Reverenciado em todo o mundo por seu sabor picante, o gengibre, cujo nome científico é Zingiber officinale, é um tempero natural que também é amplamente apreciado por suas propriedades medicinais.
Parente botânico de manjerona e açafrão, a planta do gengibre é nativa do sudeste da Ásia e agora também é extensivamente cultivada na Jamaica e em outras áreas tropicais. É o rizoma aromático da planta (ou caule subterrâneo) usado para fins culinários e medicinais.
Desde os tempos antigos, os curandeiros tradicionais, em diversas culturas, usavam essa planta principalmente para ajudar a aliviar os estômagos. Os herbalistas chineses contam com o gengibre como medicamento e aromatizante há mais de 2.500 anos.
O Uso Terapêutico do Gengibre
Os primeiros gregos a misturaram em pães (daí o primeiro pão de gengibre), e os colonos norte-americanos beberam cerveja de gengibre com efeito de náusea, precursora da moderna cerveja de gengibre. Hoje, muitas culturas continuam a depender do gengibre para controlar náuseas e também para reduzir a inflamação:
Auxilia a Digestão – A eficácia do gengibre como auxiliar digestivo é devida em grande parte aos seus ingredientes ativos: gingeróis e shogaols. Essas substâncias ajudam a neutralizar os ácidos estomacais, aumentam a secreção de sucos digestivos (estimulam o apetite) e tonificam os músculos do trato digestivo.
Alivia Náuseas – Medicamento anti-náusea padrão geralmente funciona através do sistema nervoso central, causando sonolência. O gengibre provavelmente não causa essa reação, porque age diretamente no trato digestivo. Em estudos com mulheres submetidas a grandes cirurgias ginecológicas ou exploratórias (laparoscópicas), aquelas que tomaram 1 grama de gengibre antes do procedimento tiveram uma reação pós-operatória significativamente menor à anestesia e à cirurgia – ou seja, náuseas e vômitos – do que aquelas que receberam um placebo. O gengibre também pode ser útil para aliviar as náuseas que freqüentemente seguem os tratamentos quimioterápicos.
Combate o Enjoo – Em um estudo amplamente citado de cadetes navais dinamarqueses, aqueles que receberam 1 grama de gengibre em pó diariamente tiveram muito menos incidentes de suores frios e vômitos (sintomas clássicos de enjoo) do que aqueles que receberam placebo. Vários outros estudos demonstraram achados semelhantes a respeito do efeito calmante do gengibre na doença de movimento. Tome 100 mg. duas horas antes de sair para o trabalho e depois a cada quatro horas, conforme necessário.
Reduz Tonteiras – A ação anti-náusea do gengibre também ajuda a dissipar a tontura, principalmente quando a tontura é agravada pelo enjoo. Os idosos, que podem ficar instáveis, podem se beneficiar particularmente da influência constante do gengibre.
Limita a Flatulência – Como o gengibre acalma o trato digestivo, pode ser útil no alívio da flatulência. Suplementos ou raiz de gengibre ralada na hora, misturados com suco de limão diluído, funcionam bem para esse fim.
Controla a Dor Crônica – O gengibre ajuda indiretamente a aliviar a dor crônica, reduzindo a inflamação e, principalmente quando tomado em forma de extrato padronizado, diminuindo o nível do corpo de compostos naturais causadores de dor, chamados prostaglandinas. A dor crônica localizada também pode responder bem às massagens com óleo de gengibre. Para dor crônica: tome 100 mg. três vezes ao dia ou misture algumas gotas de gengibre, lavanda e óleo de bétula com 1 colher de sopa de óleo neutro (como óleo de amêndoa) e massageie suavemente a mistura nas áreas afetadas.
Alivia a Dor Muscular – O óleo de gengibre massageado nos músculos doloridos oferece uma medida de alívio da tensão muscular, em parte devido às propriedades anti-inflamatórias da erva. Para dores musculares: adicione algumas gotas de óleo de gengibre a 1 colher de sopa de óleo neutro (como óleo de amêndoa), misture bem e esfregue a mistura na área dolorida.
Combate Artrite Reumatoide – Os sintomas da artrite reumatoide também podem responder ao tratamento com gengibre, seja em óleo de massagem ou em extrato padronizado. Em um estudo com sete mulheres com artrite reumatoide, foram relatados inchaço e dor nas articulações reduzidos após um regime diário de até 1 grama de gengibre em pó ou de 5 a 50 gramas de gengibre fresco. Para artrite reumatoide: Tome 100 mg. três vezes ao dia ou beba até quatro xícaras de chá de gengibre diariamente.
Minimiza os Sintomas do Resfriado – O gengibre é um anti-histamínico natural e descongestionante. Parece proporcionar uma medida de alívio dos sintomas de resfriado e alergia, dilatando os tubos brônquicos contraídos. É frequentemente incluído em misturas descongestionantes de ervas que são projetadas para sinusite e outras queixas respiratórias. Para alívio de alergias e resfriados: Beba até quatro xícaras de chá de gengibre diariamente, conforme necessário. Os praticantes de folk também recomendam mascar gengibre fresco, beber ginger ale de verdade ou espremer suco de uma raiz de gengibre fresco e misturá-lo com uma colher de mel.
Chá de Gengibre em Pó e Quantidade Diária Máxima Permitida
O gengibre pode ser usado nas seguintes formas e dosagens para a maioria das condições mencionadas:
– Extrato padronizado em forma de comprimido – tome 100 a 200 mg. a cada quatro horas, até três vezes ao dia;
– Gengibre em pó fresco – tome 1/2 a 3/4 colher de chá a cada quatro horas, até três vezes ao dia;
– Raiz de gengibre fresco – faça uma fatia de 1/4 a 1/2 polegadas (descascada) a cada quatro horas, até três vezes por dia;
– Chá de gengibre – beba várias xícaras por dia. O chá está disponível em sacos pré-embalados ou pode ser preparado com uma colher de chá de 1/2 colher de chá de raiz de gengibre ralada em 200 ml. de água muito quente por cinco a dez minutos. Uma xícara de chá, quando absorvida por esse período de tempo, pode conter cerca de 250 mg de gengibre.
– Ginger ale – beba várias xícaras por dia; um copo de 30 ml. contém aproximadamente 1 grama de gengibre. Certifique-se de selecionar produtos feitos com gengibre real.
– Gengibre cristalizado: desfrute de dois pedaços de gengibre cristalizado por dia; cerca de 500 mg. de gengibre estão presentes em um pedaço de gengibre de 1 polegada quadrada e 1/4 de polegada de espessura, preparado dessa maneira.
Precaução e Contra Indicação
Não trate náusea relacionada à gravidez com gengibre por mais de dois meses. Da mesma forma, não tome mais de 250 mg. quatro vezes ao dia durante a gravidez sem consultar o seu obstetra.
Evite quantidades medicinais de gengibre se tiver cálculos biliares, a menos que o seu médico o aconselhe de outra forma; a erva aumenta o fluxo biliar.
Como o gengibre pode tornar as plaquetas sanguíneas menos pegajosas – e, portanto, aumentar o risco de sangramento – provavelmente é uma boa medida de precaução parar de tomar gengibre três a quatro dias antes de qualquer cirurgia programada. Inicie novamente logo após a cirurgia.