A bardana é uma planta que se deu origem entre o continente da Ásia e no da Europa, ela é muito usada no país do Japão, tanto na área da culinária quanto na área da beleza e estética. É uma planta que desde a antiguidade acreditava que possuía propriedades medicinais e que tinha o efeito da cura, mais atualmente foram feitas pesquisas e estudos que comprovaram tudo isso, essas pesquisas afirmam que a bardana é uma planta medicinal, e hoje em dia, ela é muito usada tanto para a medicina quanto para a estética por conta de todos os seus ótimos benefícios. Ao longo desse texto, nos vamos falar sobre os nutrientes e quais são os benefícios que a bardana possui, iremos focar bastante no chá feito dessa planta, pois ele possui muitos benefícios, sendo eles na área da saúde e na área da beleza.
Principais Nutrientes Presentes Na Bardana
A bardana é uma planta que possui muitos nutrientes, por conta disso ela é uma planta muito benéfica. Em 100 gramas de bardana é provável encontrar uma média de 72 calorias, 3,3 gramas de fibra alimentar, 1,5 gramas de proteína, 17 gramas de carboidratos (a fibra alimentar e a proteína) e cerca de 308mg de potássio.
Além desses nutrientes ela possui vários tipos de vitamina, sendo elas a Vitamina A, B6, B12, C, D, E, cálcio, manganês, fibras, fósforo, ferro, cobre, aminoácidos e magnésio. Devido a todas essas vitaminas e a esses nutrientes que ela se tornou uma planta medicinal que possui o efeito de curar várias doenças e problemas de saúde.
Benefícios Que A Bardana Fornece Para A Saúde
Já que agora você já sabe quais são os nutrientes e as vitaminas que a bardana possui, chegou a hora de você saber quais são os benefícios que todos esses nutrientes vão fornecer para a saúde de quem consumir a planta.
-
Aumento da Imunidade
Pelo fato da bardana possuir Vitamina C e Vitamina E ela acaba se tornando um antioxidante. Essa ação de antioxidante vai ajudar a remover os radicais livres presentes, fazendo com que a proliferação de infecções se torne cada vez mais difícil e essa ação também estimula a renovação celular, fator que faz com que a possibilidade de ocorrer um câncer seja reduzida.
-
Melhora a Saúde do Coração
O potássio é um nutriente que possui a ação de regular a pressão arterial, ou seja, quando a pressão está equilibrada a possibilidade de ocorrer ataques cardíacos, AVC (acidente vascular cerebral) ou aterosclerose (entupimento das artérias) são diminuídas. Outro benefício que essa planta possui é o de regular os níveis de insulina e de glicose no sangue, além de ajudar a reduzir a quantidade de colesterol ruim e aumentar a quantidade do bom.
-
Melhora a Digestão
Para as pessoas que possuem problemas em relação a digestão ou problemas com intestino preso, o consumo da bardana é uma ótima opção para resolver este problema. Quando a bardana é consumida ela faz com que o fígado produza uma quantidade maior de suco digestivo, esse suco ajuda a eliminar as toxinas que estão presentes no organismo, fazendo assim com que o processo digestivo se torne mais fácil.
-
Ajuda na Saúde e no Desenvolvimento do Cérebro
Um dos nutrientes mais importantes para a saúde do cérebro é o cobre, ele ajuda o cérebro a se desenvolver de maneira correta, a deficiência desse nutriente, ainda mais na infância, faz com que o cérebro não acabe se desenvolvendo de maneira correta.
-
Evita e Ajuda no Tratamento Contra a Anemia
O nutriente presente na bardana que vai ajudar no tratamento de anemia e evitar que ela ocorra nas pessoas que não possuem a doença é o ferro, esse é um nutriente que estimula a produção de glóbulos vermelhos, as pessoas que possuem anemia possuem uma quantidade pequena de glóbulos vermelhos, por isso que a bardana é benéfica para quem possui ou para quem quer evitar a anemia.
