Vinda da Índia e consumida há mais de quatro mil anos, berinjela é conhecida em vários lugares do mundo devido à fácil adaptação em ambientes quentes e úmidos, fácil preparação, e por fazer muito bem para saúde.
Existem diversos tipos de berinjela, no Brasil a mais conhecida é a berinjela roxa com formato cilíndrico, porém uma semelhança une todos os tipos, sua polpa é esbranquiçada. Muito confundida com legumes, a berinjela na realidade é um fruto, vindo de uma árvore pouco conhecida.
Na dieta é forte aliada para quem quer emagrecer, sendo seu suco e chá muito utilizado para esse fim. A berinjela é uma fonte muito grande de ferro e pode ser consumida assada, cozida, e até mesmo frita, a única exceção é crua, pois contém um ingrediente que faz mal para nosso sistema digestivo, e esse ingrediente só é retirado com o excesso do calor. A berinjela também é rica em vitaminas como A, B, C, de proteínas, além de ter uma enorme quantidade de sais minerais tais como cálcio, potássio e ferro.
Benefícios da Berinjela
A berinjela é rica em antioxidantes: a berinjela tem uma boa quantidade de antioxidantes por conter ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides que combatem o envelhecimento celular e protegem a oxidação das gorduras que são encontradas dentro das células.
Berinjela traz benefícios cardiovasculares: uma grande vantagem da berinjela é que ela traz muitos benefícios para o coração. Pela presença de fibras solúveis e antioxidantes, existe um controle do colesterol e por conta disso uma melhora do fluxo de sangue, que previne o stress dentro do organismo.
Berinjela emagrece: uma única xícara de berinjela tem cerca de 8% de fibra dietética, por conta disso é uma excelente fonte de fibras, o que auxilia na perda de peso e redução do colesterol ruim. Além disso, possui poucas calorias, sendo um grande auxiliar para quem tem dietas com poucas calorias e carboidratos.
Berinjela possui muitas vitaminas do complexo B: a berinjela é rica em vitaminas B1, B2 e B6 que são importantes para o funcionamento saudável do sistema nervoso central, pois assim se produz energia, ajuda no equilíbrio hormonal e na função hepática.
Berinjela é rica em cálcio, magnésio e potássio: esses minerais são muito importantes para o funcionamento do organismo pois ajuda na construção e manutenção dos ossos, além de melhorar a contração muscular.
Berinjela ajuda a manter a pele saudável e bonita: a presença de vitamina C é um dos responsáveis que auxiliam a manutenção da pele saudável, macia e hidratada, sendo também antioxidante. Existem outros antioxidantes presentes na berinjela, como a antocianina que também ajuda a combater o excesso dos radicais livres no corpo humano, que pode causar envelhecimento precoce e rugas na pele.
Berinjela auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer: a casca da berinjela tem um poderoso antioxidante conhecido por Nasunin que auxilia o organismo, estimulando a formação de novos vasos sanguíneos e também a melhora do suprimento sanguíneo, e por conta disso auxilia na prevenção de diversos tipos de cânceres.
Berinjela Serve para Tratar Quais Doenças?
Devido a todos os benefícios citados acima, a berinjela serve para tratar muitas doenças, veja a lista de algumas citadas abaixo:
Osteoporose: a berinjela é rica em minerais como ferro, cálcio, zinco e potássio. O potássio e o cálcio previnem as cãibras musculares, melhorando a atuação nas atividades físicas regulares além de fortalecer ossos e dentes.Prisão de Ventre: a berinjela possui muitas fibras alimentares, que dão a sensação de saciedade e fazem com que o intestino funcione de maneira correta.
Colesterol: por ser rica em fibras alimentares, a berinjela também é uma aliada na diminuição dos níveis de colesterol no sangue além de deixar o coração mais saudável. Lembrando que a berinjela também não contém gorduras saturadas que são prejudiciais ao músculo cardíaco e ao funcionamento do coração.
Diabetes: com pouca quantidade de carboidratos e fonte de fibras alimentares, a berinjela se é uma poderosa aliada para controle dos níveis de glicose no sangue, prevenindo e ajudando no tratamento de pessoas com diabete.
Câncer: na composição da berinjela encontramos a enzima tripsina, a tripsina é capaz de combater as células cancerígenas encontradas no organismo. Além dessa vantagem, a berinjela contém antioxidantes que diminuem os riscos dos radicais livres.
Alzheimer: como vimos acima, a berinjela é rica em antioxidantes do complexo B, e essas vitaminas ajudam a melhorar a capacidade de concentração e de memória do cérebro, prevenindo doenças que afetam essas áreas com o passar dos anos.
Doenças Autoimune: a berinjela também é rica em vitamina C, vitamina responsável por tornar o corpo humano mais saudável, livre de gripes, resfriados e alergias causadas principalmente pela mudança de temperatura.
Depressão e Ansiedade: como vimos acima, as vitaminas na família B atuam no nosso cérebro e em especial a vitamina B6 que também é encontrada na berinjela, ajuda a melhorar o humor, prevenindo a depressão e auxiliando no tratamento de doenças psicossomáticas, como ansiedade.
Obesidade: por ajudar na eliminação de gorduras encontradas no colesterol ruim, ajudar na sensação de saciedade por conter bastante fibras, a berinjela ajuda no combate a obesidade, sendo uma importante aliada para quem quer perder peso e ter uma alimentação saudável.
Suco de Berinjela
Esse suco virou febre nos anos dois mil e muitas pessoas inseriram em seu cardápio devido ao desejo de perder peso de maneira saudável. O suco de berinjela é muito fácil de ser preparado e pode ser armazenado em frasqueiras e com isso levado ao trabalho, academia, ajudando a inserir os benefícios da berinjela ao longo do dia.
Seu modo de preparo é muito simples, você só vai precisar de uma berinjela descascada e cortada em cubos, e um litro de água. Coloque a berinjela preparada sem cozinhar dentro da água de um dia para o outro (mínimo de oito horas), e no tome no outro dia cedo depois de coar e também entre as refeições.
Algumas receitas falam para bater no liquidificador a berinjela após ter ficado de molho na água, porém alguns especialistas não indicam esse método, devido alguns ácidos encontrados na berinjela que podem fazer mal ao sistema digestivo das pessoas.