Certamente, você já ouviu falar de várias plantas por aí, mas, sabe de uma chamada ciclame? Trata-se de um espécime bastante peculiar, e é por isso que vamos falar mais sobre ele a seguir, junto com alguns fatos curiosos.
De nome científico Cyclamen persicum, esse vegetal possui alguns nomes populares aqui no Brasil, como, por exemplo, ciclame, ciclame da Pérsia, ciclame de Alepo ou ciclâmen. Essas denominações populares, inclusive, não são à toa, vista que a planta é originária das Ilhas Gregas e do Mar Mediterrâneo.
Relativamente pequena, essa é o tipo de planta que não ultrapassa os 20 cm de altura, tanto é que costumeiramente ela é cultivada em pequenos vasos em interiores. Via de regra, as flores dela nascem no verão, em hastes, cujo tom predominante é o rosa. São flores que exalam um perfume bem leve e peculiar.
Características Básicas da Planta
Também se trata de uma planta de clima ameno, que deve ser cultivada à meia sombra, porém, precisando de sol direto durante umas 4 horas diárias mais ou menos. Como se trata de uma planta bem pequena, uma ótima dica é colocá-la próxima à janela do local, contanto que ela fique devidamente protegida do vento.
Mesmo sendo uma planta do tipo perene, ela é cultivada em geral de forma anual. Não é à toa que muitos que a vêm murchar, penam que estão mortas, quando, na verdade, o seu bulbo irá florir dentro de um período de 1 ano, mais ou menos.
Dentro do gênero botânico dessa planta, existem várias espécies específicas, como, por exemplo, Cyclamen alpinum, Cyclamen atkinsii, Cyclamen balearicum e Cyclamen cilicicum.
Peculiaridades Sobre a Ciclame
De um modo geral, essa planta floresce entre o outono e a primavera, e mesmo sendo uma flor pequena, visualmente é muito bonita. O crescimento de cada uma se dá a partir de um cormo, cuja forma parece um disco grosso, fibroso e de formato oval. O bulbo possui contornos arredondados, onde nascem as flores e as folhas na parte superior, enquanto que na parte inferior crescem as raízes.
Devido à quantidade de amido presente nos cormos, é como que essa planta atraia uma grande quantidade de animais que aproveitam bastante o sabor da planta. Por esse motivo, inclusive, a ciclame também é chamada de pão-de-porco. Interessante notar, inclusive, que a disseminação a longas distâncias dessa planta a se dá por meio das formigas, atraídas pelo seu gosto peculiar.
Entre os vários tipos de ciclame existentes, um dos mais comuns é a chamada ciclame da Pérsia. As cores de suas pétalas variam entre o vermelho, o branco, o púrpura, o salmão e o rosa. Porém, existe outra espécie muito conhecida da planta que é uma localizada no norte da África, de Creta e também do Oriente Médio, sendo um pouco diferente da ciclame da Pérsia, possuindo flores que aparecem bem na ponta das hastes e com cores também diferenciadas de suas pétalas.
Como Essa Planta Reage às Estações do Ano?
O chamado “período alto” dessa planta ocorre entre os meses de maio e setembro, e é por isso que os cuidados com a ciclame na estão do verão são precisam ser muito grandes. Pra se ter uma ideia, entre o fanal da primavera e meados de outono é aquele tempo em que a planta passa pelo o que denominamos de “período de dormência”.
Inclusive, é interessante observar que uma vez que a haste da planta estiver totalmente seca, ela deve ser retirada do cormo através de poda, não deixando tocos. Isso evita, por exemplo, apodrecimento dela (lembre-se, estamos falando de uma flor anual, que florescerá no ano seguinte). Porém, esse procedimento deve ser feito quando pedúnculos e pecíolos estiverem devidamente secos, pois assim a planta não é prejudicada.
Os cuidados mais intensos com essa planta se dão mesmo nas estações do outono e do inverno. Uma das dicas para cuidar bem dela nesses períodos, por exemplo, é que o seu vaso fique sempre sobre um prato com água, deixando esse prato por uns 20 minutos diários, que é o que a planta necessita. Esse procedimento é importante, pois regar a ciclame nesse período pode depressão no cormo e apodrecimento da base da planta.
Os botões aparecerem entre o fim de março e o fim de abril, vindo em seguida as flores, que ficarão até o mês de outubro mais ou menos. Nessa fase de crescimento, a planta precisa ficar numa temperatura que gire entre 10 e 15°C. O lugar precisa ter boa iluminação, mas sem a incidência de sol direto. Usar fertilizante líquido a cada duas semanas ajuda bastante nesse crescimento da ciclame.
No fim da primavera, a flor começa a murchar, e é quando a quantidade de água deve ser diminuída. Quando o período da florada passar, e não houver mais folhas na planta, é hora do replantio.
Dicas Extras para Cuidar de sua Ciclame
Entre essas dicas extras nos cuidados com essa planta, é bom salientar que o melhor momento para se usar as sementes para o cultivo dela é entre os meses de janeiro e março. Por sinal, a sementeira precisa de uma temperatura entre os 18 e os 24°C, e deve ficar à sombra.
O solo deve ser umedecido de maneira bem leve, com uma distância entre uma muda e outra de aproximadamente uns 5 cm. Em relação à troca de vasos, isso vai depender do crescimento das raízes. E, em se tratando de adubo, ele deve ser feito a cada 6 semanas.
Já com relação ao excesso de rega, às vezes, isso pode até não matar a planta, mas certamente deixará as folhas descoloridas. Por sua vez, o lugar em que a planta adulta deve ficar deve ser arejado e seco. Porém, é bom ficar atento, pois se as olhas estiverem amareladas ou murchas, é porque o ar está demasiadamente seco, e a temperatura ambiente está alta demais.
Por fim, podemos dizer eu o solo deve sempre ficar úmido, a uma temperatura que varia entre os 15 e os 18°C.
Gostou de saber mais a respeito da ciclame? Certamente, é uma flor muito bonita e que embeleza qualquer ambiente. E, o melhor: com pouco trabalho para cuidar dela.