As berinjelas são legumes típicos de verão que são usados em muitas receitas tradicionais. Falemos um pouco sobre suas importantes propriedades, benefícios e principais utilizações.
Berinjelas: Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre O Fruto
A berinjela (solanum melongena) faz parte da família solanaceae à qual também pertencem batatas, tomates e pimentões. É um vegetal (devido à precisão de uma fruta) rico em sais de água e minerais e, portanto, possui propriedades interessantes, apesar do fato de que a presença de solanina, uma substância tóxica amplamente eliminada pelo cozimento, deve ser levada em consideração.
Berinjelas são vegetais com diurético e poder de drenagem, dada a grande quantidade de água de que são feitos. Neles, também encontramos minerais como potássio, magnésio e fósforo, além de vitaminas, especialmente A, grupo B e C. As berinjelas são, portanto, também um sistema natural para garantir essas substâncias ao nosso corpo.
Graças à riqueza de fibras, as berinjelas são um vegetal útil para manter o colesterol sob controle e, acima de tudo, para regular as funções intestinais. A fibra também estimula a produção de sucos gástricos que ajudam na digestão.
Berinjelas são então um alimento de baixa caloria e, se levemente cozidas, também são recomendadas para quem está em dieta. Eles ajudam o fígado a funcionar, estimulando a produção de bile e têm poder antioxidante. Finalmente, a medicina popular considera que eles têm propriedades anti-inflamatórias.
Os benefícios das berinjelas podem ser destacados no caso de: deficiências minerais, retenção de água, dieta de baixa caloria, constipação e colesterol alto, além de inflamação do trato urinário. E, claro, ótimo para promover a digestão.
Fato Importante Sobre O Cozimento
Dada a alta presença de solanina, é bom não comer berinjelas cruas. De fato, com o cozimento, essa substância é amplamente eliminada e o sabor desagradável desse vegetal adquire um sabor completamente diferente.
As berinjelas podem ser cozidas de várias maneiras: grelhadas, fritas, salteadas na panela, ou você pode optar por usá-las para fazer conservas (excelentes berinjelas em óleo) ou cremes ou molhos saborosos para temperar massas e risoto, mas também para espalhar no pão como aperitivo.
Outra maneira saborosa de cozinhar berinjelas é cortá-las ao meio, esvaziá- las e enchê-las com cereais e outros vegetais antes de colocá-las no forno. Berinjelas são freqüentemente encontradas em pratos tradicionais, todo mundo conhece a berinjela à parmegiana, mas também as massas com o padrão que vê esse vegetal estrelando junto com tomates pelados e ricota salgada.
Para cada receita, pode-se solicitar o uso de uma variedade de berinjela específica, mais adequada às características específicas do prato a ser preparado. Muitas receitas incluem uma fase preliminar do cozimento real, que é a salga das berinjelas às quais devem ser lavadas e secas.
Isto é para fazer sair a grande quantidade de água da qual as berinjelas são ricas, torná-las mais macias e reduzir a quantidade de solanina. Obviamente, as berinjelas, dependendo do cozimento a que são submetidas e do tempero usado para deixar os pratos mais saborosos, podem ser mais ou menos saudáveis e facilmente digeríveis.
Quem quiser manter a linha e consumi-la levemente pode optar por cozinhar no forno com uma garoa de óleo, evitando todas as receitas que incluem berinjelas fritas. Quanto aos emparelhamentos com ervas aromáticas, as berinjelas combinam bem com a salsa, mas, para ser mais original e desfrutar de novas combinações, você pode adicionar coentro a elas, com um sabor mais decisivo. Até o manjericão fresco picado combina bem com o sabor das berinjelas.
Lembre-se, portanto, com respeito às berinjelas de: nunca comê-las cruas. prossiga salgando, enxaguando e secando (se a receita exigir), cozinhe-os no forno para obter uma comida mais leve e, como sugestão, combine-os com salsa , coentro ou manjericão.
As berinjelas, por serem parte das solanaceae, podem, em pessoas sensíveis à solanina contida nelas, desencadear certas reações alérgicas: vermelhidão, dermatite, coceira, mas também são difíceis de digerir.
Berinjela: Fruta, Verdura Ou Legume?
Berinjela é uma espécie de erva-moura cultivada por seus frutos comestíveis. Em termos botânicos, a berinjela é uma baga, assim como mirtilos, melancia ou tomate. Na botânica, uma baga é uma fruta na qual toda a parede do ovário se transforma em um pericarpo comestível e relativamente macio.
Culinariamente, é um vegetal ou legume, pois é usado nos pratos principais e não consumido por doçura. Sua origem é considerada como da Índia, onde continua a crescer selvagem. Esta fruta espinhosa, amarga, alaranjada e do tamanho de ervilhas é cultivada em toda a Índia e China há mais de 1500 anos.
Quando as rotas comerciais foram abertas, a berinjela foi introduzida na Europa pelos árabes e transportada para a África pelos persas. Os espanhóis o levaram para o Novo Mundo e, no início de 1800, variedades brancas e roxas podiam ser encontradas nos jardins americanos.
Breve Descrição Da Berinjela E Sua Utilização
A berinjela geralmente é cultivada anualmente e apresenta um caule ereto e espesso, às vezes armado de espinhos. Cresce de 40 a 150 cm de altura, com folhas grandes e grossas, com 10 a 20 cm de comprimento e 5 a 10 cm de largura. As flores violeta pendentes são caracteristicamente solitárias e têm aproximadamente 5 cm de diâmetro.
A fruta botânica é uma baga grande em forma de ovo, com uma superfície brilhante que varia de cor de roxo escuro a vermelho, rosa, amarelado ou branco e às vezes é listrada; a cor e a forma da variedade branca são a fonte do nome comum. Existem 25 calorias em 100 gramas de berinjela. É composto por 92% de água, 6% de carboidratos, 1% de proteína e gordura desprezível.
A berinjela é uma fonte muito boa de fibra alimentar, vitamina B1 e cobre. É uma boa fonte de manganês, vitamina B6, niacina, potássio, folato e vitamina K. A berinjela também contém fitonutrientes, como nasunina e ácido clorogênico. Os benefícios para a saúde do aspargo incluem a capacidade de ajudar a construir ossos fortes e prevenir a osteoporose, reduzir os sintomas da anemia e aumentar a cognição.
Melhora a saúde cardiovascular e protege o sistema digestivo. A berinjela também é boa para perda de peso, controle do diabetes, redução do estresse, proteção dos bebês contra defeitos congênitos e até prevenção do câncer.