Sempre que se pesquisa sobre o cacto com esse nome comum, o brasileirinho cacto verde e amarelo, nos deparamos com a espécie de nome científico cereus hildemannianus, também considerado uma variedade do mandacaru brasileiro (cereus jamacaru). Porém, antes de falar especificamente sobre esse cacto do artigo, vamos esclarecer algo de curioso e interessante sobre a cor amarelada em cactos:
Cacto amarelo é normal?
Embora os cactos possam prosperar no mundo cruel do deserto, eles ainda podem experimentar dificuldades quando as pessoas estão cuidando deles. Os cactos mostram quando são estressados pelo amarelecimento. O estresse pode advir de vários fatores, como rega inadequada, exposição incorreta à luz solar, etc. Embora eles possam lidar com um pouco de negligência, plantas suculentas como o cacto precisarão ser definidas nas condições adequadas para prosperar.
As cores podem dizer muito sobre a saúde da planta. Embora cada caso seja único em sua complexidade, existem algumas razões gerais pelas quais o seu cacto desenvolveu um tom amarelado. Felizmente, a maioria deles é reversível / corrigível.
Embora fáceis de cuidar, os cactos exigem uma quantidade muito específica de luz direta por dia. A maioria das fontes online afirma que um dia inteiro de luz solar é de seis a nove horas. Embora suculentas como o cacto exijam um dia inteiro de luz solar direta, colocá-lo na janela pode ser avassalador para a planta.
Existem alguns cactos que começam como verdes, mas ficam amarelos com o tempo. Se você não tiver certeza se esse é o seu caso, vá ao local de onde o comprou e pergunte aos vendedores. Você também pode pesquisar na internet as espécies do seu cacto. Aguarde e monitore a planta diariamente. Se o cacto parece saudável e apenas a cor muda, provavelmente está tudo bem.
O problema ao regar cactos
Embora os cactos sejam considerados plantas do deserto, eles ainda precisam ser regados adequadamente. Sempre que você estiver molhando sua suculenta, verifique se a água está drenando pelos orifícios de drenagem. Se você sentir que derramou água suficiente, mas nada estiver saindo pelos orifícios no fundo da panela, remova as pedras coladas no fundo. A maioria dos cactos é vendida dessa maneira e geralmente as pedras bloqueiam a drenagem.
Molhar seu cacto com muita frequência pode ser um problema. Se você mantiver o solo muito úmido, poderá ver uma sombra amarela se desenvolvendo na sua suculenta. Este é um sinal de estresse, e a planta não pode viver em condições tão úmidas. Seu cacto deve ser regado somente quando o solo estiver totalmente seco. Invista em um medidor de umidade barato, para que você possa medir com precisão o nível de umidade no solo.
Não fornecer água suficiente pode ser um problema também. Se você estiver regando seu cacto uma vez por mês, ele ficará amarelo. Regue a sua planta regularmente, pois os nutrientes fornecidos pela água são vitais. Use o calendário do seu telefone para definir lembretes. Depois de monitorar seu cacto por mais ou menos um mês, você entenderá qual é o intervalo de tempo de rega perfeito.
Outras situações de amarelecimento
Se você acabou de comprar sua suculenta e o cacto estiver desenvolvendo uma tonalidade amarelada, pode ser por causa das mudanças ambientais. Embora isso não seja comum, pode ser a causa do problema. Continue a regá-lo adequadamente e, se o problema persistir, considere repostar o cacto em solo melhor.
Ao cultivar um cacto, freqüentemente os cactos bebês brotam do solo. Como o amarelecimento é um sinal de estresse nas plantas suculentas, o problema pode ser que a panela é muito pequena. Pegue um vaso maior e mova o cacto principal para ele. Invista no solo adequado também. Você pode separar quaisquer cactos menores que restarem (se forem múltiplos) e envasá-los separadamente.
Embora a maioria dos cactos não tenha um problema significativo com a maioria das pragas, todas as espécies de cactos têm seu próprio inimigo. Dependendo do tipo de planta suculenta que você está cultivando, pesquise qual praga pode causar um problema. Como amarelar é um sinal de estresse, a mudança de cor pode ser o primeiro sinal de que seu cacto tem um problema de pragas.
Quando os minerais no solo não são suficientes, a cor do seu cacto o mostrará. Embora os cactos sejam plantas bastante resistentes, eles precisam de solo adequado para prosperar. O solo deve ser mudado e fertilizado regularmente, especialmente na estação de crescimento (meados da primavera a meados do outono). Isso permitiria o desenvolvimento de uma planta saudável.
Cacto verde e amarelo: Características, cultivo e fotos
Após essa curiosa e pertinente informação, falemos um pouco então sobre nosso cacto brasileirinho cereus hildemannianus, que nem sempre será encontrado exatamente verde e amarelo. Este cacto é endêmico para o setor oriental do cone sul da América do Sul, embora seja amplamente cultivada em todo o mundo como uma planta ornamental.
O cacto verde e amarelo é nativo do estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, em todo o Uruguai e no leste da Argentina, no leste da província de Entre Ríos, na ilha Martín García e nos antigos cânions parano platenses em Buenos Aires. Este cacto possui corpo colunar e ereto, pode atingir até 15 m de altura e se ramificar bastante, à medida que envelhece e se torna arborescente.
Cor verde azulada dos jovens, ficando verde desbotado com a idade. Possui entre 6 ou 8 costelas obtusas com 2,5 cm de profundidade. As aréolas são redondas, de cor marrom e com uma separação entre uma e outra de 2 cm. Espinhos aciculares de cor marrom, 6 radiais, rígidos entre 0,5 a 1 cm e apenas uma central, mais longa (5 cm) e muito pontudo.
As aréolas da parte superior da planta apresentam maior número de espinhos, mais longas e com mais lanosidade. Flores brancas com cerca de 16 cm de comprimento. O tubo floral exterior é marrom esverdeado com as pétalas marrom avermelhado, branco, ápice irregular e acumulado. Pericarpo e tubo um tanto escamoso, sem aréolas ou espinhos.
Estames brancos, anteras amarelas e estigma divididos em 15 lóbulos amarelos claros. Está crescendo rapidamente, entre 30 a 60 cm por ano. Floração noturna abundante durante o verão, começa a ocorrer assim que a planta completa 5 ou 6 anos de idade.
A característica dessa variedade é a distorção de suas costelas. A planta cresce formando um monte apertado de caules retorcidos. Existem vários graus de monstruosidade nessa variedade e podem aparecer tanto em plantas cultivadas com sementes quanto em espécimes já cultivados, devido a uma mutação.
Deve ser abundantemente irrigado durante o período de crescimento e muito pouco durante o período de descanso. Tolera um pouco de frio, mesmo alguns graus abaixo de zero, mas enquanto o solo estiver seco. As plantas jovens requerem meia sombra, enquanto os adultos devem estar em pleno sol. É multiplicado por sementes ou estacas.