As plantas são muito importantes para toda a vida no planeta Terra, seja para as pessoas ou para os outros diversos tipos animais que habitam o planeta. Dessa forma, faz parte do papel cidadão de cada pessoa preservar as plantas para manter a saúde do planeta, algo que por vezes fica esquecido em meio ao dia-a-dia tumultuado, sobretudo nas grandes cidades do mundo.
Contudo, um primeiro passo para cuidar melhor da natureza e das plantas é entender um pouco mais sobre esse mundo tão belo.
Dessa forma, é muito importante que as plantas sejam sempre estudadas pelas pessoas, seja para o cultivo em sua própria casa, para saber mais sobre essa parte tão importante da natureza ou até mesmo para presentear uma outra pessoa. De toda forma, o certo é que as plantas estão no centro de toda a vida presente ao redor das pessoas,
Dentro disso, até mesmo aqueles locais mais inóspitos do mundo precisam de uma vegetação característica, sendo essa a responsável por tornar o ambiente menos extremo e um pouco mais agradável para se viver.
Logo, há uma vegetação típica, por exemplo, de locais muito frios, com plantas que suportam as temperaturas muito baixas. Há, também, aquelas plantas que podem suportar altas temperaturas, sendo típicas de locais mais secos e quentes. Esse é o caso do cacto, uma planta muito conhecida em todo o mundo, mas que é pouco aprofundada em questões mais específicas pelas pessoas.
Portanto, os cactos estão presentes na vida de muitos, mas, até mesmo pela distância do país em relação a grandes desertos, no Brasil se fala relativamente pouco, e sempre de forma superficial, sobre os cactos. Contudo, para entender melhor o mundo natural e todas as suas nuances, é fundamental compreender os vegetais, sendo os cactos parte desse mundo vegetal.
Conheça o Cacto Botão
Esse é o caso, por exemplo, do Cacto Botão. Esse tipo de cacto é muito comum na parte de fronteira entre os Estados Unidos e o México, sendo essa uma área muito seca e com temperaturas muito altas. De forma mais precisa, o Texas é um local que possui grande extensão de exemplares do Cacto Botão.
Esse tipo de cacto é menos pontiagudo que aqueles que podem ser vistos nos desenhos animados, sendo uma espécie mais arredondada de cacto, embora seja tão importante quanto e tenha em seu interior uma oferta considerável de água.
Assim, o Cacto Botão forma, realmente, pequenos botões desde a sua base até o topo da planta, sendo a planta, também, um grande botão. Esse tipo de planta, por estar em uma área muito complicada do mundo, com temperaturas altíssimas e clima seco, acaba por não ser muito ambicionada. Dessa forma, o Cacto Botão se encontra no nível de conservação mais adequado, estando muito longe da extinção, já que até mesmo chegar ao Cacto Botão é uma tarefa dura e que muitos não são capazes de executar.
Portanto, pela questão geográfica e também por não possuir grande utilidade quando fora da natureza, o Cacto Botão se encontra bastante protegido.
Características do Cacto Botão
O Cacto Botão é bastante diferente daquele típico cacto que se vê em desenhos, com pontas bem desenhadas. Assim, o Cacto Botão possui, de fato, botões que vão desde a parte baixa da planta até o seu topo, com formato arredondado. Toda a planta possui um formato bastante arredondado, medindo cerca de 2 a 6 centímetros de diâmetro.
Esse tipo de cacto é comum, também, por poder ser plantado em casas, em vasos adequados para tal. Isso porque o seu cultivo não é muito complicado, além de a sua forma arredondada dar uma visão mais bela para o cacto. Ademais, o Cacto Botão tem flores pequenas, que podem ser brancas ou rosas, em um tom bastante claro e fraco.
Já os frutos do Cacto Botão são alargados, ocupando bastante espaço. Esse tipo de cacto, apesar de ser comum na área de fronteira entre México e Estados Unidos, acaba por ganhar mais atenção no país latino, sobretudo quando se trata de cultivo em casas.
Isso porque o México possui, em todo o país, um clima mais agradável para plantar o Cacto Botão, enquanto os Estados Unidos têm apenas algumas partes do país como adequadas para o cultivo da dessa planta.
Cultivo do Cacto Botão
O cultivo do Cacto Botão não é complicado, mas exige paciência. Isso porque o Cacto Botão consegue se desenvolver de forma simples, sem muita ajuda por parte das pessoas. Por ser uma planta típica de deserto, esse cacto não precisa se muita água, muito material orgânico em seu solo ou sequer de muita sombra. Na verdade, esses itens podem até mesmo matar o cacto quando usados de forma muito abrangente e constante.
O mínimo necessário é ter uma boa drenagem, pois assim o Cacto Botão poderá se desenvolver de forma plena. Contudo, apesar de ter um cultivo fácil, esse tipo de cacto não cresce de maneira rápida. Assim, é necessário ter paciência com o Cacto Botão, adotando sempre medidas de longo prazo para fazer com que o cacto se mantenha forte, firme e para que possa florescer no futuro.
Já quanto à multiplicação do Cacto Botão, essa se dá através de sementes, o que faz com que seja simples plantar o cacto em diferentes locais. Logo, seguindo as regras de plantio do cacto, em algum tempo será possível ver uma bela planta crescendo no jardim.
Curiosidades do Cacto Botão
O Cacto Botão já foi bastante usado pelos indígenas como uma droga, já que a planta possui substâncias que podem causar efeito alucinógeno. Contudo, atualmente é raro encontrar alguém que faça uso dessa planta para isso. A planta, sendo um cacto, precisa de cerca de sol pleno, temperaturas altas, clima não muito úmido e boa drenagem.
O exagero de água pode apodrecer a planta e fazer com que o seu desenvolvimento não aconteça da maneira como se planejou. Logo, tenha atenção aos detalhes e apenas molhe o Cacto Botão uma vez a cada 7 dias, sendo essa uma média muito boa para a planta.