode ser usada como uma barreira de proteção para afastar e acabar com predadores de plantações, já que são venenosas, quando consumidas.
Cultivando Ciclame Em Casa
É possível cultivar lindos arbustos de Ciclame em casa mesmo, seja no jardim ou em áreas internas, em vasos, por exemplo! Mas, atenção! Evite cultivar a planta em locais onde animais domésticos têm acesso, pois eles podem consumir a planta e se intoxicarem.
Também, prefira manter vasos de Ciclame em alturas onde animais e crianças não tenha acesso. Isso evita a ingestão indevida da planta.
Como essa planta gosta de clima ameno, caso você prefira cultivar dentro de casa, é conveniente deixar o pé, todos os dias, em um local onde haja sol ou luz natural por cerca de 4 horas.
Ainda, por ser uma planta delicada, a Ciclame deve ser protegida nas épocas onde o vento pé forte, além de mantê-las abrigadas em tempos chuvosos ou frios, como o Outono e o Inverno.
Caso você cultive Ciclame em áreas abertas, proteja a planta quando necessário com coberturas de plástico ou tapetes apropriados.
Atenção! A Ciclame pode murchar com facilidade, no entanto, diferentemente de muitas outras plantas, ela revive, se bem cuidada. Capriche nas regas e na adubação, caso elas tomem aspecto murcho.
As regas devem ser feitas, nas épocas mais quentes, a cada dois dias. Já nas épocas frias, molhe-as a cada 3 dias. Nunca encharque o arbusto, apenas deixe o solo úmido.
A adubação deve ser feita mensalmente. É possível adubar a terra da Ciclame com produtos prontos ou com produtos naturais, como aqueles feitos com cascas de ovos trituradas.
Já as podas podem ser apenas anuais. Durante o resto do ano, apenas remova as folhas e flores mortas ou doentes.
Classificação Cientifica Da Ciclame
A classificação científica oficial desse gênero botânico, de acordo com é:
- Reino: Plantae
- Clado: angiospérmicas
- Clado: eudicotiledóneas
- Clado: asterídeas
- Ordem: Ericales
- Família: Myrsinaceae
- Género: Cyclamen
20 Espécies De Ciclame
Há mais de 20 espécies da planta Ciclame, a seguir você conhece as mais comuns. Veja:
1- Cyclamen Persicum
2- Cyclamen Atkinsii
3- Cyclamen Alpinum
4- Cyclamen Cilicicum
5- Cyclamen Balearicum
6- Cyclamen Coum
7- Cyclamen Colchicum
8- Cyclamen Cyprium
9- Cyclamen Creticum
10- Cyclamen Graecum
11- Cyclamen Elegans
12- Cyclamen Intaminatum
13- Cyclamen Hederifolium
14- Cyclamen Mirabile
15- Cyclamen Libanoticum
16- Cyclamen Pseudibericum
17- Cyclamen Repandum
18- Cyclamen Purpurascens
19- Cyclamen Somalense
20- Cyclamen Rohlfsianum
Ciclame Entre as Plantas Mais Venenosas Do Brasil
Você sabia que a Ciclame é considerada a 10ª planta caseira mais venenosa encontrada no Brasil, em um ranking de 15 espécies botânicas? A classificação foi feita por um renomado site de curiosidades sobre plantas, ecologia e meio ambiente. Confira a lista:
15ª Azaleia: possui folhas que contém agentes tóxicos, como os glicosídeios, que causam intoxicação e em casos mais graves, problemas cardíacos.
14ª Comigo ninguém pode: é conhecida popularmente por afastar inveja e mau olhado. Mas, na verdade, essa planta é considerada bastante perigosa. O contato com pele, mucosa ou olhos podem causar sérias alergias.
13ª Prímula: consumida na forma de óleo como tratamento para reduzir incômodos pré-menstruais, o contato direto com as flores costuma causar tonturas e problemas estomacais. Consumir a planta in natura pode ser ainda mais perigoso! Cuidado!
12ª Hera: planta que pode causar sérias intoxicações em crianças e animais de estimação, como cães e gatos. Prefira cultivar arbustos fora do alcance desse público.
11ª Monstera: contém toxicidade em suas folhas que causam reações alérgicas na pele e em mucosas. Jamais consuma qualquer parte do arbusto, pois isso pode envenenar uma pessoa ou animal.
10ª Ciclame: está aqui a Ciclame como a 10ª colocada! Como já mencionado, o consumo dessa planta pode causar náuseas e, em grandes quantidades, até paralisia nos músculos.
9ª Trichocereus peruvianus: se trata de um cacto que, se consumido, pode ocasionar alucinações e até lesões e paralisia cerebral.
8ª Manacá: lindas flores que podem causar também alucinações, delírios e até danos irreversíveis no sistema nervoso central.
7ª Clivia: possui uma toxina potente, que, em altas doses, pode causar paralisia muscular.
6ª Ficus: pode causar queimaduras e irritação no contato com a pele.
5ª Pachypodium lamerei: conhecida popularmente como Palmeira de Madagascar, exala uma seiva tóxica, que pode causar sérios problemas digestivos e musculares, se consumida. Atenção também para lavar bem as mãos depois de mexer nessa planta.
4ª Brovália: planta bastante tóxica, que causa problemas generalizados se consumida (em casos graves, pode até levar ao coma).
3ª Schefflera: causa sérias irritações na pele e intoxicações diversas se for consumida..
2ª Gloriosa: flores, raiz e folhas dessa planta são altamente venenosas. Caso seja ingerida, pode levar ao óbito!
1ª Euphorbia: uma das plantas mais venenosas do mundo, é conhecida também como bico de papagaio. Produz uma seiva leitosa que causa queimaduras graves, alergias e irritação.
Caso seja consumida, pode levar à morte também. Cuidado!