Abacate é uma fruta erroneamente considerada ‘gorda’, rica em antioxidantes e vitaminas, e é uma bênção para a nossa saúde. Vamos descobrir as propriedades, os benefícios, algumas contra-indicações e/ou malefícios e algumas receitas.
Abacate: uma fruta originária do México e da América Central considerada a fruta mais “gorda” conhecida. Tem uma forma semelhante a da pêra e pode atingir até 20 cm de tamanho. O abacate tem uma semente central grande, com 3 a 5 cm de diâmetro e sua polpa é verde amarelada ou amarelo pálido.
De fato, o perfil nutricional do abacate é único em seu tipo e o torna um alimento incrivelmente valioso para a nossa dieta: 100 gramas dessa fruta trazem 160 calorias que fornecem boas gorduras fibrosas, vitaminas B, vitamina C, vitamina E, vitamina K e potássio, substâncias úteis para reduzir o risco cardiovascular e aumentar a sensação de saciedade.
O abacate é rico em gorduras vegetais, mas acima de tudo monoinsaturado: esse tipo de gordura é essencial para manter o coração saudável. No caso de hipercolesterolemia, excesso de peso, mas também para seguir uma dieta mais saudável, o consumo de abacate permite introduzir quantidades ótimas de ácido oleico, o mesmo ácido presente no azeite.
A polpa de abacate também contém outros benefícios nutritivos para a nossa saúde:
Vitamina B9: a fruta é rica em ácido fólico , importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e, em geral, para a saúde da mulher (principalmente na gravidez).
Vitamina K¹: útil para ossos frágeis, osteoporose e coagulação do sangue.
Potássio: essencial para a pressão sanguínea e o nível celular para a troca hidro-salina. Geralmente, se você pensa em uma fruta ligada ao potássio, o primeiro nome que vem à mente é banana, mas saiba que o potássio presente em 100 gramas de abacate é claramente superior à quantidade de potássio presente em 100 gramas de banana.
Vitamina E: é um poderoso antioxidante que permite ao organismo se proteger da ação dos radicais livres e, consequentemente, do envelhecimento.
Vitamina C: possui um grande poder antioxidante, útil para melhorar o sistema imunológico e prevenir tumores, principalmente no estômago, graças à inibição da síntese de substâncias cancerígenas. Também é útil para neutralizar os radicais livres.
Carotenoides: luteína e zeaxantina estão presentes no abacate, que são bons para os olhos e combatem o estresse oxidativo.
Os efeitos do abacate na nossa saúde
- Saúde cardíaca: Consumido regularmente, o abacate aumenta o colesterol bom (HDL) e reduz o colesterol ruim (LDL).
- Senso de saciedade: Segundo inúmeros estudos, comer metade de um abacate com as refeições promove um aumento na saciedade, contribuindo para uma diminuição no peso.
- Saúde da mulher: A presença de folato no abacate contribui para o desenvolvimento de novas células teciduais. Essas substâncias são essenciais durante a gravidez e a amamentação e também durante os primeiros anos de vida.
- Articulações: Alguns compostos presentes no abacate têm uma forte ação anti-inflamatória útil, portanto, para prevenir doenças inflamatórias das articulações: polifenóis, flavonoides, fitosteróis, carotenoides, zinco, selênio, vitamina E, vitamina C e ácidos graxos ômega-3.
- Aumento do desejo sexual: O termo abacate no asteca é traduzido como “árvore testicular” porque é considerado capaz de aumentar a libido e a fertilidade.
- Vista: O abacate contém em grandes quantidades de luteína e zeaxantina, antioxidantes designados para proteger os olhos de cataratas, degeneração macular e estresse oxidativo.
Malefícios do abacate
Apesar de ser indicado em muitas situações, como todas as outras coisas, o abacate também tem contra-indicações a considerar ao tomá-lo, especialmente em grandes quantidades, como:
1. Durante a gravidez e a amamentação, tomar abacate pode reduzir a produção de leite e inflamar as glândulas mamárias;
2. Alguns tipos de abacate, como o mexicano, podem causar danos permanentes no fígado devido à presença de estragol e anetol;
3. O abacate pode aumentar a presença de anticorpos que podem gerar reações alérgicas, por exemplo, em pessoas suscetíveis ou já alérgicas, bem como pessoas intolerantes ao látex;
4. Tomar muito abacate pode levar a uma má absorção do bom colesterol presente no corpo;
5. Tomado em grandes quantidades, o abacate pode interferir com os medicamentos e especialmente com anti-inflamatórios;
6. Tomado em quantidades exageradas, o abacate pode causar irritação gastrointestinal.
Observação: Ainda não foi confirmado se o abacate pode ou não ser considerado um alimento que ajuda a perder peso; a presença de fibra e água sugere que ele pode ajudar você a perder peso, garantindo saciedade em pouco tempo, mas sendo uma fruta altamente calórica, pode causar o efeito oposto.
Semente de abacate faz bem a saúde?
A semente de abacate pode ser consumida e contém 70% dos antioxidantes da fruta inteira, além de curar muitas doenças. Para comê-lo, é necessário remover o filme que o cobre, depois deve ser ralado diretamente no prato (saladas, sopas, ensopados) ou triturado; nesse caso, o conselho é inseri-lo em um saco plástico e depois usar um martelo. Os fragmentos obtidos podem ser adicionados à sua louça, incluindo centrífugas e batidos.
Receitas com abacate
Existem muitas receitas que incluem abacate como ingrediente. O mais conhecido talvez seja o guacamole, ou um molho mexicano à base de abacate que inclui a adição de limão e pimenta, para ser consumido com tortilla de milho ou croutons. Existem várias variações desta receita básica que, entre outras, envolvem o uso de tomate, pimenta, alho ou cebola.
O abacate também pode ser utilizado para preparar sushi, sanduíches, batidos, molhos para massas, saladas, para melhorar o sabor do salmão e camarão e manteiga, como um substituto.
Cinco curiosidades sobre abacate
Primeira: A palavra abacate deriva da palavra espanhola aguacate, que por sua vez deriva da palavra nahuatl “ahuacati” Nahuatl;
Segunda: O abacate é uma fruta climatérica, ou seja, amadurece melhor após ser destacada da planta;
Terceira: Abacate requer amor para crescer. Em outras palavras, ele precisa da proximidade com outro abacateiro e outros abacates para se desenvolver e é por isso que no simbolismo asteca representa amor e fertilidade;
Quarto: O abacate está maduro no ponto certo quando é de cor escura e bastante pesado comparado ao seu tamanho;
Quinto: Para amadurecer um abacate mais rápido, basta colocá-lo em um saco de papel. Melhor ainda, se você colocá-lo ao lado de uma banana ou maçã, mantendo tudo à temperatura ambiente.