A cebola possui mais benefícios do que malefícios para o homem, ou mesmo para as mulheres. Ela é uma potência em vitamina C e antioxidantes, por isso pode ser considerada a “rainha” do gênero Allium – uma família que tem nos óleos essenciais um dos seus principais trunfos.
Mas a coisa não para por aí! Altos níveis de vitamina A, B, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, além de flavonoides, tornam a cebola um dos vegetais mais nutritivos da natureza. E no caso dos flavonoides, estes a tornam um verdadeiro anti-inflamatório natural, além de analgésico, antialérgico, anticancerígeno, entre outras funções.
Artrite, diabetes, transtornos neurodegenerativos (Mal de Parkinson, Alzheimer, Doença de Huntington, etc), asma, inflamações, distúrbios cardíacos e respiratórios, entre outros transtornos, não oferecem a menor resistência a um tratamento que tenha as cebolas como coadjuvantes; e é por isso que a cada dia elas vêm sendo “descobertas” por um número cada vez maior de pessoas.
Mas se tudo isso ainda não for suficiente, elementos presentes na cebola, como a quercetina, por exemplo, atuam como eficientes anti-histamínicos naturais.
Já os compostos de enxofre contribuem para o combate aos famigerados radicais livres. Enquanto os demais flavonoides garantem o fortalecimento do sistema imunológico, atividade antiviral, antitumoral, cardiovascular, entre outros benefícios.
Mas o objetivo desse artigo é fazer uma lista com alguns dos principais benefícios e supostos malefícios da cebola para a saúde do homem. Malefícios e benefícios que, de um modo geral, estão diretamente ligados a determinados históricos de saúde.
Benefícios da Cebola Para o Homem
1.Aumenta os Níveis de Testosterona
A testosterona é o mais importante hormônio masculino. Ele está diretamente ligado ao desenvolvimento dos aspectos biológicos do homem, como o crescimento, produção de espermatozoide, construção da massa muscular, desenvolvimento da libido, aumento dos pelos corporais, entre outras características.
Mas a novidade é que alguns estudos têm apontado uma ligação direta entre vegetais, como a cebola, e a produção desse tipo de hormônio. Uma novidade responsável por, digamos, produzir uma certa simpatia por um vegetal há muito considerado um verdadeiro sinônimo de repugnância e aversão.
Um dos estudos mais recentes, responsável por contribuir com essa conclusão, teria sido realizado na Universidade de Tabriz, no Irã.
Durante o projeto os pesquisadores descobriram que o consumo diário do suco de cebolas é capaz de aumentar enormemente os níveis de testosterona nos homens.
Mas, por enquanto, os testes foram realizados apenas em ratos. E o que se pôde observar foi um aumento de quase 300% nos níveis de testosterona nesses animais em apenas 3 semanas de tratamento.
2.Combate Disfunções Sexuais
Outro suposto benefício, que superaria em muito os possíveis malefícios da cebola para a saúde do homem, diz respeito a uma provável ação no combate a alguns tipos de disfunções sexuais.
Dessa vez o estudo que mais chamou a atenção com relação a isso foi posto em prática na Universidade de Tecnologia da Jordânia. Para o estudo, foram utilizados alguns grupos de ratos, que durante algum tempo receberam doses de suco de cebola, enquanto outros teriam recebido doses de um famoso inibidor da libido, a parotexina.
Os resultados mostraram que a cebola produz reações semelhantes às de um afrodisíaco, além de ser um estimulante da libido, regularizar o fluxo sanguíneo (e torná-lo menos denso), entre outros benefícios geralmente ligados a um excelente poder vasodilatador e estimulante do metabolismo orgânico.
3.Reduz o Dano Oxidativo Testicular
O Dano Oxidativo Testicular é o resultado natural do envelhecimento do corpo. As células se decompõem gradativamente, muito em função da sua exposição constante aos controversos efeitos do oxigênio ao nosso redor.
Aqui temos o exemplo clássico de um malefício que pode ser combatido com os benefícios oferecidos por vegetais, como a cebola, para a saúde dos homens.
De acordo com os pesquisadores, esses benefícios podem ser obtidos a partir de uma composição à base de extrato de cebola e essência de alho, administrados de acordo com alguns critérios, entre os quais, o nível do dano oxidativo, a idade do paciente, características genéticas, entre outros fatores.
O resultado foi, não só a redução dos efeitos do tempo observados nesse órgão como a diminuição da sua espermatoxidade.
4.Combate a Hipertensão
Há uma grande controvérsia acerca dos números relativos à incidência de problemas cardíacos entre homens e mulheres.
Mas, de acordo com a corrente científica que aponta os homens como o gênero mais propenso a esses tipos de distúrbios, a cebola pode, sim, ser um dos grandes aliados no combate a uma das três principais causas de morte de homens e mulheres no mundo.
Nesse caso, o auxílio vem do providencial efeito da cebola para a diminuição da pressão arterial, constatada por um estudo realizado na Universidade de Bonn, Alemanha.
Durante a pesquisa, 68 indivíduos foram divididos em dois grupos. Um deles foi estimulado por meio de extratos de cebola, enquanto o outro recebeu doses de placebo – ambos por cerca de 2 meses.
O resultado foi que os indivíduos que tomaram o extrato de cebola (e que possuíam níveis elevadíssimos das suas pressões arteriais) apresentaram melhoras significativas, o que levou os estudiosos a considerarem a cebola como mais um dos principais parceiros e amigos do coração.
Malefícios da Cebola Para o Homem
Como todo vegetal, a cebola possui em seu “currículo” exemplos infinitamente maiores de benefícios do que de malefícios, tanto para homens quanto para mulheres.
O mais próximo que se consegue chegar de malefícios atribuíveis a essa espécie, geralmente estão relacionados com o seu consumo excessivo.
Como no caso da produção excessiva de gases, ocorrência de azia, entre outros distúrbios do trato digestivo em homens com diagnóstico de um transtorno precedente.
Estudos como o realizado por pesquisadores da Universidade de Geórgia, por exemplo, relacionam a baixa densidade ou fluidez excessiva do sangue ao consumo excessivo de cebola, muito por conta da sua alta taxa de potássio, que seria capaz de interagir com determinadas medicações e “afinar” o sangue.
A cebola também seria um dos principais estimulantes de reações alérgicas, como erupções cutâneas, inchaço, isquemia, vermelhidão, náuseas, diarreias, vômitos, entre outras reações, que devem ser observadas após a suspensão do consumo de cebola e seus derivados.
Dessa vez foi a conceituada revista médica americana Journal of Allergy and Clinical Immunology a responsável pela publicação, além de outras relacionadas ao potencial alérgico de certas substâncias.
Esse artigo foi útil? Tirou as suas dúvidas? Deixe a resposta na forma de um comentário. E aguardem as próximas publicações.
Tenho 74 anos. Tenho refluxo. Baixa produção do Ácido Clorídrico. Tenho digestão difícil. Após o almoço ( 3 minutos opôs) sou acometido por crise de arroto e depois de algum tempo sinto muita azia.
Depois que passei a usar a cebola crua junto com as refeições, todos os incômodos sumiram.