De branco puro a vermelho sangue, incluindo muitos tons diferentes nesse meio, a paleta de cores das flores da Camélia é insuspeita. Tons intermediários são possíveis. As pétalas podem ser simples ou bicolores, estriadas, forradas, manchadas, salpicadas ou borrifadas.
A camélia é um daqueles arbustos floridos que encontram um lugar em todos os jardins. Dá-lhe a oportunidade de criar uma bela pintura e as combinações são múltiplas! Falando apenas de flores brancas de camélia, conheça algumas variedades arbustivas:
Camellia Transnokoensis
Camellia transnokoensis é uma planta de urze com um hábito de espalhamento, medindo 0,80 m de altura e 1 m de largura. Cresce em um solo leve, úmido, ligeiramente ácido. Exposição a sombra parcial ou total. Pode ser plantada isoladamente em um pequeno jardim ou associado a outras plantas de terra de urze. Se encaixa bem em potes. É uma planta de origem asiática (taiwan).
Camellia Japonica Alba Plena
Flor imbricada de porcelana branca linda. Um grande delicado com crescimento bastante lento. Suas folhas são verde claro e contrastam com sua flor branca transparente e pura. Plantada em solo ácido, leve, húmido, fresco e bem drenado, mantém as folhas durante todo o ano. Atinge, em sua maturidade, o tamanho de 0,80m x 1,20m em média.
Camellia Amzer Nevez
Uma bela camélia com flores semi-duplas de branco puro que iluminam uma folhagem verde-escura brilhante e espessa. As pétalas, brilhando de brancura, envolvem um buquê de lindos estames dourados. Seu criador, Fanch Le Moal, uma camélia de origem bretã há quase 40 anos chamada “Amzer Nevez” cuja tradução literal é algo como “novo tempo” ou “renovação”. Plantada em solo ácido, leve, úmido, fresco e bem drenado, mantém as suas folhas durante todo o ano. Em sua maturidade, atinge o tamanho médio de 1,00 x 1,20 m.
Camellia Sasanqua Blush
Camélia sasanqua blush traz um botão rosa profundo que se abre em uma flor rosa semi-dupla aninhada, muito pálida ou mesmo branca. Ela gosta de situações ensolaradas e floresce por muito tempo no outono/inverno. Planta perenifólia, cujo solo adequado precisa ser ácido, leve, úmido, fresco e bem drenado. Em sua maturidade, atinge o tamanho médio de 1,00 x 0,60 m.
Camellia Brushfields Yellow
Planta ereta, colunar e compacta, tem a sua flor anemoniforme composta por pétalas exteriores brancas e cremosas que envolvem um coração denso composto por petalóides muito desgrenhados de um tom amarelo cremoso que lhe dá a impressão de uma camélia amarela. Planta perenifólia, cujo solo adequado precisa ser ácido, leve, úmido, fresco e bem drenado. Em sua maturidade, atinge o tamanho médio de 1,00 x 1,20 m.
Camelia Sasanqua Early Pearly
Criada originalmente na Geórgia (EUA-1972), é uma camélia com pequenas flores semi-duplas branco-rosadas que contrastam bem com a sua brilhante folhagem verde escura. Plantada em solo ácido, leve, húmido, fresco e bem drenado, mantém as folhas durante todo o ano. Atinge, em sua maturidade, o tamanho de 0,80m x 0,50m em média.
Camellia Nobilissima
Rústica, de rápido crescimento, é a primeira camélia branca a florescer após o sasanqua. Sua flor dupla com um peoniforme branco puro de tamanho médio tornou-se famosa graças à heroína de Alexandre Dumas que a amava particularmente. Originada em 1834, na Bélgica, cresce em média 1,00m x 1,20m em sua maturidade.
Camellia Cinnamon Cindy
Híbrida de C. japonica x lutchuensis, esta camélia com crescimento muito rápido é sedutora pelo seu porto esguio e especialmente pela multidão de pequenas flores peoniformes, miniaturas primeiro rosa depois todas brancas, elas cheiram um ligeiro aroma a canela, daí o seu nome. Suporta sol pleno. É uma camélia campestre. Mantém as suas folhas durante todo o ano e atinge cerca de 0,80m x 1,20 m em sua maturidade.
