As plantas podem ser de diversos tipos e, por esse motivo, possuem detalhes únicos. Todo esse cenário, muito variável, faz com que as pessoas se interessem ainda mais pelas plantas e por todo o universo que as cerca. Uma boa maneira de apontar isso é o cacto, que, mesmo tão simples, atrai muitas pessoas.
Assim, os cactos podem ser de muitos tipos, embora o modo de vida seja sempre muito parecido. O cacto-almofada-de-alfinetes, por exemplo, possui algumas peculiaridades que outros não têm e, ainda assim, pode ser cuidado de maneira muito fácil. Na realidade, desde que haja uma oferta mínima de água a cada 5 ou 7 dias, além de solo arenoso e com boa drenagem, o cacto-almofada-de-alfinetes tende a se sair muito bem.
É positivo que haja oferta de sol ao longo do dia para a planta, sobretudo para que essa cultura possa mostrar todo o seu lado mais belo. Todavia, mesmo o sol de pouca intensidade pode ser bom para o cacto-almofada-de-alfinetes. Se você quer saber mais sobre essa planta, veja abaixo todas as principais informações ligadas ao modo de cuidar da cultura, além das características principais que fazem a almofada-de-alfinetes.
Características do Cacto-Almofada-de-Alfinetes
O cacto-almofada-de-alfinetes é uma planta que possui algumas peculiaridades, sobretudo em relação ao seu formato. Na realidade, o cacto-almofada-de-alfinetes é uma junção de diversos cactos menores, que se aglomeram de forma a criar uma estrutura sólida que parece uma almofada – porém, com muitos alfinetes, que são os espinhos.
A planta pode ser muito bonita, sobretudo quando na época de florescimento, que tende a acontecer entre a primavera e o verão. O cacto-almofada-de-alfinetes gosta de sol forte e intenso, que dure por muitas horas.
Ademais, a planta gosta também de solos arenosos e bem drenados. Em relação ao tamanho, o cacto-almofada-de-alfinetes possui características de arbusto e, como tal, não cresce tanto. Portanto, essa planta pode chegar, no máximo, aos 12 ou 15 centímetros de altura. Todo o cenário faz com que seja simples cuidar do cacto em questão, levando muitas pessoas a fazê-lo em suas casas.
Sobretudo no México, país onde a crescimento do cacto-almofada-de-alfinetes é endêmico, as casas costumam ter ao menos um exemplar da almofada-de-alfinetes. As flores, quando nascem no verão, são brancas e dão um tom diferenciado ao cacto-almofada-de-alfinetes. Nas outras épocas do ano, quando está sem flores, o cacto chama a atenção pelo verde muito forte.
Como Cuidar de Um Cacto-Almofada-de-Alfinetes
O cacto-almofada-de-alfinetes é muito simples de cuidar, já que não exige tanta água e, ademais, tampouco precisa de muitos nutrientes no solo. Logo, o cacto em questão pode ser criado de forma simples, apenas com um solo arenoso e muito bem drenado. Para fazer um solo assim, o ideal é não caprichar tanto na matéria orgânica, optando por mais areia e pedras para a composição.
As pedras, sobretudo, ajudam a fazer uma boa drenagem da água, mantendo o cacto-almofada-de-alfinetes m boas condições. Vale ressaltar que a tolerância do cacto-almofada-de-alfinetes ao excesso de água é muito pequena. Portanto, muita água pode fazer com que a planta apodreça de maneira rápida. Ademais, algo interessante é deixar a cacto-almofada-de-alfinetes em janelas e varandas, de forma que o sol incida de maneira mais aguda sobre a planta.
O vento, mais forte nesses ambientes altos, também é bom para a almofada-de-alfinetes. De qualquer maneira, ainda que a planta não seja tão exigente, pode ser positivo retirar as flores mortas logo depois do verão. Caules mortos também devem ser retirados, pois assim a planta poderá substituir a parte que já morreu por outra saudável e forte o bastante para absorver os nutrientes.
Distribuição Geográfica do Cacto-Almofada-de-Alfinetes
O cacto-almofada-de-alfinetes é muito comum na parte Norte do continente americano. Portanto, sobretudo no México, o cacto se adapta bem quando nessa parte do planeta. Na realidade, o México é casa de uma série de espécies de cactos, pois o solo arenoso, além da temperatura média elevada, surge como uma excelente opção para o crescimento das suculentas.
Dessa maneira, o mapa mexicano é quase todo bem adaptado ao plantio de cactos. Parte dos Estados Unidos, já perto da fronteira com os mexicanos, também pode ser uma grande alternativa para o desenvolvimento do cacto-almofada-de-alfinetes. Em termos mais específicos, as cidades de Querétaro e San Luis Potosí são grandes centros de criação da almofada-de-alfinetes. Pois, quanto mais desértico for o clima de uma região, mais o cacto-almofada-de-alfinetes se desenvolve.
No caso dos locais citados, a oferta de água é muito limitada o tempo de incidência do sol é enorme. Como consequência, há uma série de problemas sociais, mas o cacto-almofada-de-alfinetes consegue se virar muito bem e encontrar o clima ideal para o seu crescimento. No Brasil, as regiões Norte e Sul não são boas para a almofada-de-alfinetes, já que são úmidas e frias, respectivamente. Por outro lado, parte do Sudeste, do Centro-Oeste e do Nordeste recebem o cacto-almofada-de-alfinetes muito bem.
Nome Científico e Mais Sobre o Cacto-Almofada-de-Alfinetes
O cacto-almofada-de-alfinetes é assim chamado por ser uma junção de cactos, formando uma estrutura sólida semelhante a uma almofada. Porém, cientificamente o cacto é conhecido como Mammilaria decipiens. Como era de se esperar, quase ninguém conhece a planta pelo seu nome científico ao redor do mundo. Vala ressaltar que o gênero Mammilaria, que possui mais de 350 espécies, é um dos maiores relacionados aos cactos. Ademais, esse gênero possui alguns tipos muito extremos de cactos, que apenas conseguem sobreviver a locais realmente secos.
A almofada-de-alfinetes não chega a ser tão dependente do clima seco quanto outros cactos, sendo até menos extrema nesse sentido. Em todo caso, o cacto-almofada-de-alfinetes é essencial para algumas pessoas que vivem nos desertos mexicanos, já que, por reter líquidos, a planta pode ser usada para a hidratação de animais.
Não fossem cactos como esse, é provável que a taxa de ocupação de cidades como Querétaro fosse muito menor. Por fim, vale deixar claro que os espinhos do cacto-almofada-de-alfinetes são muito grandes e fortes, embora finos. Para quem não conhece as regiões onde a planta cresce na natureza, pisar em uma almofada dessas pode ser bastante comum – e também muito doloroso.