Ferocactus, ou cacto língua do diabo, é um gênero de cactos globulares. Ele tem a forma de barril ou pode ser encontrado na forma cilíndrica. Nasce e vive solitário ou agrupado.
Pertencente à família Cactaceae, este gênero é nativo de ambientes secos e desérticos no sudoeste dos Estados Unidos e no norte do México.
O nome Ferocactus deriva do latim “ferus”, que significa feroz e “cacto” por ser uma planta espinhosa. De fato, a tradução literal seria “cacto feroz”, por suas espinhas proeminentes.
Os ferocactos são plantas cilíndricas ou globulares de aparência verde-acinzentada. Podem ter apenas alguns centímetros e mais de 3 metros de altura. Eles florescem durante o verão e são caracterizados por florescer desde os primeiros anos de semeadura.
Como ornamentais, são utilizados em rochas, parques e jardins de cactos, ou em vasos e jardineiras para varandas, pátios ou terraços. Na medicina tradicional, o cacto língua do diabo é usado no tratamento de doenças circulatórias, respiratórias e diuréticas e na eliminação de cálculos renais.
Quer entender mais sobre essa planta? Então não perca o artigo que foi preparo a seguir.
Características do Cacto Língua do Diabo?
Este ferocacto, conhecido como língua do diabo ou unha do diabo, é nativo do México. É um cacto de tamanho médio que atinge até 3 metros de altura. Este é comumente confundido com o ferocactus hamatacanthus. No entanto, a característica do ferocactus latispinus são seus espinhos peculiares. Estes, de tamanho considerável, adotam uma forma alongada que lembra muito a língua de um animal estranho.
Esta planta pode sobreviver a longas temporadas sem irrigação. Por isso é ideal para aqueles que se consideram pessoas com pouca experiência em cuidar desses tipos de vegetação.
No entanto, sendo um especialista ou um novato, essas plantas são as suculentas perfeitas para ter em nossas casas. Isso porque possuem uma grande beleza e sua presença é impressionante, bem como imponente. Sem contar que tem fácil manuseio e são quase imortais.
Cacto Língua do Diabo e Suas Flores
Após o amadurecimento, se você cuidou bem do cacto língua do diabo, na primavera, ele gerará flores grandes de uma cor rosa intensa. Elas nascerão na parte superior do corpo, e seu tamanho e forma dependerão amplamente da variedade escolhida. O florescimento desse tipo de cacto é um espetáculo digno de admiração.
Cultivo e Cuidado do Cacto
A principal característica desta planta é sua grande resistência. No entanto, como o resto das suculentas do estilo, o cultivo de um cacto língua do diabo requer um processo muito específico, mas nada complexo.
Terra Para a Língua do Diabo
Em primeiro lugar, o melhor substrato será aquele que não contém praticamente material orgânico. Deve ser, principalmente, mineral e arenoso. Esse recurso permitirá que a planta não retenha excesso de água, impedindo a podridão. Recomendamos que você compre um substrato de cacto específico que possua as propriedades necessárias.
A rega da Planta
Para regar um cacto, você deverá verificar a umidade da terra. Garanta que ele permaneça sempre úmido, mas não alagado, para impedir a podridão das raízes.
Lembre-se da grande capacidade de acumular água que essas plantas suculentas possuem. Elas podem suportar longos períodos de seca sem problemas.
Fertilizante Para o Cacto Língua do Diabo
Recomendamos a fertilização uma vez a cada 2 ou 3 semanas. Use um fertilizante específico para cactos. Execute esse processo durante a floração da planta para aproveitar todo o seu potencial.
O crescimento do cacto língua do diabo é muito lento, mas constante. Portanto, você deve estar atento ao transplante se quiser permitir que ele cresça naturalmente.
Onde Plantar a Língua do Diabo?
A melhor maneira de saber como cultivar a língua do diabo ou plantá-la é lembrar da sua origem. Nesse caso, essa planta é uma planta externa e interna. Portanto, estas são as quatro dicas básicas:
- Coloque-a em pleno sol e altas temperaturas;
- Não deixe exposta a – 5º C;
- É uma planta que praticamente não precisa de manutenção;
- Ela não precisam de poda.
Como Transplantar Uma Língua do Diabo?
A melhor hora para executar esse processo é a primavera. Lembre-se de que o transplante do cacto língua do diabo é o momento ideal para verificar seu status. Durante esse processo, tente eliminar todas as raízes com cores acinzentadas, pois isso é um indicador da possível presença de fungos.
Se você quiser plantar esta suculenta em outro vaso, coloque pedaços de argila cozida sobre os orifícios de drenagem do novo recipiente. Isso evitará que as raízes do hospedeiro a obstruam e aumente indesejavelmente a umidade da terra.
Este processo não é difícil. Contorne o vaso segurando a terra com uma mão e batendo nas laterais do recipiente com a outra. Use ferramentas para remover a planta sem machucar as raízes ou expô-las em excesso ao sol.
Recomenda-se o uso de uma ferramenta de cacto que garanta que a planta não sofra nesse processo. Geralmente, são ferramentas delicadas e de tamanho correto que não danificam as raízes ou folhas.
Reprodução do Cacto
Como suas irmãs da espécie, a multiplicação do cacto língua do diabo pode ser feita por estacas ou sementes. Embora o método da semente seja muito mais completo e bonito, a recomendação é que você realize esse processo através de estacas. Isso porque você terá exatamente as mesmas réplicas da mãe e a probabilidade de falha é quase nula.
Para reproduzir este cacto feroz através deste método, você terá que separar uma das mudas basais quando atingir a maturidade. Remova-a, deixe secar por 24 horas e plante-a em um vaso com um substrato específico e limpo, regando-a normalmente.
Se optar pela reprodução de sementes, deve-se ter em mente que este é um processo mais lento, mas muito melhor. Este cacto dá sementes durante os meses de março a abril.
Para ter sucesso nessa tarefa, prepare vasos com uma mistura de cacto e substrato de vermiculita na proporção de 2: 1. Coloque água até que o solo esteja bem encharcado. Depois disso, introduza as sementes a uma profundidade não superior a 1,5 centímetros.
Em seguida, cubra os vasos com papel filme transparente e tente regá-los com um pulverizador toda vez que o solo estiver seco. Após 1 ou 2 meses, as mudinhas de cacto estarão recém-germinadas e prontas para uma nova vida. Aguarde até que o cacto língua do diabo atinja um tamanho suficiente para ser manipulado, antes de transplantá-lo para o vaso final.