O cacto sianinha, cujo nome científico é Selenicereus anthonyanus, também conhecido como cacto rik rak, é um cacto epifítico à direita que cresce melhor em cestos pendurados ou em recipientes mais altos. Se as condições estiverem corretas, este cacto epifítico de haste plana o recompensará com grandes flores perfumadas da noite.
Esta planta é nativa das florestas tropicais de Chiapas, no sul do México, crescendo a uma altitude entre 2.300 e 2.600 pés.
Esta família de vegetais agrupa mais de 2.000 espécies e cerca de 175 gêneros, cujos membros são nativos em sua maior parte do comprimento Norte e Sul das Américas. O limite mais ao sul de sua extensão se estende até o Chile e a Argentina. O México tem o maior número e variedade de espécies.Os únicos cactos possivelmente nativos do Velho Mundo são membros do gênero Rhipsalis , ocorrendo na África Oriental, Madagascar e Sri Lanka.
O Gênero Selenicereus
O gênero Selenicereus agrupa cerca de 20 espécies de cactos, nativos da América tropical e subtropical, incluindo as Índias Ocidentais . Eles são amplamente cultivados em climas adequados na América Central e do Sul e escaparam do cultivo. O cacto rainha da noite (Selenicereus grandiflorus ) e seus híbridos são frequentemente cultivados em ambientes fechados. Às vezes, as plantas são confundidas com cactos foliares do gênero Epiphyllum e também conhecidas como cereus que floresce à noite , nome que é aplicado a muitos outros cactos.
O gênero é conhecido por suas grandes flores brancas, geralmente perfumadas, que florescem à noite , que estão entre as maiores da família dos cactos. As flores geralmente duram apenas uma noite e geralmente são polinizadas por mariposas . Os grandes frutos carnudos são espinhosos e vermelhos na maturidade. Algumas espécies escalam pelo chão; outros se apegam com raízes aéreas a árvores e outros objetos como epífitas . As hastes são nervuradas, anguladas ou achatadas e geralmente têm espinhos curtos. Selenicereus hamatus e algumas outras espécies têm lóbulos projetados para trás que ajudam as plantas a se agarrarem aos galhos e outras superfícies.
As várias espécies que compõem o gênero Selenicereus são semelhantes, pois são trepadeiras semelhantes a videiras. Principalmente epífitas, algumas também crescem nas rochas. As hastes podem ser principalmente redondas em seção transversal, em ângulos agudos, a serras planas, quase como samambaias. Algumas espécies são covardes, enquanto outras têm pequenos espinhos semelhantes a cabelos e outras ainda com proteção mais formidável. As raízes de Ariel são comuns ao longo do caule, o que ajuda na escalada.
Cacto Sianinha: Características, Como Cultivar
O cacto sianinha é um cacto epifítico trepadeira de rápido crescimento que se ramifica ao longo de um caule estreito entalhado e produz galhos planos de meio metro de comprimento, verdes e de 3 a 4 polegadas de largura que têm lobos de quase 2 polegadas de comprimento por meia polegada de largura, afilado em direção a um ápice arredondado, parece uma folha pinada,
As hastes podem aderir a superfícies porosas e geralmente têm algumas raízes aéreas. Na natureza, ele se prende às árvores, agarrando-se a pequenos filamentos de raízes aéreas ao longo das folhas suculentas em zigue-zague, mas é adaptável aos hábitos terrestres. Adora iluminação forte, mas indireta. Não precisa de muita água e deve secar completamente entre as regas.
As grandes flores perfumadas e vistosas aparecem no final da primavera e início do verão e estão abertas no final da tarde e da noite, com duração de apenas um dia. Eles têm de 10 a 20 cm. de comprimento por 15 a 20 cm. de largura, com pétalas externas de cor violeta escura com pétalas internas brancas, estames amarelos e um proeminente pistilo ramificado no centro.
Como Cultivar – O cacto sianinha deve ser plantado em um rico solo de jardim bem drenado ou em vaso no sol fresco do litoral ou em parte sol para iluminar a sombra com mais luz no início da primavera, conhecida por estimular a floração. Pode ser cultivada em substrato de orquídea ou em solo de envasamento regular de cactos com um pouco de húmus adicionado. Irrigar ocasionalmente no verão.
Como as flores são gastas com tanta rapidez, esse epífito é cultivado principalmente para as folhas estranhas que lhe conferem o nome comum de cacto Ric-Rac.
São principalmente plantas de florestas tropicais e precisam de uma quantidade maior de umidade para crescer do que os cactos que habitam o deserto. Várias espécies são cultivadas com frequência no cultivo entre entusiastas de cactos. Eles podem ser encontrados em mais viveiros especializados, mas geralmente são comercializados entre colecionadores, pois são facilmente propagados por estacas.
Outras Espécies de Selenicereus
Selenicereus pteranthus – Por volta da meia-noite, as flores perfumadas, fantasmagóricas e brancas estão no seu auge. As flores são muito perfumadas, em forma de trompete, com quase 30 cm de comprimento. Começa a abrir por volta das 22h, é totalmente aberto no meio da noite e murcha gradualmente ao amanhecer.
Selenicereus pteranthus tem uma ampla distribuição, ocorrendo nas Bahamas, Cuba, Haiti, Ilhas Cayman e México. No México, é conhecida pelos estados de Hidalgo, Oaxaca, San Luis Potosí, Tabasco e Veracruz. Os registros de Campeche e Quintana Roo são duvidosos. Muito pouco se sabe sobre a população dessa espécie.
Não se sabe em que tipo de habitat a espécie ocorre, mas é freqüentemente encontrada em locais costeiros perturbados, de 0 a 10 m. de altitude. Mais pesquisas são necessárias sobre a taxonomia e ecologia desta espécie. O Selenicereus pteranthus é amplamente cultivado por suas flores vistosas e perfumadas e ocasionalmente escapou do cultivo e se naturalizou em matagal seco nos países tropicais.
Selenicereus Urbanianus f. Monstruosus – Esta é uma forma monstruosa que se origina em sua forma regular de Cuba, Haiti e República Dominicana. Planta maravilhosamente bizarra para qualquer coleção de esquisitices.
Selenicereus urbanianus é um habitante da floresta de Cuba, Haiti e República Dominicana; a forma monstruosa é provavelmente uma mutação originada no cultivo em viveiros. A espécie cresce nas florestas tropicais da planície.
Selenicereus urbanianus forma monstruosa é uma espécies de trepadeiras cubanas com hastes espinhosas e interligadas (extrudadas) que torcem e giram à medida que crescem em algum momento com raízes aéreas, as hastes geralmente são verde-claras, mas ocasionalmente ficam roxas.
As flores são branco noturno com até 20-30 cm. de comprimento, mas os botões das flores geralmente abortam, e é muito raro ver uma flor totalmente desenvolvida. Quando forma botões de flores, não deve estar muito seco, porque esses botões crescem rapidamente e precisam de água suficiente para se desenvolver. Um detalhe negativo sobre as flores é que elas ficam abertas apenas algumas horas da noite, das 21:00 às 03:00 da manhã seguinte, sendo desbotadas ao amanhecer. A fragrância dessas flores não é muito forte e um pouco indefinida. É o mais próximo do cacau em pó.
É relativamente comum onde encontrado, embora não seja muito abundante e as ameaças não sejam graves o suficiente para justificar uma listagem ameaçada. A principal ameaça é o desmatamento para a pecuária.