O brócolis é um alimento muito saboroso e que vem ficando cada vez mais presente no prato dos brasileiros. Tal fato acontece porque além de possuir inúmeros nutrientes como vitaminas e sais minerais, ele ainda atua ajudando a prevenir diversas doenças como o câncer e doenças cardiovasculares, além de ser um alimento que contém baixíssimas calorias, sendo assim um ótimo aliado para quem deseja uma alimentação balanceada com foco em perder alguns quilos.
Este é um alimento bastante versátil e que pode ser preparado das mais diversas formas, como por exemplo, assado, gratinado, refogado na manteiga, cozido a vapor e como parte de saladas. Além disto, o brócolis pode ser congelado, a fim de se obter uma maior duração do mesmo, podendo também fazer parte dos mais variados pratos.
Por Que Existem Parasitas No Brócolis?
Existem algumas variedades de brócolis e este pode ser comercializado em mercados e feiras, onde se pode encontrar a sua versão normal ou orgânica, onde esta última é cultivada livre de agrotóxicos. O que acontece é que o brócolis é um alimento frágil e bem susceptível a ser alvo de certas pragas, principalmente quando sua origem é orgânica e embora haja todo um cuidado com o seu cultivo e seleção, pode ser que algumas dessas pragas como as larvas, por exemplo, estejam presentes no nele para se alimentar do brócolis que é comercializado e após isto é levado para a sua casa.
Principalmente quando ainda está na prateleira de venda, seja pela situação em si ou pelo fato de ele estar embalado, a visualização da larva ou outro tipo de praga que pode estar presente no brócolis é muito difícil. Com isto, provavelmente você só irá perceber a presença destes intrusos quando estiver realizando o preparo deste, ou até mesmo quando o estiver consumindo. Na maioria das vezes, é durante situações como estas que surge tal questionamento: Será que o bichinho no brócolis faz mal?
Consumir O Bichinho No Brócolis Faz Mal?
O consumo de certas pragas que habitam o brócolis, assim como outras verduras é mais comum do que imaginamos. Isto ocorre porque muitas vezes não é realizada a higienização correta do alimento que iremos consumir. Algumas pessoas, quando avistam algo do tipo circulando em seu alimento, até mesmo quando o mesmo já está em seu prato, falam que comer o bichinho no brócolis não faz mal algum.
Os insetos e larvas que são mais comumente encontrados no brócolis são alguns tipos de larvas de borboleta e larva listrada, que possuem aparência já conhecida por nós, mas que pode variar dependendo da sua origem e os pulgões que se assemelham a pequenos piolhos. Ambos se hospedam no brócolis a fim de se alimentar do mesmo, seja de suas folhas e flor ou de seu caule. Caso permaneçam ali por tempo prolongado muito provavelmente irão causar uma destruição parcial do brócolis.
Embora muitas pessoas achem que não há problema em consumi-los, por via das dúvidas o ideal é que não se consuma qualquer inseto ou corpo estranho que for encontrado não só no brócolis, mas em qualquer tipo de alimento. Por não sabermos ao certo a sua origem, podemos acabar por consumir algum inseto ou larva que possa nos causar algum tipo de doença ou parasitose.
Como Limpar O Brócolis E Se Livrar Dos Bichinhos
Como já foi dito acima, mesmo que você possua ainda alguma dúvida se o bichinho no brócolis faz mal é melhor que você faça uma higienização e preparação correta deste alimento, afinal é melhor prevenir do que remediar. O processo necessário para se livrar destes intrusos é bem simples e com certeza ajudará a manter você e a sua família longe de qualquer tipo de doença que eles possam lhe ocasionar.
Um hábito que muitas pessoas possuem é lavar as folhas em água corrente apenas, porém este é um processo muito superficial e que não será tão eficiente para retirar as larvas e pulgões do brócolis. Estes casos requerem um processo mais específico que envolve a adição e combinação de algumas substâncias que irão agir de forma eficiente.
Antes de tudo, para iniciar o processo de limpeza do brócolis que fará com que ele se torne apropriado para consumo é importante que haja a identificação da parte dele que se encontra danificada por esses insetos e que não irão ser consumidas. Após isto, siga os passos a seguir:
- Inicie lavando o brócolis em água corrente, eliminando desta forma todas as sujeiras e impurezas mais superficiais.
- Depois que você lavá-los, prepare uma solução contendo os seguintes ingredientes: 1 litro de água, 1 colher de água sanitária ou vinagre.
- Mergulhe o brócolis nesta solução e o deixe de molho por pelo menos de 20 a 30 minutos.
- Após, retire-o da solução e o lave com água corrente abundante para retirar os produtos.
Pronto! Após seguir este passo a passo, você pode guardar ou preparar o seu prato sem se preocupar se o bichinho no brócolis faz mal ou não. Este processo irá fazer com estes insetos indesejados morram e saim definitivamente do brócolis sem comprometer o seu consumo, além disto ele serve também para fazer a higienização de outros tipos de verduras, legumes e até mesmo frutas.
Como Um Bichinho No Brócolis Pode Afetar A Sua Saúde?
Tanto o animal, quanto o ovo do mesmo podem estar presentes em seu alimento, e embora existam vários tipos você provavelmente não irá conseguir diferenciar se aquele bichinho no brócolis faz mal ou não. Existem algumas larvas, como as de algumas mariposas, que além de danificar o brócolis podem ainda atingir de forma preocupante a sua saúde.
Em alguns casos mais graves, pode acontecer até de a pessoa vir a apresentar danos cerebrais devido a ingestão de alguma larva ou dos ovos de insetos. Nestes casos a remoção deles do organismo deverá ser feita de forma cirúrgica.
Por este motivo, a higienização e o cuidado com a forma de consumo e armazenamento não só deste, mas de qualquer outro tipo de alimento deverá ser feito de forma cuidadosa, a fim de assim evitar transtornos futuros.
Eu não gosto de brócilis, mas sempre faço para o meu esposo ele gosta em saladas e refogado.
muito bom a sua dica valeu ….
Até parece, mesmo colocando de molho na água sanitária alguns bichinhos ainda ficam grudados dentro dos raminhos, vc só vê se tirar esses botõezinhos. Se vc cozinha não tem como nada ficar vivo!