Camellia Moonlight
Planta muito espalhada. O brilho da folhagem verde-escura torna ainda mais brilhante o branco puro das pétalas que envolvem alguns estames dourados que exalam um ligeiro perfume. Recomendado para pequenos espaços e cultura em vaso. Criada na Califórnia em 1955, atinge em média 1,00m x 1,50m.
Camellia Etr Carlyon
Híbrida de camellia sasanqua x williamsii, é uma planta ereta, folhagem muito bonita brilhante, pétalas de flor semi-duplas brancas amassadas ao redor de um coração de estames laranja-amarelos, muito floríferos. Criada no Reino Unido em 1972, mantém as suas folhas durante todo o ano e atinge em média 0,80m x 1,00m.
Camellia Gwenneth Morey
Em uma folhagem verde escura destacam-se as flores de um branco puro de tamanho médio, anemoniforme, suas pétalas exteriores cercam um coração denso composto de petaloides e alguns raros estames de ouro. Esta variedade de camélia japonica foi criada na Austrália pelo Dr. BR Morey em 1961, e atinge em média cerca de 1,00m X 1,20m.
Camellia Man Size
Muito brilhante folhagem verde escura em uma planta arredondada. Uma pequena flor anemoneiforme de branco puro, uma fileira dupla de pétalas forma uma coroa em torno de uma abundância de petalóides. A pureza do branco impressiona. Recomendado para pequenos espaços e cultura em vaso. Planta perenifólia criada em 1957 na Louisiana (EUA).
Camellia Janet Waterhouse
Variedade japonica australiana criada em 1952, esta camélia é vigorosa, robusta, sua folhagem verde escura e brilhante forma um grande contraste com suas flores semi-duplas com pétalas brancas puras que servem como refúgio para buquês de flores. estames dourados amarelos. A flor abre muito lentamente, dá a impressão no início do florescimento de uma flor aninhada sem estames. Atinge média de 1,00m x 1,20m.
Camellia Lovelight
Variedade japonica criada em 1962 pela Sra. Harvey nos EUA, é uma planta vigorosa, muito resistente, com crescimento vertical e folhagem bonita. Suas grandes flores brancas semi-duplas com pétalas muito frisadas fazem dela uma planta muito popular. É perenifólia, mantendo suas folhas durante todo o ano, crescendo em média 0,80m x 1,20m.
Camellia Super Star
Vegetação lenta, folhagem verde brilhante. Frescura, simplicidade, pureza, descrevem suas grandes flores semi-duplas com pétalas onduladas. Um pequeno buquê de estames dourados acentua sua brancura. Recomendado para pequenos espaços e cultura em vaso. Originada na Nova Zelândia (Ilha do Norte), perenifólia, com dimensão média de 0,70m X 0,80m.
Camelia Sasanqua Susan
Perenifólia. Média de 0,80m x 1,20m. Planta resistente com folhagem verde escura. As flores são grandes, simples, de cor branca, bordeadas com vermelho magenta. Australiana, criada em 1997.
Camellia Scented Sun
Planta vigorosa, folhagem muito bonita muito densa. Flor branca grande, delicada, perfumada, às vezes salpicada de rosa. As pétalas cercam ou misturam sabiamente os estames de ouro. Criada em 1983 na Califórnia, EUA, com dimensão média em sua maturidade de 0,80m x 1,20m.
Camelia Sasanqua Narcissiflora
Camélia com uma fragrância sutil que lembra o chá de jasmim. Variedade vigorosa muito bonita com hábito ereto. Grande flor branca simples para semi-duplo, às vezes um toque de rosa deposita muito suavemente em algumas pétalas, o coração um grande buquê de estames de ouro. De origem japonesa e perenifólia. Tamanho na maturidade: 1,00m x 1,20m.
