Cacto candelabro é um nome popular para uma das espécies de plantas pertencentes à família Euphorbiaceae. Os cacto candelabro, classificados como cactos e plantas suculentas, são originários do continente africano, mais precisamente da África do Sul.
Características do cacto candelabro
Árvores altas e suculentas, com galhos redondos em forma de balão atingem 6-8 metros de altura. O tronco é grosso. As barras do candelabro têm cinco nervuras cada uma, com uma espessura de 3,5 a 7,5 cm. Verde escuro é a cor dos brotos segmentados. Brotos jovens produzem espinhos de 0,5 a 2 milímetros de comprimento, frequentemente curvos. Pequenas flores amarelas em tom esverdeado estão no cume da parte mais alta. As plantas florescem do outono ao inverno.
Rodada três cápsulas lobo de frutas vermelhas, elas ficam roxas quando maduras. As flores da planta são atraentes para borboletas, abelhas e outros insetos, elas coletam pólen e mel para florescer. As sementes são comestíveis para os pássaros que desejam aninhar-se nos galhos desta árvore. Em particular, os pica-paus costumam usar segmentos secos para esse fim.
Cultivando um cacto candelabro no jardim com um ciclo de vida perene, a floração leva muito mais tempo do que o habitual, e pode levar até dois anos para que a floração inteira ocorra.
Isso é vantajoso em alguns casos, porque uma cópia do jardim Uma planta significa que flores, folhas e frutas aparecerão durante todo o ano no jardim.
Embora totalmente classificada como cacto e ter a aparência de cacto, esta planta é realmente uma planta suculenta com todas as características de outros tipos de plantas típicas de um clima semi-árido.
O cacto-candelabro pode crescer em locais com climas equatoriais, tropicais e subtropicais predominantes, além de climas semi-áridos, e pode atingir 12 m de altura se as plantas forem cultivadas adequadamente.
Dessa forma, as plantas foram classificadas por sua formação física, e não por suas propriedades. A subdivisão da planta foi mencionada pelo nome popular da planta, pois o caule se parece muito com um lustre/candelabro.
As amostras podem ser colocadas em ambos os canteiros do jardim, especialmente canteiros de pedra, mas são perfeitamente adequadas quando cultivadas separadamente em vasos grandes ou quando misturadas com outras plantas suculentas ou alguns tipos de cactos.
Distribuição da planta
Esta planta distribui-se no Malawi, Moçambique, Zimbábue, Zâmbia, Botsuana, Tanzânia, África do Sul (anteriormente território de Natal e Transvail) e Suazilândia. Cresce em terras secas e semi-savanas. Prefere áreas quentes que podem suportar longas secas. Geralmente vem de afloramentos rochosos ou areia profunda entre arbustos. No Brasil, as plantas crescem no nordeste e são usadas como coberturas.
Cultivo do cacto candelabro
Os cacto candelabros, como mencionado acima, são boas plantas para crescer, porque são adequados para ambientes internos e externos. Mesmo se você preferir o sol, se não tiver um ambiente assim, poderá crescer em ambientes fechados, desde que regue regularmente as plantas em um ambiente bem ventilado.
Como é uma espécie em crescimento, lembre-se disso ao escolher um plantador e um terreno de plantio para evitar o plantio de cacto de candelabro em um local que não suporte tamanho ou peso. Se a altura prejudicar o desenvolvimento da planta, você poderá cortá-la facilmente.
Se você cultiva dentro de casa, sempre lembre de regar as plantas para que elas não morram. A rega deve ser feita dentro de um mês.
Cerca de meio litro de água para cada cacto de candelabro é a quantidade ideal. Se a planta é cultivada fora da chuva, é necessário regá-la somente se houver uma seca de mais de 30 dias. Além disso, não deixe água nas áreas onde as plantas são plantadas. Esta dica é melhor para culturas ao ar livre e áreas chuvosas.
Mais cuidados com o cacto candelabro
Como mencionado no início do artigo, o solo deve ser muito fértil e bem drenado. Os cactos úmidos são muito suculentos, assim como as plantas que não gostam da água acumulada ao seu redor. Solo que absorve bem a água.
Mesmo que a planta possa ser cultivada em ambientes fechados, não a deixe em um ambiente totalmente escuro ou onde não seja exposta à luz solar, sem se preocupar com outros ambientes.
Os cactos candelabros se deterioram com muita facilidade e raramente se recuperam depois de sofrer com esse pequeno problema. Apesar das características das plantas de clima seco e quente, os cactos úmidos podem suportar uma pequena quantidade de climas frios.
A multiplicação é realizada por estacas, que são removidas quando a planta já está na fase adulta.
Ao plantar cacto candelabro, você precisa tomar algumas precauções. Porque aproximadamente os cactos têm principalmente substâncias tóxicas que podem afetar crianças ou animais.
Abaixo, você aprenderá um pouco mais sobre como cultivar corretamente cactos com galhos e os principais passos a serem tomados ao envenenar uma planta.
Toxicologia da planta
Como já mencionado acima, os cactos candelabros têm substâncias tóxicas que são muito prejudiciais à sua composição. O envenenamento ocorre apenas quando a planta é consumida; portanto, o contato com a pele não causa problemas.
Se você decidir cultivar um cacto candelabro, especialmente em ambientes fechados, não o deixe ao alcance de crianças ou animais. Se o cacto candelabro for cultivado ao ar livre, atente-se de que não há animais que comam esse tipo de planta nessa área para impedir que alguns comam o cacto e se envenenem.
Mas se esse problema ocorrer, não se preocupe a princípio, leve imediatamente a pessoa bêbada ao hospital de emergência, bloqueando imediatamente a fábrica.
Para animais, leve-o a um veterinário. Além disso, é importante preparar uma pequena amostra da planta gasta para que o médico possa oferecer o tratamento mais intensivo e, portanto, o envenenamento pode ser imediatamente bloqueado.
O látex leitoso da árvore é muito tóxico e pode causar cegueira, irritação grave da pele e envenenamento (ingestão) de pessoas e animais. Mas se usada corretamente, esta planta pode ser usada como um purificador ou inibidor de drogas. Na África do Sul e no Zimbábue, os troncos dos candelabros também são usados para intoxicação por peixes.
A madeira celulose leve e dura é utilizada para a produção de portas, tábuas e barcos. Este tipo de árvore é muito simples, podendo crescer em jardins e falésias. As plantas preferem o sol e requerem muito pouca água para nutri-las. Como o látex é tóxico, as pragas das plantas não causam danos.