A camélia oleifera, originária da China, é notável como uma importante fonte de óleo comestível (conhecido como óleo de chá ou óleo de camélia) obtido de suas sementes. É comumente conhecida como camélia de semente de óleo ou camélia de óleo de chá, embora em menor escala outras espécies de camélia também sejam usadas na produção de óleo.
Camélia Camellia Oleifera: Características e Fotos
Camélia oleifera é um arbusto perene que cresce cerca de 4 metros por 1,5 metro a uma taxa lenta. Cauducifolia com floração de outono e inverno, e as sementes amadurecem no final do inverno. A espécie é hermafrodita (tem órgãos masculinos e femininos) e é polinizada por abelhas. Adequado para solos leves (arenosos) e médios (argilosos) e prefere solos bem drenados. PH adequado: solos ácidos e neutros e podem crescer em solos muito ácidos. Pode crescer em semi-sombra (floresta leve) ou sem sombra. Prefere o solo úmido.
Um óleo não secante é obtido da semente e usado na fabricação de têxteis, fabricação de sabão e como um iluminante. O óleo é constituído principalmente por oleína. Não está sujeito a polimerizar ou oxidar, nem forma sólidos a baixas temperaturas. Um corante cinza é obtido das pétalas rosa ou vermelha. O bolo de sementes tem atividade inseticida. O óleo é um dos melhores para proteger as ferramentas e manter as ferramentas livres de ferrugem. Existe em profusão na China, muito cultivado em todo país. Pode ser visto em áreas florestais, margeando córregos, cultivado em bosques e colinas. Sobrevive bem em altitudes entre 450 a 1.250 metros.
Esta espécie se parece muito com camellia sasanqua, exceto as folhas verde-escuras e perenes que são um pouco maiores, com oito a doze centímetros de comprimento e cinco a oito centímetros de largura. Flores únicas, brancas e perfumadas são produzidas de meados até o final do outono, e a coroa forma um vaso arredondado ou oval com os ramos inferiores removidos.
Camélia Camellia Oleifera: Cultivo e Propagação
Muito usado também como planta ornamental em ambientes paisagísticos. é um espécime padrão tolerante a pragas que prefere um solo de floresta mas prospera em um franco aberto e bem drenado, se for acrescentado folhagem. Uma planta calcífuga, preferindo um pH entre 5 e 7. Prefere a sombra parcial de uma floresta leve. Esta espécie não é resistente nas áreas mais frias, tolerando temperaturas entre -5 e -10 ° c no mínimo. Prefere a umidade de verão ou um inverno seco frio mas não muito gelado.
As plantas não são muito autocompatíveis, as flores autofecundadas produzem poucas sementes e são de baixa viabilidade. Esta espécie tem sido cultivada há muitos séculos na China pelo óleo em sua semente. Uma planta muito ornamental, algumas formas nomeadas foram desenvolvidas para fins paisagísticos e jardins. Esta espécie está intimamente relacionada com camellia sasanqua.
Sua semente pode ser semeada assim que for amadurecida em uma estufa. As sementes armazenadas devem ser pré-embebidas por 24 horas em água morna e a cobertura dura ao redor da micrópole deve ser preenchida para deixar uma cobertura fina. Geralmente germina em 1 a 3 meses a 23° c. Faça o replantio das mudas em vasos individuais quando elas estiverem grandes o suficiente para manipular e cultivá-las em sombra na estufa por pelo menos o primeiro inverno.
Plantá-los em suas posições permanentes, quando estiverem com mais de 15 centímetros de altura e dar-lhes alguma proteção contra o frio do inverno para o primeiro ano ou três se for ao ar livre. Alta porcentagem, mas lenta. Mantenha em uma estufa fresca durante o primeiro ano.
Camélia Camellia Oleifera: Utilização do Óleo
As sementes de camellia oleifera podem ser prensadas para produzir óleo de semente de chá, um tempero adocicado e óleo de cozinha. No óleo de semente de chá, o ácido oleico, um ácido graxo monoinsaturado compreende mais ou menos 80% do conteúdo total de ácidos graxos, o óleo é similar em composição ao azeite de oliva. O óleo de chá também é conhecido como “Tea Seed Oil” quando vendido como óleo de cozinha em supermercados da Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.
Também pode ser usado na fabricação de têxteis, fabricação de sabão e como iluminante. O óleo de camélia também é tradicionalmente usado para proteger as ferramentas de carpintaria japonesas e os talheres da corrosão e atualmente é vendido para esse fim. Tal óleo também pode ser usado como um tratamento para micose. O óleo de semente de chá pode ser extraído de plantas de chá, como camellia oleifera e camellia sinensis.
Existem várias espécies de arbustos relacionados ao chá que são cultivados comercialmente pelo seu óleo. Uma delas é a planta australiana melaleuca alternifolia, comumente confundida com essa camellia oleifera. O óleo é extraído das folhas usando uma caldeira a vapor. Foi muito utilizado no século XVIII como anti-séptico natural, germicida, fungicida e por suas propriedades antibacterianas. Óleo de melaleuca é um óleo essencial que é amarelo pálido para limpeza, com um odor fresco de cânfora.
A camélia oleifera é originária da China, mas esta espécie de flores da Camélia pode ser comumente encontrada em todo o mundo. É uma fonte importante de um óleo comestível conhecido como óleo de semente de chá ou óleo de camélia. O óleo de semente de chá se assemelha ao azeite e ao óleo de semente de uva, pois tem baixo teor de gordura saturada. O ácido oleico monoinsaturado pode compreender até 88 por cento de ácidos gordos. É rico em vitaminas e outros antioxidantes e não contém gorduras trans naturais.
O óleo é extraído das sementes dos frutos nascidos nos ramos deste arbusto, que é cultivado principalmente em regiões montanhosas. O principal uso do óleo de semente de chá é para cozinhar. No passado, foi considerado o óleo para o povo rural.No entanto, uma vez que suas excelentes propriedades foram descobertas, tornou-se altamente valorizada.
O óleo é dito para reduzir o colesterol e melhorar a saúde geral. Agora é tão valorizado que sua exportação é proibida na China. Tradicionalmente, o óleo era usado para pratos de frutos do mar para reduzir a insolência de peixe, camarão ou caranguejo. Hoje ele é usado em molhos de saladas, molhos, marinadas e molhos, para refogar, fritar e fritar. Também é usado para produzir margarina e como um óleo medicado chinês.