-
Fortalece os Ossos
Se você leu com atenção a parte em que falamos sobre os nutrientes presentes na bardana esse beneficio que ela fornece não vai ser muita surpresa. Por conter cálcio e manganês ela acaba ajudando no fortalecimento dos ossos. Além de fortalecer os ossos, essa planta também ajuda a evitar e a combater as câimbras.
-
Equilibra os Hormônios
Problemas hormonais acabam fazendo com que o organismo funcione de maneira errada, por conta disso o consumo da bardana pode ser importante para quem sofre disfunções hormonais.
-
Preserva a Saúde Bucal
https://www.youtube.com/watch?v=EK03xCr6078
A presença de cálcio e fósforo na planta faz com que os dentes fiquem protegidos. Já a presença de Vitamina D ajuda na saúde gengival e protege o esmalte dos dentes.
-
Ajuda na Saúde da Pele e do Cabelo
Em relação a saúde da pele, o fato da bardana possuir ação anti-inflamatória e antibacteriana ajuda bastante no controle de espinhas, pois essa ação vai remover o excesso de oleosidade e de bactérias presentes na pele. Para esse beneficio ser alcançado há duas maneiras, a maneira externa e a interna. Para as duas maneiras é necessário o uso do chá de bardana, na externa você só vai precisar lavar o rosto com a água do chá e se quiser pode usar a folhas que sobraram para criar um tipo de máscara facial em cima da camada de chá, depois é só enxaguar com água morna. Já para a segunda maneira, a interna, prepare um chá de bardana e consuma entre duas a três vezes por dia. Esse chá também pode ser usado no couro cabeludo para que ocorra a redução de oleosidade e de bactérias, fatores que agravam a produção de caspas no couro cabeludo.
Chá De Bardana: Como Fazer Em Passo A Passo
Depois de ter lido sobre os benefícios que o consumo de bardana pode trazer para a sua saúde e para a beleza de sua pele e de seu cabelo, saiba agora como fazer o chá de bardana. Esse chá pode ser usado para várias coisas, para usar na hora de lavar o rosto, na hora de lavar o cabelo ou para tomar normalmente mesmo. Além de a bardana ser uma planta usada para fazer chá ela também é muito utilizada na produção de outros pratos.
-
Como Fazer o Chá de Bardana:
Primeiro você deve esquentar uma xícara de água, quando a água da xicara estiver quente, pegue uma média de 2 colheres (de sopa) de folhas de bardana e as despeje na xicara em que está a água. Espere cerca de 5 minutos para dar tempo das folhas se dissolverem na água, após estes 5 minutos coe o chá para remover o resto das folhas e já estará pronto. Caso queira dar um gostinho a mais em seu chá, você pode complementar com 1 colher de mel.
Se você optar por usar esse chá no rosto, utilize duas vezes ao dia, na hora em que acordar e antes de dormir. Já para quem for usar no cabelo, ele deve ser aplicado logo após o condicionador e depois receber um leve enxágue.
Contraindicações do Consumo de Bardana
A bardana é uma planta que como você pode ver possui muitos benefícios que são ótimos para a saúde do corpo e da pele, porém algumas pessoas devem tomar cuidado na hora de consumir qualquer coisa que leve este ingrediente, pois o consumo desse chá pode causar: contrações uterinas, por conta disso ele não é indicado para as mulheres grávidas – o consumo do chá pode causar diarreias, principalmente nas crianças – e para os diabéticos que querem consumir este ingrediente, vocês devem procurar um médico antes de fazerem isso, pois um dos efeitos colaterais que o chá de bardana possui é o de aumentar o nível de açúcar no sangue.
Se interessou pelo chá de bardana e agora quer plantar essa planta em casa para conseguir fazer o chá sempre que quiser? Então para que isso se torne realidade clique no link a seguir e leia um texto nosso que explica certinho em passo a passo com plantar e cuidar de uma bardana, confira: Como Plantar a Bardana? Como Cultivar e Fazer Mudas?