Home / Plantas / Chá de Folha de Nêspera: Para Que Serve? Para Tosse e Diabetes

Chá de Folha de Nêspera: Para Que Serve? Para Tosse e Diabetes

Se você passou algum tempo na China ou no Japão, pode ter encontrado a nêspera. Esta árvore de tamanho médio cresce entre dez e quinze metros de altura e ostenta rica folhagem. As folhas desta árvore são perenes e brilhantes, crescendo até 30 cm de comprimento. Quando mastigado ou infundido em um chá, essas folhas têm vários benefícios para a saúde.

Chá De Folha De Nêspera: Para Que Serve? Para Tosse E Diabetes

O chá licoroso é uma bebida saborosa que pode ser usada para tratar alguns dos sintomas do resfriado comum. Seu uso mais notável é como expectorante. O chá ajuda a quebrar o muco teimoso nas vias aéreas, facilitando a tosse.

Além de ajudar a remover o muco, o chá de nêspera pode ser usado para reduzir problemas digestivos. É mais comumente usado para tratar diarreia e distúrbios do estômago. É consumido como chá diário no Japão, onde é conhecido como biwa-cha. Beber chá antes de ir para a cama para ajudar com problemas de sono, pois tem um efeito sedativo leve.

A folha de nêspera foi tradicionalmente usada como uma forma de reduzir a inflamação da pele. Pode ser usado em um creme tópico para combater a contração e o edema da pele induzidos pela histamina. Acredita-se que o Biwa-cha ajuda a embelezar a pele e reduz os sintomas de eczema e psoríase.

O chá da folha de nêspera está ganhando reputação na China como um tratamento para diabetes. As folhas contêm ácido tormentar, um composto que aumenta a produção de insulina. Enquanto este chá é certamente seguro para beber daqueles que são diabéticos, mais pesquisas são necessárias antes de ter certeza se ele pode ser usado para tratar diabetes. Se você é diabético, converse com seu médico sobre a adição da erva ao seu plano de tratamento.

Finalmente, olhe para a nêspera para fornecer algumas das vitaminas e minerais essenciais que seu corpo precisa. As folhas são ricas em vitamina A e C, juntamente com cálcio, potássio, ferro e fósforo.

O Que É a Nêspera?

A nêspera (eriobotrya japonica) é uma árvore frutífera da família rosaceae (tribo de maleae), cultivada em regiões quentes por sua fruta comestível e por sua folha usada como chá de ervas, ou como planta ornamental. Não deve ser confundido com a nêspera mespilus germanica, que prefere climas frios.

O tamanho é variável de acordo com as cultivares (formas anãs com árvores de 12 m), eretas. As raízes são delgadas, não invasivas, a árvore pode ser plantada perto de um edifício, mas não tolera ventos fortes, e deve-se evitar o trabalho no solo ao pé da árvore. Uma cobertura é favorável.

As folhas simples, alternadas e persistentes são grandes, com até 30 cm de comprimento e fortemente nervuradas. Eles são bastante resistentes e têm a extremidade do membro dentado. Sua superfície superior é verde-escura, brilhante, enquanto sua face inferior é tomentosa e castanho-avermelhada.

Muito incomum entre as árvores frutíferas, as flores brancas florescem no outono ou no início do inverno e os frutos atingem a maturidade no final do inverno ou início da primavera. A floração ocorre apenas se as temperaturas são amenas no final do outono, a flor congela a -5°C.

Produz frutas ovoides, amarelo alaranjadas ou marfim, são bagas com carne laranja ou branco amarelada, com polpa muito suculenta. As sementes, de cor castanha escura, são de tamanho variável, as mudas possuem pouca polpa, as melhores seleções de frutas possuem sementes médias a pequenas.

Qual O Sabor Da Nêspera? Doce, Amarga Ou Azeda?

Nêspera em Cima da Mesa
Nêsperas em Cima da Mesa

Como resultado de sua maturação muito precoce, os frutos da nêspera japonesa têm a condição de afetar um período de tempo em que os frutos para conservação de inverno estão em exaustão, enquanto aqueles em maturação de verão ainda não estão maduros e/ou não estão presentes nas condições econômicas ideais. Este fato, e o desejo de antecipar a venda logo para aproveitar ao máximo o alto custo devido à falta de competição, muitas vezes leva a coletá-los e comercializá-los em uma fase quase imatura, o que convence muitos consumidores a considerá-los como frutas com sabor ácido normal, dado que estão comercialmente disponíveis em tal estado.

Porém, quando se permite que atinja a maturação total e com o ligeiro amolecimento natural da fruta, o sabor é completado (totalmente doce), mas neste mesmo período começam a surgir no mercado os primeiros frutos de cerejas e pêssegos, que são muito gratificantes pelo preço que conseguem obter, e as nêsperas maduras não são mais interessantes economicamente e, na verdade, muitas vezes não são vendidas (até pela má reputação do sabor visto serem vendidas precocemente, fora de época). Muitos acabam perdendo a oportunidade de conhecer o real sabor da fruta.

Variedades de Utilizações

Existem muitos usos, até mesmo produtos cosméticos. Os frutos da nêspera são comidos frescos, crus ou cozidos, ou usadas para produção de bebidas (xarope, vinho, licor). Folhas maiores são usadas para fazer o chá das folhas comumente consumidas na China e no Japão. Na medicina tradicional chinesa, eles são usados como cataplasma.

Flores secas também são usadas no chá de ervas. As folhas, as flores e os núcleos são utilizados como suplemento alimentar, especialmente pelo conteúdo em tri terpenoides (ursolíticos, tormentosos, eucalápicos, etc.), com uma longa procissão de indicações raramente demonstradas em humanos.

Na horticultura, a eriobotrya japonica pode ser usado como porta-enxerto para a pereira. Ele dará um vigor mediano de pera, utilizável para formas treliçadas, conjunto de frutas bastante lento. São também plantas decorativas pela sua folhagem persistente, cor de ferrugem sob as folhas.

Em condições de sombra, as folhas são maiores do que no sol. As inflorescências, melíferas, perfumadas, na forma de cachos caídos, dão-lhe uma aparência muito exótica.

Nêsperas Cortadas
Nêsperas Cortadas

Toxicidade E Contra Indicação

Para uso interno, os baixos das folhas devem ser removidos, caso contrário, eles serão muito irritantes para as membranas mucosas e podem piorar a tosse e causar edema e espasmo da laringe. Caso contrário, é possível envolver as folhas em um pano de musselina ou bolsa de algodão antes de fervê-las.

Além disso, o ácido ursólico presente na folha da nêspera, ingerida por um período muito longo, tem um efeito tóxico nos espermatozóides. A nêspera despreparada não deve ser usada para tosses decorrentes de um ataque do pulmão por vento-frio externo, ou durante vômitos devido ao mal estar estomacal.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *