O araçá é um fruto derivado do araçazeiro. Seu sabor lembra em termos o sabor de uma goiaba, embora ele seja mais ácido e com perfume mais acentuado. Araçás e goiabas em estado silvestre são ainda mais semelhantes, o que pode ser justificado pelo fato de que ambas as frutas pertencerem à família taxonômica Myrtaceae.
A fruta teria vindo da África, mais precisamente da Angola. Aqui no Brasil, encontrou excelente adaptabilidade na região Sudeste. Apesar de que é possível encontrar o araçá em muitos ecossistemas brasileiros, a exemplo do Pantanal, Amazônia, Mata Atlântica, Pampas Gaúchos e Cerrado.
Existem vários tipos de araçá, tais como o araçá-do-campo, araçá-do-mato, araçá-vermelho, araçá-pera, araçá-rosa, araçá-de-cora e araçá-piranga. No entanto, essas são apenas algumas espécies, uma vez que o vegetal possui até 150 espécies diferentes, dependendo do local onde cresce. No entanto, o araçá é uma fruta muito frágil que se torna perecível com facilidade, logo deve ser consumida imediatamente após a colheita ou após a compra.
Uma das vantagens comerciais do araçá é a sua baixa suscetibilidade à maioria das pragas e doenças. A exceção fica a cargo apenas na mosca da fruta.
O araçá é bastante apreciado para consumo in natura, ou preparo de doces e refrescos. Além do grande sabor, ele faz sucesso em decorrência de suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas.
Neste artigo, você conhecerá algumas importantes características da fruta, especialmente no quesito nutricional, ou seja, quais os benefícios e malefícios para a saúde humana.
Então venha conosco e boa leitura.
Araçá Características Físicas
A maioria das espécies possui porte arbóreo, com altura compreendida entre 3 a 6 metros. A copa costuma ser rala e irregular.
Em relação ao tronco, ele é liso e descamante; já as folhas são coriáceas e glabras, com dimensões estimadas em 5 a 10 centímetros de comprimento, e 3 a 6 centímetros de largura.
As flores são de disposição axilar, presentes em pedúnculos unifloros com comprimento compreendido entre 5 a 10 milímetros.
Os frutos são considerados bagas. O formato é globoso, ao passo que o tamanho varia bastante de uma espécie a outra. Outra variação também é encontrada na cor da polpa, a qual pode ser branca, amarela, esverdeada ou avermelhada. Em relação à textura da polpa, esta é mucilaginatinosa e suculenta; possui forte aroma e sabor adocicado. Na polpa estão dispostas muitas sementes riniformes, ou seja, com formato semelhante a rins.
Informação Nutricional (100 Gramas De Polpa De Araçá)
Em relação à maioria das espécies da fruta, 100 gramas de polpa contém aproximadamente 62 Kcal; uma quantidade considerável de proteínas (equivalendo a 1,5 gramas); bastante fibra, visto que esta apresenta concentração estimada em 5,2 gramas; 14, 30 gramas de carboidratos e 0,60 gramas de lipídios.
No quesito concentração de sais minerais, é possível encontrar nestas mesmas proporções de 100 gramas de polpa: 48 miligramas de Cálcio; 33 miligramas de Fósforo; e 6,30 miligramas de Ferro.
Entre as vitaminas, há 48 mcg de Retinol; 0,06 miligramas de vitamina B1; 0,04 miligramas de vitamina B2; 1,30 miligramas de Niacina; e 326 miligramas de vitamina C (considerada a vitamina mais abundante do araçá).
Benefícios da Fruta Araçá: Propriedades Medicinais
A espécie araçá do campo produz folhas e brotos com propriedades adstringentes, assim como raízes e cascas que podem ser empregadas em decocções para diarreia.
O araçá de coroa produz cascas com propriedade de estancar diversas hemorragias.
Contra as hemorragias, outra opção seria utilizar as cascas e folhas do araçá miúdo, assim como do araçá pêra. Essas estruturas também auxiliam no tratamento alternativo aos quadros de diarreia.
Das folhas do araçá, é extraído um óleo com grande empregabilidade na medicina tradicional, o mesmo possui propriedades antibióticas e antidiarreicas.
A ação anti-inflamatória é especialmente útil na prevenção e tratamento de infecções da garganta, boa e intestino. A concentração de Cálcio presente no araçá confere ao mesmo grande potencial na prevenção e tratamento da osteoporose.
Outros benefícios da fruta incluem propriedades antissépticas, depurativas, digestivas, refrescantes, controladoras da pressão arterial, vermífugas, sedativas, diuréticas, anti-herpéticas e até mesmo anticancerígenas.
Malefícios da Fruta Araçá
A principal recomendação de cautela no consumo da fruta está relacionada aos indivíduos que possuem alergias a salicicatos (aspirinas), os quais devem consumir a fruta com extrema moderação de modo a evitar algum sintoma de intolerância alimentar.
Araçá Vermelho: A Espécie Mais Cultiva no Brasil
O araçá vermelho (cujo nome científico é Psidium littorale ou Psidium cattleyanum) é um arbusto com caule tortuoso que pode atingir até mesmo 5 metros de altura. A polpa do fruto frequentemente é branca ou vermelha.
Bônus 1: Receita de Mousse de Araçá Boi
A aplicação culinária da fruta é fantástica, para os apaixonados por uma boa sobremesa, não faz mal fugir da dieta algumas vezes para testar a receita abaixo.
Os ingredientes incluem 4 polpas de araçá boi, 1 lata de leite condensado e 1 lata de creme de leite com soro, apenas isso, dessa forma, a receita ganha ainda mais pontos pela sua praticidade.
O modo de preparo inclui lavar os araçás-boi, cortá-los ao meio e retirar a polpa (assim como as sementes). O próximo passo é bater essas polpas no liquidificador juntamente com o leite condesado e o creme de leite com o soro. Recomenda-se liquidificar os ingredientes, até que seja obtida uma boa consistência. Após liquidificar, a mistura deve colocada em um refratário (com tampa, para não ressecar) e levado à geladeira. Deve ser servido gelado.
Bônus 2: Receita de Doce de Araçá
Assim como a primeira receita, esta também é bastante calórica, no entanto, muito prática de preparar.
Os ingredientes incluem 1 quilo de araçá, 1 quilo de açúcar cristal e 1 litro de água.
O preparo incluir lavar os araçás e levá-los ao fogo (com casca e tudo), cobertos de água. Após a fervura da água, retirá-los, dessa forma eles ficarão mais macios para serem partidos ao meio, assim como para serem retiradas as sementes. O próximo passo incluir levar a água e o açúcar ao fogo, após a fervura, adicionar a polpa do araçá, mexer e só retirar quando a calda der o ponto de fio. Espere esfriar e se delicie.
*
Agora que você já conhece bastante sobre a fruta araçá, o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.
Até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
Estado de Minas. Doce de Araçá. Disponível em: <https://www.uai.com.br/app/noticia/saboresdeminas/receitas/2009/07/13/receita-saboresdeminas,4501/doce-de-araca.shtml>;
Portal São Francisco. Araçá. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/araca>;
Tua Saúde. Para que serve o araçá. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/araca/>.