Camellia Sasanqua Narumigata
Uma camélia de outono com uma fragrância sutil. Uma variedade vigorosa com um hábito que se espalha. Grande delicadeza em sua flor branca sombreada com rosa no verso e no final das pétalas em relevo, no coração um grande buquê de estames de ouro. Também de origem japonesa, criada em 1898. Tamanho na maturidade: 1,00m x 1,20m.
Camellia Compacta Alba
É uma antiga variedade de Camélia obtida na Grã-Bretanha por volta de 1840, uma grande flor de branco puro perfeitamente aninhada faz com que seja sempre cativante. Planta de floração aninhada e folhagem perenifólia, com dimensão média de 0,80m x 1,00m.
Camellia kitty
Uma camélia espessa, com suas pequenas flores sobrepostas de um branco rosado, tendo também um tom de rosa mais escuro nas extremidades das pétalas. Uma camélia de grande arbusto (1,50m x 2,50m), originada nos EUA em 1955.
Camellia Cupido
Nova variedade japonesa de camélias do campo, com hábitos eretos e compactos, dando-lhe uma aparência muito gráfica. Suas pequenas folhas são primeiro vermelho brilhante e, em seguida, um verde escuro brilhante em que surgem delicados e muitos botões rosados. Quando desabrocha, está coberto de pequenas flores brancas. Ideal em pequenos jardins ou em vasos na sua varanda ou terraço. Média de 0,80m x 1,50m.
Camelia Quintessence
Esta camélia tem a particularidade de ter os seus ramos muito flexíveis que a tornam quase rastejante. Mas esta não é a sua única originalidade, uma vez que é uma das camélias mais perfumadas, daí o seu nome! Crescimento bastante lento, é coberto com pequenas flores brancas delicadas com leves reflexos rosa. É uma variedade ideal para crescer em vasos suficientemente altos para que seus galhos caiam. Planta originada na Nova Zelândia (1985), com tamanho médio de 1,20m x 0,60m.
Camelia Sasanqua Vanessa
Essa variedade de camélia brasileira tem um hábito compacto e ereto. Variedade ideal em vasos em uma varanda ou terraço. Também pode ser usado como cobertura de flores. No começo da floração a flor é ligeiramente rosada com as extremidades das pétalas e branco puro com o florescimento. Tem média de 1,50m x 1,00m.
Camellia Swan Lake
Uma planta arredondada e compacta, com folhagem verde-escura, grandes, semi-duplas, às vezes sobrepostas, flores brancas puras. Variedade americana de 1972, com média de 0,80m x 1,00m.
Camellia Festival of Light
Híbrida de camellia pitardii, uma nova variedade de camélias com hábitos eretos e compactos, dando-lhe uma aparência muito gráfica. Suas pequenas folhas são primeiro vermelho brilhante e, em seguida, um verde escuro brilhante em que surgem delicados e muitos botões rosados que, quando florescem, nos abrilhantam com pequenas e lindas flores brancas. Planta perenifólia, com média de 0,60m x 1,00m.
Camellia Nuccio’s Gem
Variedade japonica californiana de 1970, a flor desta camélia se abre em uma folhagem verde-escura brilhante que serve como vitrine. Ela é branca e suas pétalas são como uma roseta perfeita, como uma jóia. Média de 1,00m x 1,20m.
Camellia Fairy Blush
Híbrida de camellia lutchuensis, uma multidão de pequenos botões rosa suportados e pequenas flores simples delicadamente perfumada, pálidas em seu tom rosáceo esbranquiçadas, totalizam o assalto de hastes muito flexíveis que conferem a esta planta muita elegância e leveza. É uma camélia campestre da Nova Zelândia (1994) com média de 1,00m x 1,20m.
Camellia Sinensis
Uma das mais conhecidas e antigas camélias japonesas, é desta camelia sinensis que se obtém o chá verde. É um compacto muito denso, que se comporta muito bem em sebes aparadas.
É coberto com uma infinidade de pequenas flores brancas com estames de ouro muito perfumados. Média de 0,80m x 1,00m.