Stryphnodendron adstringens é uma pequena árvore, amplamente distribuída por toda a região do Cerrado do Brasil e denominada “barbatimão” pelas tribos Tupi-Guarani, que apresenta propriedades adstringentes.
Para o Que Serve?
Seus usos etnofarmacológicos compreendem, entre outros, ação antiinflamatória e cicatrizante, sendo utilizado no tratamento de diarreia e problemas ginecológicos. O uso fitoterapêutico do barbatimão está amplamente relacionado ao seu conteúdo em taninos, que é abundante em sua casca.
As plantas são uma fonte de moléculas com uma ampla variedade de aplicações, e a humanidade aprendeu a aproveitar seus benefícios e a reconhecer seus efeitos tóxicos ao longo da história. Os usos etnofarmacológicos das plantas representam parte de cada cultura em todo o mundo, portanto, não é de admirar que moléculas ativas isoladas estejam sendo usadas em preparações padrão.
Chá de Barbatimão Para Infecção Urinária Funciona?
Hoje, os medicamentos naturais, incluindo plantas e seus derivados, são uma das maiores
fontes de medicamentos aprovados. O Brasil possui extensa biodiversidade e muitas espécies exóticas foram introduzidas, refletindo uma rica medicina popular com a influência de povos nativos, africanos e europeus.
Nesse sentido, políticas governamentais foram estabelecidas ao longo dos anos para proteger a biodiversidade brasileira e estimular o desenvolvimento de medicamentos e fitoterapia no sistema de saúde do país.
As cascas dos caules do barbatimão são preparadas como decocções ou infusões com o objetivo principal de cicatrizar feridas e infecções em geral, inclusive urinária. Por outro lado, as favas também são reconhecidas como abortivas para o gado quando são comidas no campo.
Nome Científico
Outros nomes populares dessas árvores incluem “barbatimão-verdadeiro”, “barba-de-timão”, “chorãozinho-roxo” e “casca-da-virgindade”.
O nome científico da espécie é Stryphnodendron adstringens. No entanto, outras espécies de Stryphnodendron também são conhecidas popularmente como “barbatimão” como S. obovatum Benth. mas são reconhecidos como “falso-barbatimão. Atualmente, existem 42 espécies no gênero Stryphnodendron , e elas são disseminadas na região Neotropical, da Costa Rica na América Central ao sul do Brasil, com a maioria das espécies presentes no Brasil na floresta tropical ou na savana brasileira.
Infecção Urinária
Infecções do trato urinário ou ITU podem afetar qualquer pessoa a qualquer momento. No entanto, as mulheres são mais propensas a essas infecções do que os homens. Isso ocorre porque a uretra das mulheres é mais curta que a dos homens e as bactérias viajam com facilidade e rapidez que a dos homens. Isso facilita que as bactérias cheguem à bexiga. As infecções do trato urinário podem causar muito desconforto e dor ao doente. Embora haja vários tratamentos disponíveis para as ITUs, um dos melhores tratamentos naturais são os remédios caseiros.
Tratamento Caseiro:
- Água Potável
A água potável é um dos remédios caseiros mais básicos para a ITU. O estado de hidratação do seu corpo é um marcador importante do seu risco de infecções do trato urinário. Vários estudos relacionaram a baixa ingestão de líquidos com o aumento do risco de ITUs recorrentes. Uma das melhores maneiras de se livrar desta desordem é lavar as bactérias do corpo e beber muita água, fundamental para esse objetivo. Quando você bebe mais água, urina com mais frequência e isso, por sua vez, reduz o risco de desenvolver ITUs.
- Frutas Cítricas
As frutas cítricas são consideradas parte do grupo de frutas extra-benefícios para a saúde. Isto é devido ao alto teor de vitamina C dessas frutas. A vitamina C aumenta a imunidade geral do corpo e o protege de infecções do trato urinário. A vitamina C aumenta os níveis de ácido na urina, matando bactérias nocivas. O consumo regular de frutas cítricas está fortemente ligado a um menor risco de ITUs.
- Probióticos
Os lactobacilos revestem a parede vaginal no corpo de uma mulher. É a defesa natural do corpo contra infecções. Isso impede que o E.coli infecte seu corpo com ITUs. Para isso, é importante manter uma flora intestinal saudável. As bactérias boas no seu corpo devem ser mais do que as bactérias ruins. Preencher probióticos é uma das melhores maneiras de manter seus níveis de bactérias boas mais altos do que as bactérias ruins. Isso o torna um dos remédios caseiros mais eficazes para a ITU.
- Vinagre de Maça
Um dos melhores remédios caseiros para ITUs é o vinagre de maçã. O vinagre de maçã é enriquecido com propriedades antibacterianas. Beber com água morna com o estômago vazio todas as manhãs pode ser bastante útil para matar bactérias relacionadas à ITU. Ele mata as bactérias no seu sistema urinário para libertá-lo das bactérias da maneira saudável.
- Chá de Gengibre
As propriedades antimicrobianas do chá de gengibre podem ser muito poderosas contra várias cepas bacterianas. O gengibre é um dos remédios caseiros mais eficazes para a ITU. Mastigar gengibre , beber suco de gengibre ou chá de gengibre pode ser eficaz no tratamento de ITUs.
- Suco de Cranberry
O suco de cranberry, por muito tempo, tem sido associado a um menor risco de ITUs. Vários estudos revelaram que beber 8 onças de suco de cranberry pode ser útil para reduzir pela metade o risco de infecções do trato urinário. Este suco impede que as bactérias adiram ao trato urinário, impedindo a infecção em primeiro lugar.
Tratamento com Antibióticos:
Antibióticos são um tratamento eficaz para ITUs (Infecção do Trato Urinário). No entanto, muitas vezes o corpo pode resolver ITUs menores e sem complicações por conta própria, sem a ajuda de antibióticos.
Segundo algumas estimativas, 25 % a 42% das infecções por ITU não complicadas desaparecem por conta própria. Nesses casos, as pessoas podem tentar uma variedade de remédios caseiros para acelerar a recuperação.
ITUs complicadas exigirão tratamento médico. Essas ITUs envolvem um ou mais dos seguintes fatores:
- Alterações no trato ou órgãos urinários, como próstata inchada ou fluxo reduzido de urina;
- Espécies de bactérias resistentes a antibióticos;
- Condições que afetam o sistema imunológico, como HIV , doenças cardíacas ou lúpus.
Antibióticos são o tratamento padrão para as ITUs, porque matam as bactérias que causam as infecções. A maioria das ITUs se desenvolve quando as bactérias entram no trato urinário de fora do corpo. As espécies de bactérias com maior probabilidade de serem responsáveis por ITUs incluem:
- Espécies de Escherichia coli , que causam até 90% de todas as infecções da bexiga;
- Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus aureus;
- Klebsiella pneumoniae.